L’Oréal: cinco marcas representaram 60% das vendas em 2016
L’Oréal Paris, Garnier, Gemey Maybelline, L’Oréal Professionnel e Lancôme são os cinco pesos pesados do portfólio de marcas da L’Oréal. Segundo a revista Challenges e um estudo do banco de investimento Morgan Stanley, essas cinco marcas juntas representaram 60% do volume de negócios, ou 25,84 bilhões de euros do gigante grupo de beleza global em 2016.
A L’Oréal Paris teve 23% das vendas da L’Oréal em 2016, em segundo lugar, presente principalmente no segmento capilar, a Garnier representou 11% das vendas, seguida por Gemey-Maybelline-Jade, L’Oréal Professionnel e Lancôme, que representaram 9% do volume de negócios, respectivamente.
“A L’Oréal Luxe teve um excelente crescimento de dois dígitos, superando seu mercado”, disse Jean-Paul Agon, CEO da L’Oréal, após a publicação dos resultados semestrais do grupo. As marcas de luxo estão indo bem e, em 2016, seguindo o top 5, estão: Yves Saint Laurent Beauty e Giorgio Armani, que representaram, respectivamente, 4% das vendas da L’Oréal. Em quinze anos, a Giorgio Armani aumentou o seu volume de negócios de 480 para 980 milhões de euros.
Outra marca da divisão de luxo que teve bom desempenho, a americana Kiehl’s, comprada pelo grupo em 2000, aumentou suas vendas de 60 para 960 milhões de euros, impulsionada, principalmente, pela abertura de lojas da marca. Ainda no segmento de luxo, as vendas da marca japonesa Shu Uemura aumentaram de 170 para 270 milhões de euros. Além disso, as marcas de cosméticos ativos também foram bem no período.
No entanto, o peso das 5 principais marcas diminuiu nos últimos anos, passando de 75% em 2001 para 60% no último ano fiscal, detalhou a revista. A Lancôme, segunda marca da L’Oréal em 200, é agora a quinta, um fenômeno que certamente destaca a necessidade de diversificar a oferta. Em 2016, a L’Oréal agregou a marca francesa de perfumes, Atelier Cologne, e a marca americana de cuidados e maquiagem, TI Cosmetics.
Fonte: Fashion Network