Europa continua a ser o principal mercado de cosméticos do mundo
Em 2017, o mercado europeu de cosméticos e higiene pessoal registrou 77,6 bilhões de euros, um ligeiro progresso diante dos 77 bilhões de euros registrados um ano antes, indica a federação europeia de indústrias cosméticas Cosmetics Europe.
O Velho Continente continua a ser o maior mercado mundial de cosméticos, se somarmos todos os seus países, à frente dos Estados Unidos e os seus 67,2 bilhões de euros e da China e os seus 43,4 mil bilhões de euros. A Alemanha, a França e o Reino Unido são os países líderes do continente, com um peso no mercado estimado em 13,6, 11,3 e 11,1 bilhões de euros.
Com um valor de 20,07 bilhões de euros, o cuidado pessoal está na primeira posição do mercado europeu de cosméticos, seguido de perto pelos produtos de higiene, que totalizam 19,64 bilhões de euros. Seguem-se os produtos capilares, que em 2017 pesaram 14,84 bilhões, e os perfumes, que alcançaram os 11,93 bilhões de euros. Por fim, a maquiagem fecha a lista, com 11,17 bilhões de euros.
De acordo com a Cosmetics Europe, que recentemente reelegeu Loïc Armand, vice-presidente da L’Oréal está encarregado dos assuntos externos, como presidente da organização, o valor das exportações europeias alcançou os 20,2 bilhões de euros em 2017. Juntas, França e Alemanha são responsáveis pela metade destas exportações.
Quanto ao mercado de trabalho, a indústria europeia de cosméticos gera direta e indiretamente dois milhões de postos de trabalho.
Fonte: Fashion Network