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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisBrasil volta ao top 3 do mercado global de higiene e beleza em 2023

Brasil volta ao top 3 do mercado global de higiene e beleza em 2023

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Vendas cresceram 12,7% e atingiram R$ 156,7 bilhões

Por Estela Mendonça 

Com forte recuperação iniciada no ano anterior, o Brasil voltou ao Top 3 do mercado global de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em 2023, ultrapassando o Japão e atrás somente dos Estados Unidos e China, de acordo com os dados que acabam de ser compilados pela Euromonitor International e que o Cosmetic Innovation teve acesso.  

Top 10 países do mercado global de higiene pessoal e beleza 2023 

As vendas de produtos de higiene e beleza no país totalizaram R$ 156,5 bilhões em 2023, com crescimento de 12,7%. O mais notável é que, na previsão da Euromonitor International, a boa fase para o setor deverá se manter nos próximos anos. A variação positiva nas vendas será de mais de 50% até 2028, quando o faturamento poderá atingir quase R$ 235 bilhões.  

Mercado brasileiro de higiene pessoal e beleza – R$ bilhões 

O Brasil vem se destacando por registrar crescimento acima da média global, que em 2023 foi de 5,9%, com vendas totais de US$ 570 bilhões, segundo a Euromonitor International. Além disso, embora ainda elevado para o padrão do cenário econômico mundial, o crescimento acumulado do setor deverá ficar em torno de 35,7% no período de 2023 a 2028, com vendas superando os US$ 773 bilhões.   

Mercado global de higiene pessoal e beleza – US$ bilhões 

Natura lidera 

A Natura é líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, de acordo com a Euromonitor International. Em 2023, o crescimento da receita foi de 35% na América Latina e 15% no Brasil. A Natura &Co América Latina, que também inclui as operações da marca Avon na região, teve uma receita bruta consolidada de R$ 27 bilhões. No mesmo período, o GMV (Gross Merchandise Volume) gerado apenas para cosméticos ficou em R$ 40 bilhões. Considerando também itens não-CFT, o número sobe para R$ 44 bilhões. Globalmente, excluindo The Body Shop e Aesop, finalizou o ano com R$ 35 bilhões de receita bruta e GMV de R$ 48,5 bilhões, considerando itens cosméticos. 

João Paulo Ferreira, presidente da Natura e CEO de Natura &Co América Latina

João Paulo Ferreira, presidente da Natura e CEO de Natura &Co América Latina

“Nossa estratégia tem se mostrado exitosa e contempla a omnicanalidade e inovação, somados ao desenvolvimento de novos produtos, especialmente para a marca Natura, e o impulsionamento da nossa plataforma de serviços financeiros, o EmanaPay. Continuaremos a ampliar nosso impacto positivo pelo desenvolvimento das Consultoras de Beleza e fortalecimento do nosso modelo de negócios na Amazônia”, disse João Paulo Ferreira, presidente da Natura e CEO de Natura &Co América Latina, na divulgação dos resultados em março.  

 

Crescimento histórico do Grupo Boticário 

As vendas totais (GMV) do Grupo Boticário ultrapassaram R$ 30,8 bilhões em 2023, crescimento de 30,5% em relação a 2022. O desempenho histórico é quase o dobro do GMV registrado em 2021, quando a empresa atingiu R$ 18 bilhões em vendas. O resultado – o maior já anunciado pela companhia – foi marcado especialmente por avanços importantes na estratégia multicanal e multimarcas com entrada em novos canais, expansão dos números de parceiros em multimarcas e consolidação em categorias.  

Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário

Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário

“A sólida performance de 2023 confirma a potência das alavancas internas e consistência no nosso desenho estratégico de longo prazo. Estamos formatando um ecossistema de beleza que expande nossa presença junto aos consumidores brasileiros, por meio de parceiros sólidos, atuando com diversas marcas, em diversas categorias, presentes nos mais diversos canais”, afirmou Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, ao anunciar os resultados em abril. “Nosso crescimento não diz respeito a apenas uma marca, categoria ou canal. Temos um conjunto de ações que corroboram o desempenho de uma estratégia robusta, bem executada e com geração de valor a todos os clientes do ecossistema”, destacou.  

Recorde de exportações 

A corrente de comércio internacional de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançou US$ 1,74 bilhão em 2023, aumento de 14,5% sobre o ano anterior. As exportações que atingiram a maior marca da série histórica iniciada em 1997 (dados as SECEX/MDIC), com alta de 17,4% e um valor recorde de US$ 911,2 milhões.

João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec

João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec

Em importações, o resultado total foi de US$ 830,4 milhões, aumento de 12,1%. A balança comercial do período fechou com superávit de US$ 80,8 milhões, crescendo 130,2% sobre o ano anterior. 

“Em 2023 o setor atuou de forma direta junto ao governo brasileiro para evidenciar a força e a importância da nossa indústria para o comércio exterior, com objetivo de reduzir entraves internos e externos, que contribuem para o aumento da competitividade dos produtos de HPPC”, destacou João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec, Associação Brasileira das indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e cosméticos. 

Balança comercial de HPPC – US$ milhões 

Destaque no e-commerce 

O faturamento do e-commerce brasileiro chegou a R$ 254,4 bilhões em 2023, com leve alta de 0,7% em comparação com o ano, de acordo com da 49ª edição da pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ Ebit. O número de compradores foi de 108,4 milhões, uma redução de 0,5% em relação ao ano anterior.  

No recorte dos produtos de FMGC, o crescimento foi de 4,9%, sendo que os produtos de higiene pessoal e beleza, que representam 48% das vendas FMGC no e-commerce, a elevação foi de 5,3%, atrás somente do crescimento nas vendas de alimentos (espantosos 26,2%) e limpeza (6,1%).   

Crescimento de 17,5% no franching 

O mercado de franquias no Brasil também voltou a crescer em 2023, atingindo faturamento de R$ 240,661 bilhões, com elevação de 13,8% em relação a 2022, de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising. O número de operações cresceu 6,2%, com 195.862 unidades. O total de redes identificadas foi de 3.311, com crescimento de 7,6%.   

Todos os 11 segmentos do franchising cresceram acima de 9%. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com crescimento de 17,5%, justificado pela tendência de saudabilidade, ficou atrás apenas de Alimentação, que alcançou elevação de 17,9%.  

Franchising por segmento em 2023 – R$ bilhões

Beleza entre os 5 maiores anunciantes

A publicidade apresentou alta em investimento pelo quarto ano consecutivo em 2023, crescendo 8% em relação a 2023 e totalizando R$ 80 bilhões, segundo a Kantar Ibope Media. 

O segmento de Beleza concentrou 7% da verba investida em publicidade no Brasil no ano passado, atrás somente de Comércio (18%), Serviços (10%), Financeiro (9%) e Mídia (7%). 

Aurélia Vicente, diretora de Data & Delivery da Kantar

Aurélia Vicente, diretora de Data & Delivery da Kantar

Projeções para 2024 

A Kantar, que prevê aumento de 5,5% nas compras de bem massivos na América Latina, aponta que o Brasil será protagonista nessa ascensão, atribuindo à recuperação das missões de abastecimento, passando de -3% em 2022 para +9% em 2023.  

“A continuação do crescimento no Brasil é esperada para 2024. Ao combinar ferramentas incorporadas ao consumidor com menor desemprego e a inflação sob controle, o consumo de bens massivos deve permanecer com desempenho forte”, comenta Aurélia Vicente, diretora de Data & Delivery da Kantar. 

Murilo Marques, sócio fundador do Portal Cosmetic Innovation

Murilo Marques, sócio fundador do Portal Cosmetic Innovation

Para Murilo Marques, sócio fundador do Portal Cosmetic Innovation, que vem registrando o desempenho do setor de higiene e beleza há mais de 7 anos, o excelente resultado e as previsões positivas podem ser justificados por vários fatores, desde a importância que os consumidores vêm atribuindo ao autocuidado, saúde e bem-estar, ao avanço dos produtos brasileiros em eficácia, inovação, comunicação e distribuição.  

“Continuaremos com nossa missão, não apenas em divulgar todos os movimentos desse mercado tão dinâmico, mas também em contribuir com informação de qualidade para promover o desenvolvimento do setor”, completa Marques.     

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