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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Euromonitor RadarCrescimento do mercado de cuidados infantis impulsiona inovações no varejo

Crescimento do mercado de cuidados infantis impulsiona inovações no varejo

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Com o segmento de cuidados infantis crescendo 45,6% nos últimos seis anos, supermercados desempenham um papel estratégico na promoção e visibilidade da categoria.

O mercado de produtos de cuidados pessoais para crianças está em rápida ascensão, impulsionado por um público cada vez mais exigente e bem informado que busca itens que atendam a demandas específicas dos pequenos. Grandes marcas reconhecidas na categoria de shampoos começam a perceber o potencial de novas linhas voltadas para o público infantil.

Segundo dados da Euromonitor, o segmento de cuidados infantis no Brasil teve um crescimento de 45,6% nos últimos seis anos e, em 2023, movimentou R$ 3,9 bilhões. Fernando Marchesini, coordenador e professor de MBAs da FGV, explica que, apesar do envelhecimento populacional, os pais continuam priorizando a compra de produtos para seus filhos, tornando o segmento infantil um mercado em constante expansão. “As marcas estão atentas a essa tendência e enxergam oportunidades para ampliar suas linhas de produtos, especialmente em shampoos e condicionadores”, afirma.

Bruno Sparapani, gerente de marketing de cuidados infantis da Huggies, destaca que o desenvolvimento de produtos para crianças exige cuidados especiais. “O consumidor de produtos infantis está cada vez mais informado, e os pais buscam opções seguras. A Huggies, que recentemente lançou sua linha de shampoos infantis, aposta em ingredientes naturais e em uma abordagem que combina a funcionalidade do produto com a diversão, algo essencial para engajar o público”, explica.

**O papel estratégico dos supermercados**

Para o professor Marchesini, as crianças estão ganhando um papel crescente na decisão de compra, especialmente em produtos relacionados à beleza e autocuidado. “Assim, as marcas precisam atender às expectativas dos pais, enquanto cativam diretamente as crianças”, diz. “Os supermercados têm um papel fundamental na visibilidade desses produtos. Colaborar de forma adaptável com o varejo, criando soluções criativas que atraiam os consumidores, é essencial para o sucesso de um lançamento”, ressalta o gerente de marketing de cuidados infantis da Huggies.

Fernando Marchesini acrescenta que as redes varejistas devem criar ambientes que facilitem o acesso das crianças aos produtos. “A disposição das gôndolas, na altura ideal para o público infantil, é crucial para que elas possam escolher, além de ações promocionais e de divulgação voltadas aos pais”, destaca.

De acordo com Sparapani, a Huggies utiliza pontos extras em áreas estratégicas das lojas e investe em marketing de influência para ampliar o alcance dos produtos. “Nossa pesquisa mostrou que 43% das mães lavam o cabelo das crianças pelo menos três vezes por semana, e a demanda por produtos de qualidade e seguros é clara. Oferecemos linhas que atendem a essas necessidades, sempre de forma divertida”, conclui o executivo.

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