A tecnologia de captura de cor é o próximo grande passo da indústria cosmética
Enfrentar dificuldades para encontrar a cor certa que combina ao seu tom de pele ou qual é o tom certo de vermelho é um problema que muitos consumidores enfrentam ao comprar produtos de beleza e que poderia ser solucionado por meio da tecnologia.
A SwatchMate introduziu o Cubo Capturador de Cor, um equivalente de mão de uma pipeta digital que pode coletar cor de qualquer superfície física, permitindo que o usuário possa reproduzi-la mais tarde usando um programa de design digital. Ele funciona através de uma porta de abertura, a coleta de parâmetros de cor, como RGB ou L * a * b, e reproduz a cor em programas como o Photoshop. O dispositivo portátil pode armazenar até 20 cores ou infinitamente mais quando usado com um aplicativo.
De acordo com o relatório Maquiagens _ Reino Unido, da Mintel, de 2014, um terço das usuárias de maquiagem está interessada em dispositivos que identificam os produtos que são corretos para elas, como uma base que corresponda ao tom de pele. Uma tecnologia como a SwatchMate oferece oportunidades para a combinação de cores. O dispositivo, por exemplo, pode ser usado para medir o tom da pele de um consumidor e indicar a cor mais adequada para ele.
Embora o serviço Match Made, da drogaria britânica Boots já ofereça serviço parecido, ele se limita a recomendar tons dentro da linha Boots. O Cubo Capturador de Cor, da SwatchMate, poderia, portanto, ser utilizado por outras marcas para aconselhar as mulheres das cores perfeitas. E não são apenas as maquiagens que poderiam utilizar essa tecnologia. Com quase um quarto dos usuários do Reino Unido de colorações para cabelo interessados em serviços de cores disponíveis em lojas, a tecnologia também poderia ser usada na categoria de colorações para o cabelo, permitindo que os usuários verifiquem a sua cor de cabelo e conheçam a sua tonalidade mais próxima.
A tecnologia também pode ser utilizada para tornar mais fácil a combinação de cores em linha. Em 2015, o InnovationLab, da Techkon, desenvolveu a tecnologia Pegue o Seu Tom de Pele para captar cores em dispositivos móveis, permitindo ao usuário encontrar a tonalidade mais adequada para ele. A tecnologia permite que os usuários encomendem produtos online, removendo a barreira da “combinação de cores”, que pode ser um problema para compradores online.
COR PERSONALIZADA
A Mintel identificou uma tendência de consumo que sugere que, para os consumidores, a personalização é um direito, não um privilégio e o one-size-fits-all está morto. Ao permitir que os consumidores obtenham exatamente o que eles querem e como querem, as marcas podem construir uma relação mais pessoal com os consumidores. Essa tendência de cores personalizadas está crescendo em cuidados de beleza, se tornando uma realidade. Em 2014, a MINK introduziu a impressora 3D que permite que os usuários gravem uma cor desejada a partir da internet ou fotos em software como o Microsoft Paint. Depois dessa etapa, a impressora imprime à sombra, aplica pigmento em matérias-primas utilizadas para a criação de cosméticos.
A SwatchMate se diferencia de outras tecnologias no mercado, principalmente através da sua precisão na captura de cor. Embora a MINK permita ao usuário salvar qualquer cor, detalhes da cor podem ser perdidos ao transferi-lo para o Microsoft Paint. Além disso, a cor é guardada a partir de uma imagem, não por meio da fonte original. O cubo, por outro lado, isola a superfície de onde a cor é medida, iluminando-a com a sua própria fonte de luz embutida, para recolher cores de superfície com precisão.
Com 33% das britânicas usuárias de maquiagem combinando as cores dos produtos com as roupas que vestem, a tecnologia da SwatchMate apresenta oportunidades para uma maior personalização. Em áreas que a impressora MINK 3D sofre limitações para oferecer os benefícios adicionais que outras marcas de cosméticos podem, o cubo da SwatchMate pode ser usado, permitindo que os usuários meçam a cor desejada e criem tons sob medida. As marcas até podem adicionar benefícios como cuidados personalizados da pele e efeitos de longa duração para atender o usuário. Já na categoria de colorações para o cabelo, as marcas podem possibilitar que os consumidores à procura de tons vibrantes meçam cores na natureza ao seu redor, e criem tonalidades sob medida para eles.
Roshida Khanom, analista sênior de cuidados pessoais, da Mintel, juntou-se a empresa em 2012, escrevendo sobre as áreas de Beleza e Cuidados Pessoas e medicamentos. Antes de fazer parte da equipe Mintel, atuou como pesquisadora sênior na divisão de beleza, do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Procter & Gamble, onde ela lançou produtos globais, identificou tendências, analisou as respostas dos consumidores em relação às inovações com um foco particular em métodos qualitativos.