Cresce interesse do consumidor brasileiro por condicionadores de limpeza
No relatório Mintel Cuidados com o Cabelo – Brasil, Maio de 2015, 19% dos brasileiros disseram ter interesse em condicionadores de limpeza (ou seja, que limpam o cabelo, substituindo o xampu normal). Já no relatório atual, de 2016, esta porcentagem subiu para 40%, mostrando interesse do consumidor por inovação.
Os condicionadores de limpeza chegaram junto com a tendência “no-poo”/”low-poo” (nenhum xampu ou pouco xampu, respectivamente), em que muitas mulheres no mundo inteiro começaram a questionar os ingredientes químicos das fórmulas dos xampus (como os sulfatos) e os danos que eles causam à hidratação dos fios e ao couro cabeludo (por exemplo, retirando os resíduos). Com isso, muitas pessoas deixaram de usar os xampus convencionais, usando somente água para lavar os fios.
Assim, foram surgindo alternativas para a limpeza dos fios, com receitas caseiras ou produtos que não levam sulfato nem silicone em suas fórmulas, por exemplo. Os condicionadores de limpeza (em inglês chamados de co-washes ou cleansing conditioners) foram uma dessas alternativas: eles prometem limpar os fios sem, entretanto, danificá-los nem ressecá-los como os xampus normais. A ideia é que eles possuam ingredientes os mais naturais possíveis, e que não agridam o couro cabeludo.
De acordo com o Mintel GNPD, a participação do Brasil quanto ao lançamento de condicionadores de limpeza foi de apenas 4,9% em 2015 em relação aos lançamentos globais desse tipo de produto. A participação do Reino Unido, por exemplo, foi de 56% em relação aos lançamentos globais de condicionadores de limpeza.
Essa porcentagem brasileira de lançamentos representa um avanço, porém é ainda muito baixa, já que 40% dos brasileiros entrevistados disseram ter interesse nos condicionadores de limpeza. Marcas conhecidas poderiam criar extensões de linha desenvolvendo esse tipo de produto, aproveitando os recursos naturais que o Brasil oferece. Além disso, criar condicionadores de limpeza para cada tipo de cabelo também poderia atrair os consumidores que buscam produtos alternativos aos tradicionais xampus. Os entrevistados que consideram ter cabelos ondulados foram 45% a dizer ter interesse nos condicionadores de limpeza; 39% dos consumidores que afirmaram ter cabelos cacheados se declararam interessados pelo produto e 36% que disseram ter cabelo liso também.
No Brasil, foi lançado em dezembro de 2015 o Bio Extratus Botica Cachos Perfeitos Microqueratina Vegetal e Baobá Condicionador de Limpeza Co Wash. Livre de sulfatos, parabenos, óleo mineral, parafina entre outros, o produto é destinado aos cabelos cacheados e diz promover uma higienização dos fios respeitando a fisiologia do cabelo. O Superdrug Hair Therapy Normal to Dry Hair Cleansing Conditioner é um condicionador de limpeza lançado no Reino Unido em novembro de 2015. Desenvolvido para cabelos normais a secos, ele promete limpar e hidratar os fios em uma só etapa. A fórmula possui óleos de amêndoa, abricó e oliva, e provitamina B5.
Xampus em barra
A pesquisa também mostrou que os homens tendem mais do que as mulheres a se interessar por xampus em barra ou sólidos: eles representam 14%, em comparação com 11% das mulheres. Desenvolver xampus sólidos ou em barra que agreguem valor ao produto, trazendo outros benefícios que vão além do formato (como por exemplo anticaspa) poderiam atrair os homens, já que esse público é o que mais sofre com a caspa. Eles são mais propensos a ter caspa por possuírem maior número de glândulas sebáceas (responsáveis pela oleosidade) e maior produção de hormônios, como a testosterona, que afetam diretamente no aumento de sebo no couro cabeludo. Um exemplo é o xampu em barra Herbal Bionature Champú Anticaspa, lançado na Espanha em julho de 2015. Ele diz ser um produto 100% natural, livre de sulfatos e colorantes, desenvolvido para o combate à caspa.
Outra ideia é lançar produtos cujas embalagens sejam atraentes para o público masculino, O xampu em barra Green Pearl Ceylon Shampoo Bar with Argan Oil foi lançado no Sri Lanka em março de 2016 e é um exemplo de embalagem masculina, simples e direta. Feito a mão, o xampu em barra foi desenvolvido para todos os tipos de cabelo.