Men care: segundo mercado global crescerá mais de 50% em cinco anos

Skincare é oportunidade para inovar em produtos que vão além da barba e cabelo
Por Estela Mendonça
É quase automático associar a indústria da beleza ao universo feminino, mas aqui no Brasil esse pode ser um equívoco, já que o país é responsável pelo segundo maior consumo global de produtos de higiene e beleza masculinos, nada menos que R$ 31,1 bilhões em 2023, valor 11,3% maior do que o ano anterior, segundo a Euromonitor International, que prevê um salto de mais de 50% nas vendas até 2028, quando o bolo a ser divido pelos players nacionais será em torno de R$ 46,8 bilhões.
Skincare masculino
Embora grande parte do faturamento de men care venha de fragrâncias e produtos tradicionais de cuidados, como barba e cabelos, muitos mercados pelo mundo já vêm explorando a tendência de crescimento de cuidados com a pele masculina. A Euromonitor International identificou as principais tendências de rápido crescimento, apontando que acne, rugas, propensão a manchas e sensibilidade e acne estão entre as principais preocupações de pele dos consumidores masculinos em todo o mundo.

Julia Yang, analista de pesquisa na Euromonitor International
“À medida que os consumidores masculinos se tornam mais empoderados por meio da educação do consumidor nas mídias sociais, a Euromonitor International vê oportunidades para marcas ajudá-los a estabelecer rotinas eficazes de cuidados com a pele”, avalia a analista de pesquisa Julia Yang.
Em 2023, mais de 40% dos consumidores do sexo masculino relataram usar creme, hidratante ou loção diurno, noturno ou a qualquer hora mais do que qualquer outro produto, seguido por creme, soro ou gel para os olhos.
Ingredientes e celebridades
A Euromonitor identificou que os lançamentos de cuidados com a pele apresentam combinações de ingredientes de alta qualidade, como peptídeos, alfa-hidroxiácidos, retinol e ácido hialurônico para tratamentos de controle da acne, antienvelhecimento e restauração da barreira da pele.
“Embora a adequação ao tipo de pele e os dermatologicamente testados liderem a lista dos principais recursos de cuidados com a pele desejados pelos consumidores do sexo masculino, ‘endossado por celebridade’ experimentou um salto notável entre os entrevistados globais”, destaca Julia, acrescentando que cerca de 6% dos consumidores do sexo masculino procuraram cuidados com a pele endossados por uma celebridade em 2023. Em 2022, eram 3%.
A previsão da Euromonitor é que o crescimento dos cuidados com a pele masculina até 2028 deverá superar os cuidados com a barba, cabelos e banho. “Além dos desodorantes masculinos e fragrâncias masculinas, os cuidados com a pele masculina continuarão a se consolidar como uma oportunidade significativa para a indústria da beleza”, aposta Julia.
Ingredientes multifuncionais
Allessandra Silveira, coordenadora marketing técnico e inovação da Solabia, avalia que o mercado global de cuidados com a pele masculina não é mais uma tendência e sim uma realidade, considerando o aumento nos últimos anos e as projeções sempre crescentes para os próximos. “Se antes era considerado um tabu o público masculino de preocupar com a aparência e ter uma rotina de cuidados com a pele, hoje isso já faz parte da rotina de muitos homens e essa mudança de comportamento se deve principalmente pela mudança de cultura e pensamento e é impulsionada principalmente pelas redes sociais”.

Allessandra Silveira, coordenadora marketing técnico e inovação na Solabia
Para a executiva, o cenário atual de produtos masculinos não apenas reforça o grande potencial de mercado a ser explorado, como também abre uma ampla gama de possibilidades de inovação. “O Grupo Solabia possui diversas opções de ativos e ingredientes multifuncionais para atender essa demanda, trazendo eficácia e texturas que agradam o público masculino”.
Entre os ingredientes destacados, Allessandra cita a solução biomineral para energizar a pele PHYSIOGENYL®, um ativo com 4 minerais e oligoelementos ligados ao L-PCA, que luta contra o cansaço celular causado por um estilo de vida estressante e oferece para a pele cansada um tratamento energizante para ficar totalmente revitalizada e regenerada. “Por meio do estímulo à produção de energia, aumento do metabolismo e melhora do crescimento celular, sua composição otimizada atua trazendo uma ‘injeção’ de vitalidade celular promovendo uma pele hidratada, radiante e com uma aparência fresca e saudável”.
Outra indicação da Solabia é o SENSOGELTM, um espessante de fase aquosa que traz uma textura refrescante de gel creme e com um efeito quick break. Alessandra explica que ele também possui um poder estabilizante, podendo ser utilizado para fazer emulsão livre de emulsionante e atua em uma ampla faixa de pH, o que permite a incorporação de ativos ácidos.
Linha antioleosidade
De acordo pesquisa “Cuidado com a pele do rosto no Brasil”, conduzida pela Mintel em 2023, aproximadamente 41% dos homens brasileiros enfrentam problemas com a oleosidade da pele, que é a principal preocupação no autocuidado masculino. A linha Malbec Facial Antioleosidade do Boticário, lançada no final do ano passado, destaca essa tendência.

Camila Arruda, diretora de Categorias Growth no Boticário
Composta por gel de limpeza, sérum facial e creme multiprotetor, a linha conta com ativos de alta eficácia e é enriquecida com extrato de uva, focando na redução da oleosidade e na melhoria geral da aparência do rosto. “A expansão da categoria busca preencher lacunas no mercado de cuidados masculinos, incentivando os homens a se cuidarem com maior confiança”, ressaltou Camila Arruda, diretora de Categorias Growth do Boticário, por ocasião do lançamento.
Uniformização da pele
Outro exemplo do mercado brasileiro é o Sérum Uniformizador Proper Jack com 10% de Niacinamida concentrada, que promete auxiliar no combate à oleosidade excessiva, manchas e poros dilatados, além de fortalecer a barreira da pele, suavizar a textura e melhorar a hidratação.
Loção multifuncional
Para o homem que busca cuidado multifuncional, a Loção Facial Urby Men, da Mantecorp, é um produto multifuncional 3 em 1, que proporciona um cuidado facial completo para a pele masculina. Com FPS 30, ela protege contra os raios UVA e UVB, além de ter ação antioxidante e rejuvenescedora, devido aos ativos presentes na sua composição, como o ácido hialurônico e a Vitamina C nanoencapsulada, e controla a oleosidade, trazendo uma hidratação prolongada para a pele.
Inspiração global
Pelo mundo, as marcas de luxo estão à frente dos cuidados masculinos, como o Clinique For Men Maximum Hydrator Activated Water-Gel Concentrate, com uma fórmula que visa eliminar o ressecamento, ao mesmo tempo em que previne os sinais visíveis do envelhecimento. A fórmula exclusiva e hidratante utiliza a Tecnologia Liquid-Sphere, que funciona em sinergia com ingredientes que retêm água para quebrar o ciclo de ressecamento, protegendo a pele dos agressores ambientais.
Outro exemplo é o Shiseido Men Total Revitalizer Cream, creme hidratante revitalizante anti-idade direcionado para uma pele energizada e revitalizada para homens. O produto promete combater os 5 principais sinais de envelhecimento: rugas, flacidez, embotamento, aspereza e perda de firmeza, com a tecnologia de farelo de arroz e extrato de centáurea.
Já o Dior Sauvage Serum é adaptado à pele dos homens, mais espessa, mais marcada e mais propensa à desidratação do que a das mulheres. Composto por 95% de ingredientes de origem natural, infundido com extrato de água de cacto e óleo de cacto, o produto hidrata a pele por até 100 horas, além de fortalecê-la e protegê-la contra a desidratação e reduzir a visibilidade dos primeiros sinais de envelhecimento. Sua textura penetra facilmente e não deixa acabamento oleoso, nem resíduos, inclusive na barba.
Conectando-se com os homens
No insight da Kantar “Connecting with men – Decoding modern masculinity”, Ecem Erdem, gerente global de liderança de pensamento criativo da Kantar, ao questionar se os profissionais de marketing estão perdendo a oportunidade de envolver o público masculino, ressalta que a categoria de cuidados pessoais apresenta um desequilíbrio de gênero nas estratégias criativas, com 81% dos testes criativos realizados exclusivamente com mulheres.

Ecem Erdem, gerente global de liderança de pensamento criativo na Kantar