Avon vende unidade da América do Norte a grupo sul-coreano e atrapalha planos da Natura
Negócio de US$ 125 milhões, a serem pagos em dinheiro, deve ser concluído em setembro deste ano
A Avon fechou acordo com o grupo sul-coreano LG Household & Health Care (LG H&H) para vender sua divisão norte-americana por US$ 125 milhões, a serem pagos em dinheiro. O negócio atrapalha os planos da Natura, que negociava a compra da companhia de cosméticos, incluindo a unidade na América do Norte, de capital fechado e que reúne operações em Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, e o braço sediado em Londres, que opera em outras partes do mundo e tem ações em Bolsa.
O fundo de investimentos Cerberus Capital Management, que desde 2016 detém 80% da unidade norte-americana da Avon deu aval à operação. O negócio também já foi aprovado pelo Conselho de Administração da LG H&H e deve ser concluído até 30 de setembro, se tiver sinal verde dos órgãos reguladores nos Estados Unidos.
No fim de março, a Natura confirmou que negociava a aquisição da rival , após publicação pelo jornal americano Wall Street Journal de que as conversas estavam em curso. Na época, as ações da empresa despencaram 8%.
Nesta quinta, a empresa voltou a confirmar que mantinha negociações com a empresa de cosméticos americana, mas desta vez, essas conversas estariam limitadas à unidade de capital aberto, que não inclui a divisão norte-americana.
Após o anúncio desta quinta, as ações da Natura registravam alta de mais de 9% na Bolsa brasileira. Com a Avon, a Natura se tornaria líder global em vendas diretas .
A LG H&H é a principal empresa de bens de consumo da Coreia do Sul, com fortes posições no mercado em todas as principais categorias, incluindo cosméticos, cuidados pessoais e atendimento domiciliar. A Coreia, por sua vez, é um dos maiores e mais inovadores mercados de beleza do mundo, com mais de US$ 13,1 bilhões em vendas em 2018.
No início deste ano, a Avon já havia vendido sua fábrica em Guangzhou, na China, para o conglomerado sul-coreano por US$ 44 milhões. Atualmente, a LG H&H distribui algumas de suas marcas nos EUA, incluindo ‘Belif’ e ‘The history of Whoo’.
A incorporação da marca icônica da Avon, de seus produtos premiados, além da base de funcionários e de uma rede de 250 mil revendedores em toda a América do Norte, fortalecerá os planos de crescimento internacional da LG.
Sob o comando a empresa sul-coreana, a Avon Norte America dará continuidade à sua estratégia de inovação, reforçando simultaneamente sua posição como principal empresa de beleza em venda direta na região.
— Reconhecemos a força da marca da Avon, sua posição de liderança no mercado da região e o talento de funcionários e representantes. O modelo inovador de venda social da empresa constrói conexões profundas com os clientes e estamos animados para alavancar isso enquanto continuamos a expandir — afirmou Suk Cha, presidente-executivo of LG Household & Health Care.
A Avon conta com mais de 250 mil revendedoras na América do Norte, que, diz a LG, dará suporte ao crescimento internacional da companhia.
— A LG H&H respeita e admira nossa forte comunidade de revendedores e apoia nossa missão de capacitar as mulheres por meio de oportunidades econômicas — disse Laurie Ann Goldman, presidente-executiva da Avon North America.
Fonte: O Globo