Acquaflora Cosméticos se prepara para evoluir o negócio com sistema de gestão da Sankhya
Novo ERP faz parte de uma série de investimentos que a empresa tem feito para crescer ainda mais
Com o objetivo de dobrar o faturamento, sendo cada vez mais reconhecida no mercado pela qualidade de seus produtos, a Acquaflora Cosméticos – que atua nos segmentos de tratamento capilar, hidratação corporal e transformação química há mais de 10 anos – está se reestruturando internamente, e uma das principais iniciativas foi a troca do sistema de gestão.
Smailler César Guarniéri Marcomin, encarregado de logística da Acquaflora, afirma que o ERP anterior não estava conseguindo oferecer recursos que acompanhassem a evolução do negócio. “As possibilidades de customização eram poucas, além disso, sempre tinham problemas que demoravam muito para serem resolvidos, ou seja, o sistema estava impedindo o nosso crescimento”.
Ao perceber essa barreira, Marcomin, juntamente com a diretoria da Acquflora, decidiu apostar no sistema da Sankhya, desenvolvedora de sistema de gestão empresarial. “A Sankhya foi a que melhor se encaixou ao nosso perfil, oferecendo uma solução totalmente atualizada e web mobile, com uma interface mais familiar e intuitiva para os usuários”.
Ele destaca outro diferencial, a Universidade Corporativa. “Antes de implantar o projeto, realizamos diversas simulações de como o sistema funcionaria em nossa estrutura. Realmente, a Universidade Sankhya abriu nossa mente para compreendermos todos os benefícios e características da solução, e, assim poder utilizá-la em sua plenitude a favor do desenvolvimento do nosso negócio”.
Menos de um ano utilizando o novo ERP, a Acquaflora conseguiu otimizar diversos processos, entre eles, o faturamento de notas fiscais. “O sistema anterior faturava apenas uma nota por vez, e demorávamos a manhã toda para emitir cerca de 50 notas. Já com a Sankhya, podemos faturar diversas notas por vez em apenas meia hora. Isso nos permitiu ampliar nossa capacidade de emissão das mais de 1300 notas que emitimos mensamente, e ainda remanejar alguns funcionários que estavam dedicados a isso, para outros departamentos”, conta Marcomin.
O processo de etiquetagem dos produtos também evoluiu com a Sankhya. “Cada produto que produzimos pode utilizar cerca de 20 tipos diferentes de matéria-prima, e, cada um deles precisa ter uma etiqueta com informações sobre o nome e a quantidade da matéria prima que foi utilizada. Essa etiquetagem era feita manualmente e consumia entre 5 a 10 minutos por unidade. Agora, as matérias-primas estão cadastradas no sistema, que imprime automaticamente e em segundos as etiquetas com os dados necessários”.
Recursos Humanos
Já a área de Recursos Humanos, que antes atuava com diversas planilhas separadas para cada processo passou a ser totalmente automatizada pelo sistema Sankhya. “Dá para puxar um relatório unificado e confiável de todos os dados que precisamos ter em mãos, como controle de faltas, férias, atestado, desconto de salário, etc”, comenta o encarregado.
De acordo com Rodrigo Garcia Mansur, sócio diretor da Acquaflora, o investimento no ERP é apenas uma das iniciativas da empresa para o crescimento estimado. “Vamos lançar em breve uma loja virtual e importar mais maquinário para produzir mais. A meta é nos tornar referência no mercado brasileiro de cosméticos, e, com certeza, a Sankhya será uma aliada importante nessa jornada”. Hoje, a companhia, com sede em Jardinópolis, interior paulista, possui mais de 700 pessoas na equipe, vende cerca de 500 mil itens por mês e fatura cerca de R$ 110 milhões ao ano.
Fonte: IT Forum 365