10 coisas que você não sabia sobre o Mercado Global de Cuidados Profissionais com o Cabelo
Por Elaine Gerchon
A última edição do estudo Salon Hair Care Global Series confirma que o mercado global de produtos profissionais para os cabelos apresenta um crescimento estável de aproximadamente 3% em 2014. Trouxemos para você alguns fatos interessantes e menos conhecidos sobre este mercado.
- A cidade suíça de Berna pode ser considerada a capital mundial dos cuidados com o cabelo, contabilizando aproximadamente 3,3 salões a cada 1.000 habitantes.
Em 2014, a Kline estudou, pela primeira vez, o mercado suíço. A pesquisa revelou que se trata de um mercado de mais de 150 milhões de dólares e uma contribuição importante para o tamanho do mercado de salão de cabeleireiros europeu. - O mercado chinês é altamente fragmentado.
Com a marca líder representando menos de 6% do total de vendas do mercado, a China é, de longe, o mercado mais fragmentado analisado na edição de 2014 do nosso estudo Salon Hair Care Global Series. - As marcas americanas adotam uma estratégia de distribuição diferente para ingressar no mercado europeu.
Muitas marcas americanas amplamente difundidas em lojas de varejo seu mercado doméstico posicionam-se como marcas totalmente profissionais na Europa. ALivingproof, com sede em Boston, é um exemplo desses novos players. - Empresários alemães encontram um jeito de manter os salões de cabeleireiros abertos durante os fins de semana.
Tank&Cut aposta em salões de cabeleireirosexpress situados em postos de gasolina. Inserir suas atividades nos serviços permanentes dos postos de gasolina permite que os salões fiquem abertos após o horário comercial e aos finais de semana. - Alisamento à base de cisteína é a maior tendência na Índia.
Originário do Brasil, o alisamento com cisteína é supostamente uma maneira mais segura de se livrar de cachos e ondulações. Embora o conceito não seja novo, a edição de 2014 daSalon Hair Care Global Series mostra que é uma tendência muito forte, principalmente na Índia. - Os cuidados com o couro cabeludo é uma das maiores tendências em produtos.
Problemas no couro cabeludo, como o desgaste do cabelo, queda de cabelo, couro cabeludo sensível, ou caspa têm ganhado cada vez mais atenção, não só das marcas farmacêuticas, mas também das marcas de produtos profissionais. O segmento está crescendo na casa dos dois dígitos em 2014. - As 10 marcas líderes do mercado de salão de cabeleireiros provém de três países – França, Alemanha e Estados Unidos.
Curiosamente, o Japão – segundo maior mercado nacional de salão de cabeleireiros – não tem marcas entre os líderes de mercado globais. - O mercado norte-americano apresenta os mais altos níveis de venda de produtos nos salões.
Ao contrário de muitos países, os cabeleireiros dos Estados Unidos não ficam constrangidos em oferecer aos seus clientes produtos para cuidar dos cabelos em casa. E são bons vendedores, com treinamento de vendas muitas vezes oferecido pelas principais marcas profissionais de cuidados com o cabelo. O mercado dos EUA é o único que tem níveis de venda mais elevados em produtos para levar para casa do que em produtos consumidos no salão. - Canada e Estados Unidos apresentam os maiores níveis de venda de produtos modeladores.
Os cabeleireiros e frequentadores de salões norte-americanos estão muito mais dispostos a usar produtos modeladores do que em qualquer outro país. A categoria contribui para mais de um quarto do volume total de vendas, o que é bastante se comparado com a média global de aproximadamente 15%. - O alisamento com queratina não é mais tão popular no Brasil.
Apesar do alisamento à base de queratina ainda registrar um crescimento saudável de um só dígito no Brasil, sua popularidade está definitivamente em queda, com a taxa de crescimento de 2014 caindo quase pela metade em comparação a 2013.
O estudo Salon Hair Care Global Series, revela fatos e informações interessantes sobre esse mercado com foco no tamanho e no crescimento, principais mudanças, desafios, concorrência, novos produtos, oportunidade de negócios, além de oferecer uma visão completa do mercado global de cuidados profissionais com o cabelo em todas as principais regiões no mundo.
*Elaine Gerchon é Gerente de Projetos da Factor-Kline.