Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosIndústria cosmética do ABC se une para derrotar crise

Indústria cosmética do ABC se une para derrotar crise

  • Written by:
Abatida pela crise econômica que assola o Brasil, e que fez o setor retrair 8% no ano passado, segundo fontes do próprio segmento, a indústria cosmética no Grande ABC se uniu a outras entidades e instituições em busca de ações e políticas que permitam a volta do crescimento, ainda que em condições financeiras adversas.

O APL (Arranjo Produtivo Local) foi apresentado no dia 20 de outubro, em Diadema (SP). A meta é reunir 101 empresas. “A pretensão é funcionar com grupos temáticos, por assuntos”, explica o coordenador da APL Cosméticos de Diadema e região, Wilson Abreu.

A apresentação aconteceu no Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. “Vamos criar agenda para discutir os problemas e, juntos, buscar soluções”, acrescentou Abreu, segundo matéria do Diário do Grande ABC.

Fora o Ciesp, também são responsáveis pela criação do APL a ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia), a Fatec (Faculdade de Tecnologia), o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, o escritório paulista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Abreu adianta que cada um dos parceiros vai se dedicar a solucionar entraves relacionados à sua área de atuação. Pretende-se destravar os setores de gestão operacional, logística, marcos regulatórios e novos produtos.

O APL surgiu como resposta à crise, diz o coordenador. Em 2015, com o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a recessão econômica, que ampliou o desemprego e provocou insegurança por parte do consumidor, o setor retraiu quase 9%, sendo a maior queda nos últimos 23 anos. Os dados são da pesquisa de panorama do setor da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Cento e uma empresas do setor cosmético foram convidadas para participar da apresentação do APL. Embora com sede em Diadema, o grupo pretende agregar companhias de outras cidades e regiões.

“A expectativa é muito positiva, esperamos sempre uma boa adesão. É necessário esforço para que haja cada vez mais empresas permanentes. Faremos mais ações e divulgação”, afirma Abreu.

Representante da indústria diademense Amend Cosméticos, fabricante de produtos capilares com cerca de 500 funcionários, participou do encontro e destaca a importância da iniciativa.

“Acredito que é oportunidade de estreitar parcerias com empresas da região, até com mercados similares. São necessários entender a economia, visualizar estratégias, entender as práticas que outras empresas têm para gerar oportunidades, para ter um ganho significativo”, exemplifica a gestora de recursos humanos da marca, Ana Paula Pontes. Ela também afirma que mesmo que a economia esteja frágil o cliente não deixa de consumir.

A organização adiantou ainda que no fim de novembro será lançado showroom do setor no Ciesp de Diadema. No espaço, serão montadas vitrines para a exposição permanente dos produtos das indústrias de cosméticos que integram o APL.

Fonte: Diário do Grande ABC

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Network Widget by Acurax Small Business Website Designers