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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosMazzaferro investe mais de R$ 5 milhões em fábrica de mechas de cabelo

Mazzaferro investe mais de R$ 5 milhões em fábrica de mechas de cabelo

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Em apenas três anos, a Color Charts conquistou 50% de market share

A Mazzaferro, empresa com 65 anos de atuação no segmento de nylon, não para de crescer e inovar. E, a Mazzaferro Monofilamentos é a que mais se destaca nesse sentido. A unidade tem identificado uma série de oportunidades para ampliar seu escopo de atuação, saindo das commodities para a economia de nicho, oferecendo produtos e serviços com maior valor agregado. Um dos melhores exemplos dessa revisão estratégia é a unidade de negócio Color Charts, fábrica de cartelas de mechas para coloração capilar.

A empresa decidiu mapear esse mercado e visitou 80% dos fabricantes de coloração para cabelos. Ali, identificou que 80% das cartelas eram importadas, com lead time altíssimo e custo elevado, inviabilizando esse produto que é peça fundamental para venda de coloração. Foi então que a empresa decidiu investir alto para ser para ser o mais produtivo e confiável fornecedor de cartelas de cores para tintura de cabelos da América Latina, oferecendo um competente e completo serviço de criação gráfica, que se destaca pela qualidade do produto, pela personalização do atendimento e pela entrega.

A empresa está trabalhando nesse projeto desde 2014, e hoje já detém 50% do market share. Logicamente, o caminho não foi simples. Para entrar em um mercado até então desconhecido, a Mazzaferro precisou investir muito em conhecimento. A empresa manteve sete profissionais das áreas de finanças, comercial, engenharia, manutenção, design, produção e coloração por três meses dias na Itália, na cidade de Magenta. O objetivo era a transferência de tecnologia e know how do parceiro escolhido. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Operamos a fábrica desse parceiro ao mesmo tempo em que construíamos a nossa”, lembra o CFO, Wesley Ortolani.  Entre o intercâmbio de conhecimento e a montagem da fábrica foram investidos mais de R$ 5 milhões. A planta fica dentro da unidade Monofilamentos, em São Paulo, e ocupa 2 dos 16 mil metros quadrados do complexo fabril. Entre o pré-marketing de mercado e a inauguração da fábrica foram apenas nove meses.

A Mazzaferro atua no ramo de nylon há mais de seis décadas e essa expertise permitiu a criação de um fio liso, com toque muito macio, sem torção, semelhante ao dos cabelos humanos, que hoje já conta com mais de 600 opções de cores base. Fazendo as mesclas entre elas, é possível conquistar uma infinidade de tons. “Literalmente, temos um fio condutor como um dos pilares para o sucesso desta unidade, que neste caso foi registrado com o nome de Monofilamentos Swatch, que significa mecha, em inglês”, afirma. Este é um importante, mas não o único diferencial competitivo. Ao contrário de todos os outros concorrentes, que dependem da importação dos fios de outros continentes, os fios Swatch são já produzidos em suas cores base e não necessitam de tingimento após ficarem prontos. “Esse processo de extrusão tinto em massa, como é chamado, possui uma qualidade que é nitidamente superior, mais fiel à cor e com uma reprodução futura controlada”, garante.

Outro valor agregado muito admirado pelos clientes é o fato de a Mazzaferro conduzir o projeto da cartela como um todo, do processo de criação do layout até o produto acabado. “As cartelas são muito importantes para um fabricante de coloração. A marca precisa estar muito bem apresentada nessa ferramenta de venda imprescindível tanto nas mãos dos distribuidores quanto nos pontos de venda, como perfumarias e farmácias. É também uma poderosa fonte de conteúdo técnico para o profissional, pois ela carrega muitas informações de princípios ativos, misturas, altura de cor, entre outras de fundamental importância para o profissional. Para garantir esse nível de competência, nossos profissionais são constantemente treinados na Itália”, explica. O design customizado também faz diferença. É tudo pensado especificamente para cada cliente, com traços minimalistas e modernos, conectando a essência de cada um ao seu produto. É por isso que empresas como Loreal, Wella e Embeleze, figuram entre os mais de 150 clientes de todos os portes, de Norte a Sul do Brasil.

Além das cartelas, a empresa criou diversos outros produtos, como displays de gôndola, balcão ou parede personalizados para cada cliente. “Muitas vezes, quando se trata de um lançamento, os nossos designers fazem o desenho da arte do tubo da tintura, da embalagem e até mesmo das peças da campanha de lançamento”, orgulha-se Ortoloni. Nos últimos meses, a Color Charts lançou a cartela de barba, devido ao grande crescimento desse setor no Brasil e no mundo. Há ainda a cartela com fragrância sensorial tech, onde é possível sentir o perfume da coloração. A linha Smart, com QR Code, conecta os clientes através das redes sociais com os conteúdos educacionais de cada marca. O último lançamento foi o Sliding Chart, uma cartela com sistema deslizante, 100% reciclável, desenvolvido para hipermercados, drogarias e perfumarias.

Atualmente, são fabricadas 35 mil cartelas por mês. Dessas, 38% já são destinadas a países da América Latina, como Argentina, Colombia, Peru, Uruguai, Chile e até para principal mercado de beleza do mundo, os Estados Unidos. O crescimento está acelerado. Em 2017, foi registrado um aumento de 51% no faturamento em relação a 2016. O mesmo se espera em 2018. Em três anos, a meta é triplicar. O payback deste investimento foi de aproximadamente dois dois anos, e em junho deste ano a empresa investiu mais 700 mil reais no aumento da capacidade na produção de mechas e finalização do sistema de tampografico. “Nos destacamos pela qualidade do produto, pelo serviço pré e pós vendas, e no lead time curto. Estamos confiantes no crescimento progressivo dessa unidade de negócio”, finaliza o Ortolani.

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