Os novos aparelhos de LED iluminam em 2016 o mercado global de beleza
Escrito por Ewa Grigar, Líder de Projeto de Produtos de Consumo, Kelly Alexandre, Analista de Produtos de Consumo da Kline e Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline
A crescente popularidade dos aparelhos de beleza para uso doméstico continua em nível global movida pelo aumento no número de novas marcas e produtos que estão entrando no mercado. Em 2016 a Kline apresentou a 6ª edição da análise global do estudo de aparelhos de beleza para uso doméstico, com o objetivo de revelar as tendências e inovações mais recentes. Encontram-se no relatório as estratégias mais eficazes de marketing que foram adotadas pelos profissionais da área, que são considerados decisivos nos respectivos mercados locais. A cada ano essa indústria apresenta empresa em constante movimento, empresas que se destacam e aquisições notáveis, que costumam ser inesperadas, mas nunca são perdidas pela Kline.
Em novembro de 2015 a Kline deixou a especulação por conta dos seus leitores ao anunciar que o website da Illumask informava que, temporariamente, a empresa não estava aceitando pedidos novos e que o site seria relançado num futuro próximo. Cerca de um ano depois, em outubro de 2016 os consumidores descobriram que o website da Illumask foi oficialmente desativado enquanto a Neutrogena (pertencente à Johnson & Johnson) lançou uma máscara antiacne com luz semelhante.
O novo aparelho é na verdade a Illumask original, que foi adquirida pela Johnson & Johnson e aprimorada para proporcionar os mesmos benefícios anti-acne, porém num período mais curto, diminuindo o tempo de uso de 15 minutos de tratamento para 10. A Neutrogena, que é líder no setor de cuidados com a pele do rosto, segundo o relatório da Kline “Cosmetics & Toiletries USA”, cujo portfólio inclui uma grande variedade de tratamentos para a acne, parece ser a escolha perfeita para a nova máscara antiacne com LED, que tem sido muito elogiada por oferecer um aparelho anti-acne acessível, no valor de US$34.99.
No entanto, a máscara antiacne lançada pela Neutrogena não é o único aparelho antiacne com LED a iluminar a categoria em 2016. Em setembro, a TRIA Beauty, líder em aparelhos de remoção de pêlos, anti-envelhecimento e anti-acne, lançou a Positively Clear 3-step Skincare Solution.
Esse sistema incorpora um aparelho anti-acne com luz LED azul, espuma de limpeza facial e tratamento para os cravos. O resultado é uma abordagem fácil e global para resolver definitivamente a acne. O novo sistema em três etapas está mais direcionado ao público adolescente e o preço é de US$149. O marketing digital nas mídias sociais e a estratégia adotada neste canal dão força principalmente às vendas online. A intensa utilização de resenhas, depoimentos e imagens de antes e depois feita pela TRIA Beauty, bem como sua ênfase em vender diretamente para o consumidor, lembra muito a estratégia que a ProActiv realiza há anos. No entanto, essa campanha não é a única nova campanha anti-acne feita por um dos principais fabricantes de aparelhos de beleza. A Home Skinovations Silk’n disputa o mercado com a TRIA Beauty ao relançar o produto Silk’n Blue, incluindo uma nova campanha de marketing, como um “aniquilador” da acne em apenas uma etapa.
Para tornar as coisas ainda mais interessantes e o mercado competitivo, os dois aparelhos, tanto da TRIA Beuaty quando o da Home Skinovation Silk’n estão na mesma faixa de preço para o consumidor, cerca de US$149.
Apesar de estes serem alguns dos novos produtos anti-acne com luz LED que entraram no mercado em 2016, as luzes de LED se tornaram um centro de inovação para outros aparelhos do segmento de beleza, tais como: anti-envelhecimento, remoção de pelos e crescimento de cabelo. Uma das inovações anti-envelhecimento exclusivas no mercado em 2016 é o lançamento da GloPro Needle, da novata Beauty BioScience. A GloPro Needle é um aparelho que combina tecnologia de microagulhas com luz de LED vermelha para esfoliar suavemente a pele e iluminá-la. Na faixa de preço de US$200, o aparelho tem um preço competitivo no mercado de aparelhos de beleza anti-envelhecimento; até onde sabemos, trata-se do primeiro aparelho a oferecer, num único produto, os benefícios das microagulhas e do LED em conjunto.
Essa tendência de uso das tecnologias como a luz LED associada com outro tipo de tecnologia (por exemplo, radiofrequência ou laser) é um movimento importante que a Kline tem observado no mercado de 2016 e deve avançar nas categorias antiacne, anti-envelhecimento, remoção de pelos e crescimento de cabelo. Marcas inovadoras na área de aparelhos, como Silk’n, Iluminage Beauty e iGrow, se destacam no momento ao prever o crescimento de aparelhos que usam deste tipo de tecnologia.
Para obter mais informações a respeito das tendências e previsões para o mercado de aparelhos de beleza, não perca a nova edição do relatório “Beauty Devices: Global market analysis and oportunities”, prevista para ser publicada no 2º trimestre de 2017.
Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.