Hábitos de compras nas farmácias online
Higiene, cosméticos e perfumaria respondem por 36% das compras
Diferentemente da dinâmica da maioria das plataformas digitais, os consumidores brasileiros dispostos a adquirir pela internet medicamentos sem a necessidade de prescrição médica, produtos de higiene pessoal, itens de beleza e perfumaria não são os mais jovens. Pesquisa realizada pelo Farmácias APP, com base nas compras realizadas finalizadas na plataforma no 1º trimestre de 2018, constata que a maior prevalência está entre os usuários mais “maduros”, uma vez que as pessoas entre 35 e 44 anos são responsáveis por 62% das transações. Na sequência, aparece a faixa etária de 25 a 34 anos, com 21% das compras.
De acordo com Robson Michel Parzianello, CTO do Farmácias APP, o panorama constatado no levantamento mostra que o perfil dos compradores são aqueles que já adquirem diversos produtos e serviços pela web com uma certa frequência. “Como os mais jovens ainda não possuem tantas preocupações com o assunto, é natural que as pessoas mais velhas sejam os usuários com maior recorrência de compra”, argumenta.
O executivo informa também que as maiores exigências do público consumidor no canal envolvem a agilidade e economia. “Geralmente os produtos comprados pelos usuários possuem percentuais atrativos de descontos, acima de 30%, e com prazo de entrega em poucos dias”, complementa. Com 64% de participação, os medicamentos lideram a comercialização na plataforma, seguidos por produtos de higiene (20%) e itens de perfumaria/cosméticos (16%).
Outra curiosidade apontada pelo levantamento é o fato dos homens gastarem mais do que as mulheres. No 1º trimestre, o Farmácias APP apurou que o ticket médio mensal deles foi de R$ 182, número 46% superior em relação às mulheres (R$ 124). Vale destacar que a diferença percentual de gênero é mínima, com os homens representando 51% dos usuários ativos e as mulheres 49%.
Em virtude da possibilidade de parcelamento, o cartão de crédito lidera a preferência dos consumidores no ato da compra, com 62% das transações. No entanto, os descontos disponibilizados pelas marcas anunciantes fazem com que boleto bancário registre crescimento mensal contínuo, representando hoje 38% das vendas.
Fonte: Ecommerce News