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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisDe coadjuvantes, extratos e óleos vegetais são os novos heróis da beleza

De coadjuvantes, extratos e óleos vegetais são os novos heróis da beleza

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Ingredientes extraídos de folhas, frutas, caules e raízes ganham destaque em formulações para pele e cabelo

Por Estela Mendonça 

Não é de hoje que os óleos e extratos vegetais são utilizados na produção dos cosméticos, mas nos últimos anos eles vêm assumindo o status de ingredientes heróis da indústria da beleza. Além de altamente aceitos pelos consumidores, a ciência vem comprovando várias propriedades bioativas na pele e no cabelo, como hidratação, condicionamento, clareamento e até antienvelhecimento.

Esses atributos justificam porque as vendas desses ingredientes deverão registrar um boom nos próximos anos, crescendo globalmente 12,3% ao ano até 2027, de acordo com a Market and Market, que estima que mercado de extratos vegetais, que inclui o oleoresinas, óleos essenciais, flavonoides, alcaloides e carotenoides, entre outros, estimado em US$ 34,4 bilhões em 2022, atinja US$ 61,5 bilhões até 2027.

O relatório observa que o uso de extratos vegetais está crescendo à medida que os consumidores buscam produtos naturais e saudáveis, novos métodos de extração são desenvolvidos e novas espécies de plantas são descobertas com propriedades benéficas. Para a Market and Market, as intervenções tecnológicas em todas as cadeias e a química verde têm ajudado a impulsionar o negócio.

Super folhas

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil, avalia que a presença de extratos e óleos vegetais em formulações cosméticas vem aumentando na mesma proporção em que os consumidores estão se tornando mais conscientes e interessados nos benefícios específicos que eles podem oferecer.

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil

“A demanda por produtos mais verdes e limpos também tem impulsionado a utilização dessas matérias-primas, que possibilitam desde um apelo para contar a história do produto até o protagonismo de ativo principal da formulação”.

O Grupo Solabia, na busca por inovação e aplicações diferenciadas, vem desenvolvendo vários ativos para pele e cabelo a partir de extratos e óleos vegetais. Um destaque é o CRESSATINE®, ativo obtido por extração aquosa das folhas de duas espécies de agrião: da Índia e do brejo. “A combinação dessas duas super folhas impulsiona o crescimento e a longevidade de um cabelo bem estruturado”, afirma Allessandra, que atribui a ação à sinergia entre as diferentes propriedades fitoquímicas das duas espécies.

A executiva da Solabia explica que o fortalecimento da raiz se dá pela presença de enxofre e outros minerais necessários para produção de queratina. Já o estímulo ao crescimento é devido ao aumento de KGF (fatores de crescimento dos queratinócitos) e ativação da β-catenina, prolongando a fase de crescimento. Testes demonstraram que o CRESSATINE®, comparado ao controle, estimula significativamente e de forma dose dependente a produção de KGF.

Para o cuidado da pele, Allessandra indica o 3DERMILYN®, extrato aquoso obtido das sementes de Plantago, que age nas três dimensões da pele, estrutural, emocional e sensorial, para torná-la mais jovem e relaxada. Ele reduz as rugas e as linhas de expressão e remodela os contornos faciais, além de acalmar e regenerar a pele. O ativo também está disponível encapsulado em pérolas, o que amplia sua eficácia e experiência de uso.

Múltiplas aplicações

Parceira da AQIA, a Bioextract Farma Service está no mercado de desenvolvimento e produção de extratos naturais desde 1986 e tem como principio três conceitos: está na natureza, está no extrato e tem efeito.

“A natureza sempre foi a grande fonte de respostas e, ao mesmo tempo, grande geradora das perguntas. Um extrato vegetal, quando bem pensado e bem extraído, tem a capacidade de traduzir em sua essência um pedaço da natureza com todas essas perguntas e respostas dentro dele”, reflete Gabriel Mares, consultor de Inovação da AQIA.

Gabriel Mares, consultor de inovação da AQIA

Para colocar em prática todo esse potencial, Mares pontua que depende do que se quer. “Se quisermos um formador de filme para os cabelos, por exemplo, podemos recorrer a um extrato rico em polissacarídeos presentes em polpas de frutas, raízes ricas em amido ou algas, mas também podemos pensar em filmes proteicos de hidrolisados de lã, colágeno ou proteínas vegetais como trigo e quinoa”.

O consultor também cita a ação antioxidante de algumas flores, os óleos essenciais extraídos de uma casca ou os terpenos de uma folha. Ele explica que as possibilidades são infinitas e complementares entre si. O mesmo vegetal pode gerar extratos totalmente diferentes, alterando-se o veículo utilizado, o método de extração, as concentrações dos ativos e como ele pode ser aplicado.

Para Mares, não existe problema ou necessidade que um extrato vegetal ou óleo não possa tratar, curar ou pelo menos amenizar, desde necessidades mais simples, como aumentar o brilho do cabelo, até mesmo diminuir as sinalizações inflamatórias ou estimular o processo de aumento de colágeno natural da pele.

“A observação dos fenômenos naturais tem sido a fonte de sucesso nos 40 anos de história Bioextract, traduzindo em ativos e extratos o que a natureza tem tentado nos dizer e ainda estamos tentando compreender”, completa Gabriel Mares.

Nano emulsionados

Nathalia Barbosa, diretora de P&D da LunaGreen Bioativos, concorda que o  mercado cosmético tem observado um crescente interesse por produtos naturais, com destaque para os extratos e óleos vegetais.

Nathalia Barbosa, diretora de P&D da LunaGreen Bioativos

“Estes ingredientes deixaram de ser meros apelos de marketing para se tornarem sinônimos de eficácia comprovada em cuidados com a pele e cabelo”, avalia.

Os extratos e óleo vegetais são ricos em compostos bioativos, como antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos essenciais. Nathalia cita como um exemplo notável o Lunano Cerrado, um blend de óleos vegetais e essenciais nano emulsionados, desenvolvido pela LunaGreen Bioativos. O produto combina óleo de baru, óleo essencial de lavanda e alecrim.

O Lunano Cerrado destaca-se por suas propriedades antioxidantes, calmantes e cicatrizantes, com eficácia comprovada na redução de manchas e sinais de expressão. De acordo com Nathalia, a inovação tecnológica empregada pela LunaGreen permite uma penetração mais eficiente dos agentes ativos na pele, resultando em um efeito lifting imediato e uma melhora visível na hidratação e firmeza.

A LunaGreen, comprometida com a sustentabilidade, oferece uma vasta gama de extratos e óleos vegetais de alta qualidade, alinhando seus produtos com a preservação ambiental e o apoio a comunidades locais, como as mulheres que processam o óleo de baru no Cerrado brasileiro.

“Estudos científicos atestam os múltiplos benefícios desses componentes, impulsionando uma revolução na indústria de cosméticos”, afirma Nathalia, lembrando que esta tendência não só reflete a busca por uma beleza mais natural e saudável, mas também representa um passo significativo rumo a uma indústria cosmética mais ética e sustentável.

Extratos em pó

“Nos últimos anos, a demanda por produtos naturais e sustentáveis cresceu significativamente, impulsionada pela conscientização dos consumidores sobre os benefícios à saúde e ao meio ambiente”, reforça Maria Fernanda Freitas, gerente de negócios Personal Care da Dinaco, que destaca inovações como os extratos em pó da Herbaltec e o óleo de rosa mosqueta ozonizado da Ozon Solution, distribuídos com exclusividade pela empresa.

Maria Fernanda Freitas, gerente de negócios Personal Care da Dinaco

A linha de extratos em pó 100% naturais da Herbaltec, de acordo com Maria Fernanda, oferece uma solução eficiente e sustentável para diversas aplicações, incluindo cosméticos waterless. “Ao preservar integralmente os compostos ativos das plantas, esses extratos podem ser padronizados em ativos específicos, como antioxidantes e hidratantes, simplificando a formulação de produtos”.

Outra vantagem apontada pela executiva da Dinaco é que, além de ocuparem menos espaço e serem mais estáveis que os líquidos, os extratos em pó promovem uma gestão de inventário eficiente e reduzem significativamente o impacto ambiental.

“Já o óleo de rosa mosqueta ozonizado da Ozon Solution representa uma inovação tecnológica em um produto já consagrado no mercado de cuidados com a pele”, ressalta Maria Fernanda, explicando que, o processo controlado e seguro de ozonização não apenas preserva, mas amplifica os efeitos antiacne do óleo. Isso ocorre devido à formação do ácido azelaico, um componente essencial ausente no óleo original.

“Além de suas reconhecidas propriedades clareadoras e hidratantes, o óleo de rosa mosqueta ozonizado se destaca como uma escolha inteligente inclusive para tratamentos de pele propensa à acne”, afirma Maria Fernanda.

Nutrição em 30 segundos

A Wella Professionals lançou a linha Ultimate Luxe Oil, que oferece nutrição profunda dos cabelos em apenas 30 segundos, além de proporcionar fios 18 vezes mais macios, 86% mais brilhantes e até 96 horas de controle de frizz. A fórmula possui óleos de argan, jojoba e amêndoa e ômega 9, um lipídio bioidêntico que cuida da parte externa dos fios, preenchendo a cutícula do cabelo e criando uma barreira protetora.

A campanha global conta com as brasileiras Andrea Pecora, embaixadora de Wella Professionals no país, e Luiza Sobral, influenciadora e modelo. “O Brasil é um dos mercados mais importantes para a Wella Company e por isso foi escolhido para ser o primeiro a lançar essa linha. A relação da consumidora brasileira com o cabelo é muito especial, elas são verdadeiras especialistas. Também estamos orgulhosos de ter duas brasileiras representando nosso país e participando da campanha que veiculará em todo o mundo”, afirma Ana Paula Fischer (Poppy), diretora de marketing e educação.

Orquídea negra

A linha Neo Dermo da Eudora acaba de ganhar dois novos produtos. O Sérum Preenchedor Ácido Hialurônico é um dos destaques, preenchendo rugas profundas e linhas de expressão em até 4 semanas, além de oferecer firmeza a partir da segunda semana e hidratação por até 72 horas. Os benefícios são garantidos pela tecnologia ORCHISTEM™, que utiliza células-tronco da rara orquídea negra japonesa para estimular e melhorar a comunicação entre células-tronco e fibroblastos, promovendo uma pele rejuvenescida e com estrutura melhorada.

“Neo Dermo é a linha de Eudora especializada em cuidados com a pele, que foi cuidadosamente desenvolvida com ativos biotecnológicos, que são ingredientes naturais transformados em laboratório para aumentar a eficácia dos produtos cosméticos”, afirma Camila Massaia de Arruda, diretora da Categoria de Cuidados Faciais de Eudora Neo Dermo.

Blend de óleos

A Bauny Cosméticos lançou quatro versões de Lip Oil (Avelã, Cereja, Damasco e Frappuccino), que além do Phytoesqualano derivado do óleo de oliva, também conta com o Vitaoils Plus, um blend de sete óleos vegetais prensados a frio: abacate, argan, girassol, linhaça, macadâmia, oliva e coco. Esse processo permite que os óleos sejam extraídos da forma mais pura possível, mantendo seus ativos mais homogêneos e consistentes. A fusão de óleos nutri, protege e hidratar os lábios. O produto  conta com um acabamento translúcido, ideal para quem busca um brilho natural e sutil nos lábios.

Ameixa kakadu

Ingrediente derivado da ameixa Kakadu, uma fruta nativa da Austrália, tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos cosméticos e da nutrição devido às ótimas propriedades dela. Rico em vitamina C (até 100 vezes mais do que uma laranja), apresenta comprovados benefícios antioxidantes, estímulo à produção de colágeno e anti-inflamatórios.

Alguns produtos de beleza já contam com esse ingrediente na fórmula, como a Loção Australian Gold Kakadu Bronzer, para quem deseja um bronzeado construível, com resultados naturais e duráveis, e o Mousse Autobronzeador Kakadu Bronze, que contém o dobro de ativos, proporcionando um bronzeado imediato e impecável por até 7 dias.

O extrato de kakadu também é a estrela do Super C Sérum Antioxidante Concentrado, lançado pela Auá. O produto promete iluminar, uniformizar e estimular a produção de colágeno para proporcionar uma aparência mais jovem e radiante.  “Este novo ativo reforça o nosso compromisso em continuar trazendo ativos potentes e inovadores na Auá Natural, enquanto ajudamos a democratizar o uso de cosméticos sustentáveis no Brasil.”, diz Chayza Dantas, CEO do Grupo Chlorophylla.

Infusão de óleos

A linha Infusão de Óleos, lançada em março pela Haskell Cosméticos para cabelos ressecados, conta com os óleos de marula, monoi e argan, para garantir hidratação, nutrição e ação antioxidante. A linha é composta por shampoo, condicionador, óleo nutritivo, leave-in e máscara.

Extratos de flores

Acabam de chegar ao Brasil os novos Pure Canvas Primers de Laura Mercier. Com 85% de ingredientes específicos para o cuidado com a pele, que combinam a maquiagem de alto desempenho com cuidados eficazes para a pele, os primers chegam em três versões que prolongam a duração da maquiagem e melhoram visivelmente a aparência da pele durante e após o uso. Todos possuem em suas composições Rosa Alpina, Extrato de Flor de Rosa Eijitsu e Rosa de Provença, que trabalham para infundir umidade na pele, suavizar e minimizar os poros, e fortalecer a barreira da pele. São três fórmulas diferentes destinadas a necessidades diferentes: hidratação, desfoque e iluminação.

Ginseng para equilibrar

A Darrow Laboratório lançou um novo integrante da linha Actine para peles oleosas: Actine RENOV, um concentrado renovador antiacne com resultados comprovados em apenas 7 dias.  Com niacinamida, ácido succínico e P-Refynil, o produto também conta com extrato de ginseng, que energiza e restaura o equilíbrio da pele. “Durante muito tempo, buscamos inovações, dedicando até três anos para desenvolver um produto de alta qualidade que ofereça segurança. Agora, a linha Actine está completa, proporcionando uma rotina de cuidados com a pele ainda mais eficaz’’, diz Andrea Viegas, gerente de marketing.

Figo marroquino

Um dos destaques da Couture Mini Clutch, paletas de quatro sombras inspiradas na alta costura lançadas Yves Saint Laurent Beauté, é a formulação enriquecida com óleos preciosos, como óleo de semente de café, óleo de amêndoa doce e óleo de cacto de figo dos Jardins Comunitários YSL Beauté Ourika, nas montanhas do Atlas Marroquino, onde a marca apoia uma cooperativa agrícola feminina inclusiva. Estes ingredientes garantem benefícios de cuidados com a pele, proporcionando conforto leve e prolongado e uma sensação suave ao serem aplicados.

Expansão da green beauty

O aumento das aplicações de óleos e extratos vegetais em formulações cosméticas também tem impulsionado o mercado global de cosméticos verdes, que na previsão da Transparency Market Research deverá mais do que dobrar de tamanho nos próximos 10 anos, passando de US$ 33,7 bilhões em 2023 para US$ 70,6 bilhões em 2024.

Murilo Marques, sócio fundador do Portal Cosmetic Innovation

Murilo Marques, sócio fundador e editor-chefe do Portal Cosmetic Innovation

De acordo com o relatório, o mercado de cuidados com a pele deteve a maior participação em 2023, impulsionado especialmente pela crescente de manda de proteção solar, hidratantes e produtos de limpeza: “O mercado de produtos cosméticos verdes, produzidos o com ingredientes naturais, orgânicos e sustentáveis, está na vanguarda da promoção da sustentabilidade e da consciência ambiental no setor de cosméticos”.

Para Murilo Marques, sócio fundador e editor-chefe do Portal Cosmetic Innovation, em um futuro bem próximo, assim como aconteceu com a vitamina C, o retinol, o ácido hialurônico, a niacinamida e outros ingredientes, com a descoberta de novos bioativos e o desenvolvimento de novas formas de extração, da biotecnologia e dos métodos de comprovação científica, surgirão novos ingredientes heróis.   “Em vez de reformulações com ingredientes já estabelecidos, veremos surgir na indústria uma nova geração de ingredientes, o que mudará para sempre o cenário da beleza”, aposta.

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