Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosUm novo éster multifuncional para formulações de maquiagem: DUB SSIC

Um novo éster multifuncional para formulações de maquiagem: DUB SSIC

  • Written by:

A denominada “base” de maquiagem é utilizada para melhorar a cor e a aparência da pele. Para isso, ela contém uma quantidade relativamente elevada de pigmentos coloridos que contribuem para a criação de um tom uniforme da pele, e até mesmo utilizam pigmentos brancos para melhorar a cobertura e esconder as imperfeições. O ponto-chave do processo de formulação é a escolha de um bom agente umectante e dispersante de tais pigmentos. Para ajudar os formuladores a enfrentarem este desafio, a Stéarinerie Dubois avaliou essas duas características (capacidade de umectar e capacidade de dispersar) do tradicional Óleo de Rícino e do DUB SSIC (INCI: Isocetyl stearoyl stearate).

Processo de umectância do pigmento

  A fabricação de produtos cosméticos coloridos, as maquiagens principalmente, geralmente começa com a preparação de uma pré-mistura (dispersão) de pigmentos em um veículo apropriado. Este veículo é escolhido pela sua capacidade de umectar e dispersar os pigmentos. As propriedades de fluidez da dispersão dos pigmentos também são consideradas, pois quanto mais fluido, mais fácil será a moagem, e a incorporação na formulação final também será facilitada. A preparação da pré-mistura é realizada em duas etapas:

  1.UMECTÂNCIA – Umectância: corresponde à substituição do ar aprisionado na superfície das partículas do pigmento, e também dos aglomerados destes, por um agente dispersante, de modo que os sólidos fiquem completamente rodeados pelo líquido.

2. DISPERSÃO – A fim de reduzir o tamanho das partículas sólidas e também dos aglomerados, uma tensão mecânica é aplicada utilizando-se um moinho de três rolos ou um misturador de alta velocidade / cisalhamento.

A dispersão é facilitada se o agente umectante escolhido na primeira etapa for realmente eficaz.

Material & Métodos

• Pigmentos e ésteres utilizados
Neste estudo, foram considerados os cinco pigmentos inorgânicos mais utilizados em formulação de bases: óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo, dióxido de titânio, óxido de ferro preto e azul ultramarino.

As dispersões de pigmentos foram preparadas usando 25 ésteres – linha DUB da Stéarinerie Dubois. O desempenho dos ésteres foi comparado com o óleo de rícino, dispersante padrão mais utilizado.

Determinação da carga máxima de pigmento (MPL)

  Para comparar a capacidade umectante dos dispersantes, a Stéarinerie Dubois mediu a quantidade máxima de pigmento que pode ser incorporada em cada veículo.

Para realizar esse experimento, foram pesados em béquer, separadamente, 50g dos agentes dispersantes, e os pigmentos foram sendo adicionados gradativamente sobre eles, e o uso de uma espátula ajudou essa dispersão. A incorporação foi interrompida quando a pasta se tornou suficientemente viscosa para deixar de escoar da espátula. O MPL foi calculado conforme a equação a seguir:

Quanto maior for o valor do MPL, melhor será a propriedade “molhante” do dispersante.

• Preparação e caracterização das dispersões com a carga fixa de pigmentos

– Preparação das dispersões
Para comparar as propriedades das dispersões dos pigmentos trabalhou-se com dispersões contendo a mesma quantidade de um determinado pigmento. Um moinho de três rolos foi usado para moer a dispersão (2 passagens). Leituras no medidor de Hegman foram feitas para garantir que os aglomerados de pigmentos fossem suficientemente quebrados.

Caracterização

As dispersões obtidas foram caracterizadas por meio de observação visual e por métodos instrumentais:

Estabilidade – A estabilidade foi avaliada por observação visual depois de 7 dias à temperatura ambiente. Foi dada especial atenção à sedimentação de pigmentos e separação do éster.

Viscosidade – A viscosidade foi mensurada a 25°C, utilizando um reómetro (AR 2000 Advanced Rheometer, TA instruments).

Resultados e discussões

Este estudo com os 25 ésteres destacou o desempenho do DUB SSIC (INCI: Isocetyl stearoyl stearate) como o melhor dispersante de pigmentos. De fato, este éster oferece melhores propriedades umectantes do que a referência, o óleo de rícino, para todos os pigmentos testados, conforme a figura 1. O DUB SSIC tem uma alta performance como dispersante. Essa é uma propriedade muito interessante e importante para a formulação de produtos cosméticos que contenham numerosos pigmentos inorgânicos, como por exemplo, as bases e outras maquiagens.

A viscosidade é outra maneira de avaliar a capacidade umectante de um veículo: quanto menor for à viscosidade da suspensão, melhor será a propriedade da dispersão. Os resultados apresentados na figura 2 confirmam que o DUB SSIC é um agente umectante melhor do que o óleo de rícino.

Estes resultados também mostram que o DUB SSIC permite preparações de dispersões com viscosidades muito mais baixas em comparação com as obtidas com o óleo de rícino. As propriedades de fluidez que as dispersões com o DUB SSIC permitem, facilitam a incorporação da dispersão de pigmentos nas formulações cosméticas.

 Aplicação em bases e outras maquiagens

Formulações de Bases mais modernas fornecem benefícios adicionais de cuidados da pele, tais como anti-envelhecimento, hidratação, sensação de pele agradável, efeito de longa duração e proteção solar. Para atender à essa nova tendência, o DUB SSIC oferece soluções multifuncionais.

O efeito macio (cushion effect) do DUB SSIC promove uma sensação agradável durante a aplicação do produto, além de permitir uma longa duração e também boa cobertura.

Sua excelente lubricidade e espalhabilidade melhora o tempo de aplicação do produto e ajuda a garantir uma aplicação perfeitamente uniforme. A alta carga de pigmentos alcançada, graças às propriedades superiores de dispersão do DUB SSIC, cria uma agradável textura “em pó” e maximiza a cobertura do pigmento na pele.

O DUB SSIC é de origem vegetal e Ecocert, e pode ser usado para formular produtos cosméticos orgânicos.

 Conclusão

Este estudo revelou o elevado potencial que o DUB SSIC tem de umectar e dispersar os pigmentos, e paralelamente mostrou também a sua superioridade em relação ao óleo de rícino, o produto de referência de mercado.

Carga máxima de pigmentos

Figura 1.: Comparação da carga máxima de pigmentos utilizando o DUB SSIC e o Óleo de rícino.

Viscosidade

Figura 2.: Viscosidade das dispersões preparadas com pigmento de carga fixa.


O DUB SSIC é um éster multifuncional por atender aos benefícios adicionais requeridos atualmente pelos usuários de maquiagem. Além do que, o DUB SSIC é ideal também para a formulação de produtos que tem como foco o cuidado da pele, como as emulsões hidratantes faciais e corporais, cremes diurnos e noturnos anti-envelhecimento. Ele ajuda a preparar emulsões fluidas com uma sensação rica e de longa duração.


Focus Química – Mrs. Nathalie LOUBAT-BOULEUC, chefe da divisão de cosméticos da Stéarinerie Dubois & Ms. Marine DOUGUET, pesquisadora da URCOM, Universidade Le Havre, França.
Tradução e Adaptação: Gabriela Schmidt – Coordenadora de Marketing Técnico da Focus Tecnologia Comercial Química Ltda.

Fonte: Revista H&C

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company