Depois de registrar vendas fracas em 2020 e 2021, por conta das restrições da pandemia, da redução do poder de compra e da limitação do turismo e atividades ao ar livre, o mercado de proteção solar no Brasil surpreendeu no ano passado. As vendas atingiram R$ 4,1 bilhões em valor, com elevação de 13% na comparação com 2021, de acordo com a Euromonitor International, que prevê que em 2027 elas deverão chegar a R$ 6,9 bilhões.
O desempenho do mercado brasileiro foi superior ao alcançado pelo global, que cresceu 11,4% no período, com US$ 13,3 bilhões em vendas, o que manteve o país na terceira posição no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Segundo a Euromonitor, o consumo global de cuidados com o sol deverá representar US$ 21,4 bilhões até 2027.
Sazonalidade da categoria
Embora a conscientização do consumidor quanto à necessidade do uso do protetor solar em todas as estações do ano tenha crescido, segundo Ana Seccato, diretora comercial para Argentina e Brasil da Circana, 40% das vendas do ano passado foram realizadas no último trimestre, período mais representativo para a categoria.
Ana Seccato, diretora comercial para Argentina e Brasil da Circana
Analisando a evolução mês a mês desde o ano de 2019 no total para o mercado semi seletivo e prestígio, Ana avalia que realmente há uma tendência de aumento de representatividade à medida que se aproxima o final do ano, o que caracteriza o efeito sazonal nas vendas.
“Olhando por canais, no canal físico, os kits que contêm produtos solares performam melhor do que os outros tipos, já que possibilitam aos consumidores a compra de dois ou mais produtos por um valor mais acessível. Já no canal online, o destaque vai para os autobronzeadores”.
Protagonista na rotina
Para Natália Vargas, especialista em tendências na WGSN, as inovações nessa categoria terão como foco formulações que sejam mais funcionais, principalmente na busca de um resultado mais híbrido, proporcionando fatores de proteção e bronzeamento ao mesmo tempo. “Com a crescente preocupação dos consumidores em torno da saúde da pele como um todo, o segmento de proteção terá uma nova oportunidade de atuação para engajar seus consumidores, os quais buscarão não apenas soluções como foco em proteção e/ou bronzeamento, mas também características como hidratação e manutenção da saúde da pele”.
Natália Vargas, especialista em tendências na WGSN
Essa mudança de comportamento, na avaliação de Natália, abrirá espaço para que os produtos de proteção solar possam se tornar o principal item da skincare diária.
Pele bipoc
Uma das principais tendências para 2024 captadas pela WGSN é a proteção para as peles bipoc – termo que se refere às peles melanizadas, como no caso de negros, indígenas e outros grupos étnicos. “Este é um mercado que vinha sendo esquecido quando se falava em proteção solar, resultado de um equívoco de que este tipo de pele, naturalmente com mais eumelanina, não necessita de proteção, o que não é verdade, e mostra que a preocupação com este segmento é uma necessidade e não apenas um nicho”, observa Natália.
A especialista pontua que, quando peles bipoc utilizam opções de proteção solar não adequadas ao seu tipo de pele, esses produtos acabam apresentando um tom esbranquiçado, tornando-se uma das maiores barreiras de compra para este mercado. “Veremos marcas criando novas formulações e usando de efeitos como o translúcido para suprir essa necessidade. No caso do Brasil, onde 54% da população total se identifica como negra, este é um mercado com grande potencial inexplorado”.
Inovando com ingredientes
Para suprir a necessidade de inovação na categoria, os fornecedores de matérias-primas vêm lançando novos ingredientes que prometem ajudar nos principais desafios de desenvolvimento, tanto no que se refere aos objetivos de formulações como às demandas dos consumidores.
Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care na Gattefossépara a América do Sul e Central, pontua que o desenvolvimento de fotoprotetores bem-sucedidos para praia e piscina passa, invariavelmente, por formulações de alta resistência à água. “Uma das estratégias é optar por emulsões água em óleo, aquelas cuja fase externa é a oleosa e que, portanto, possuem resistência à água”, recomenda.
Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care na Gattefossé
Para essa categoria de emulsões, a Gattefossé oferece em seu portfólio o Emulium® Illustro, emulsionante água/óleo 100% derivado natural, aprovado COSMOS. “O Emulium® Illustro é ideal para formulações de fotoproteção devido à compatibilidade com filtros solares químicos e físicos, boosters de FPS, além de seu perfil sensorial com residual leve e não oleoso”, explica Luciana, que informa que essas características foram validadas pelo painel treinado de análise sensorial da Gattefossé.
Em relação aos filtros físicos, Emulium® Illustro, segundo Luciana, também auxilia na dispersão de dióxido de titânio e óxidos de zinco, permitindo a estabilização de fotoprotetores 100% minerais com ótima sensorialidade e baixo residual branco, que são formulações cada vez mais buscadas pelos consumidores, especialmente para o público infantil. Confira a formulação do protetor solar Mineral Shield SPF50 para uso na praia, com acabamento não pegajoso e totalmente mineral. Veja também o passo a passo no vídeo How to formulate mineral suncare product?
Uma preocupação crescente entre os consumidores de fotoproteção é a biodegradabilidade das formulações. Por isso, a Gattefossé possui uma equipe multidisciplinar dedicada ao tema. Luciana destaca que Emulium® Illustro já foi submetido ao ensaio de biodegradabilidade, de acordo com a metodologia OECD 301F, e foi classificado como prontamente biodegradável.
Mecanismo de dupla camada
Polyanna Aguilar, especialista de aplicação de Personal & Pet Care da Brenntag, alerta para os inúmeros os desafios de desenvolvimento de uma formulação de proteção solar, que vão desde a dispersão dos filtros UV, cristalização e estabilidade até o sensorial final durante a aplicação.
Polyanna Aguilar, especialista de aplicação de Personal & Pet Care da Brenntag
“Com base nesses desafios, a Brenntag, líder em distribuição de ingredientes, apresenta SunCat, uma tecnologia exclusiva para proteção solar.
SunCat, segundo Polyanna, consiste em uma tecnologia em cápsula para as formulações de proteção solar, baseada em um mecanismo de encapsulamento de dupla camada aquosa, na qual os filtros UV são solubilizados, estabilizados e encapsulados no interior da esfera, através de um sistema de emulsão água-óleo-água.
“O mecanismo de dupla camada aquosa evita a agregação das formulações e facilita a aplicação, uma vez que, a homogeneização é feita em água e em processo a frio e entrega o benefício sensorial de toque seco, leve e fresco”, explica a especialista da Brenntag, que também ressalta que SunCat evita a absorção dos filtros UV e diminui a sensibilidade e irritação, podendo ser utilizado em formulações de pele sensível e área dos olhos.
Outra solução indicada por Polyanna é o VEGELIGHT® SILK, que consiste em um alcano vegetal de cadeia curta, com perfil sensorial seco, leve e livre de pegajosidade. “É um agente de textura com sensorial marcante de toque sedoso com rápida absorção e que contribui para a redução de fundo branco nas formulações com FPS. Além disso, é uma alternativa natural direta para silicones voláteis e isododecano”.
Filtros minerais
Jessica Ribeiro, especialista de aplicação da Kobo, observa que os filtros inorgânicos (ou minerais), em relação aos orgânicos, são considerados mais seguros, inclusive reconhecidos como GRASE (Generally Recognized as Safe and Effective) pelo FDA, pois são menos propensos a causar irritações e reações alérgicas na pele. Eles também se mostram mais seguros para o meio ambiente, especialmente à vida marinha.
Jessica Ribeiro, especialista de aplicação da Kobo
“A Kobo é uma empresa líder na produção de filtros solares minerais, com longa história de inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de proteção solar, e oferece um grande portfólio de filtros minerais com dióxido de titânio e óxido de zinco de alta qualidade”, afirma Jessica, ressaltando que eles proporcionam proteção eficaz contra a radiação UV, sem comprometer a segurança ou a eficácia.
Um dos destaques são os óxidos de zinco com diferentes tamanhos de partículas, que permitem formular protetores solares 100% minerais e com maior transparência. “Sempre indicamos a combinação de óxidos de zinco para atingir amplo espectro de proteção solar”, diz Jéssica. Um exemplo dessa combinação é a formulação desenvolvida pela Kobo W/O Creamy Zinc Oxide Only Sunscreen (KSL-472-BR).
A especialista explica que essa formulação utiliza a combinação de dois filtros: o ZNO-660-ASGP7, um óxido de zinco em pó com um tratamento de superfície superdispersível de Stearoyl Glutamic Acid e Polyhydroxystearic, o que auxilia em sua dispersão. Além disso, esse ingrediente possui um tamanho de partícula de 25nm, garantindo transparência e proteção UVB/UVA eficaz.
O outro ingrediente chave da formulação é o ZNO-C-ASG3J, um óxido de zinco em pó com tratamento de superfície de Stearoyl Glutamic Acid, que confere um sensorial extremamente cremoso à formulação. Este óxido de zinco, segundo Jessica, possui um tamanho de partícula de 265 nm, auxiliando a formulação a atingir um UVA balanceado e alto comprimento de onda crítico.
Booster de performance
Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, lembra da importância do uso de protetores solares para proteger a pele, pois eles contêm filtros UV, que absorvem ou refletem os raios UV do sol para ajudar a prevenir queimaduras solares e danos à pele. Mas pontua que há uma crescente preocupação de que alguns dos produtos químicos nos filtros UV possam causar danos ao ambiente marinho e vida aquática.
Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan
“Se pudermos reduzir o uso desses produtos químicos, podemos ajudar a proteger o meio ambiente”, defende Fernanda, destacando que a Stepan Personal Care desenvolveu o STEPANQUAT® Soleil, um novo ingrediente multifuncional que atua como ‘booster’ na performance dos filtros UV, permitindo que o formulador use menores quantidades de filtros UV, mas ofereça a mesma proteção e também ajuda a reduzir o nível de toxicidade aquática da formulação final do filtro solar.
“Além disso, STEPANQUAT Soleil também oferece melhor textura na pele do que os protetores solares tradicionais. Ele melhora o sensorial e espalhabilidade do produto, reduzindo problemas com o esbranquiçado”.
Derivado naturalmente do óleo de girassol não OGM (organismos geneticamente modificados), STEPANQUAT® Soleil é biodegradável e hipoalergênico. Saiba mais sobre o produto neste vídeo.
Melhor estabilidade
“Os protetores solares minerais possuem diversas vantagens de uso, como apresentarem menor risco de causar alergias, serem mais fotoestáveis e protegerem a pele contra radiação UVB e UVA”, reforça Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD Brasil.
Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD Brasil
Vanessa destaca o amplo portfólio da linha UV Cult de filtros solares minerais da empresa Grant, distribuída no Brasil com exclusividade pela IMCD, que oferece várias opções de dióxido de titânio e óxido de zinco em diferentes fluidos naturais e tamanhos de partículas (confira nos gráficos abaixo), inclusive com itens certificados Cosmos.
“O grande diferencial dessa linha é a facilidade de manipulação, melhor estabilidade da fórmula, baixo residual branco e sensorial muito leve”, garante.
Enfatizando que em formulações de protetores solares é imprescindível um modificador sensorial, Vanessa indica também da Grant o Granpowder BBP-700, que proporciona excelente deslize, alta absorção de oleosidade, além de ser natural e biodegradável em água do mar.
“Possuímos ainda um amplo portfólio de filtros solares orgânicos com alto desempenho da empresa global MFCI, entre eles Avobenzona, DHHB, Octocrileno, Octil Metoxicinamato, Homosalato”, informa Vanessa, acrescentando que eles podem ser usados em formulações solares químicas ou em associação com os filtros inorgânicos.
Umectante multifuncional
“A Tovani/Volp, parte do grupo Barentz, presente em mais de 65 países, tem um amplo portfólio de ingredientes para auxiliar no desenvolvimento de produtos de linha solar com alta performance, ótimo custo-benefício e a inovar com qualidade em um mercado tão consolidado”, afirma Ana Freire, coordenadora técnica de Personal Care e Pharma.
Ana Freire, coordenadora técnica de Personal Care e Pharma
Para conferir maior estabilidade à formulação, Ana destaca o Isopentyldiol (IPD), umectante multifuncional da Kuraray, com ótima compatibilidade dérmica e alto poder de solubilização dos filtros físicos e químicos cristalinos, prevenindo possível recristalização e redução do FPS durante o shelf life. “Além disso, o Isopentyldiol (IPD) apresenta excelente poder de solubilização de repelentes, ideal para a estabilização de protetores solares com repelente de insetos”.
Como ativo de alta performance e benefícios multifuncionais, Ana sugere o Infraguard, ativo da parceira Mibelle, composto por taninos derivados de Tara e extrato de broto de Girassol. Ele atua em níveis celulares protegendo o DNA mitocondrial, fibroblastos e queratinócitos dos efeitos da luz azul, confere efeito antipoluição e evidente aumento da firmeza e redensificação da pele. De acordo com os estudos realizados, Infraguard combate também os efeitos das ondas 5G dos celulares que podem causar estresse oxidativo e inflamação da pele.
Complementando, Ana ressalta que, com a linha de filtros lipossolúveis e hidrossolúveis para proteção UVB e UVA da parceira MFCI, é possível formular protetores com diversos sensoriais, inclusive formulações de toque aquoso, leve e seco, ideais para a pele oleosa e preta.
Composto sinérgico
“A exposição excessiva da pele aos raios ultravioleta, à luz visível e aos raios infravermelhos leva à formação de estresse oxidativo, inflamação, apoptose e degradação da matriz extracelular (MEC). Estas são as principais causas do envelhecimento prematuro da pele, bem como de várias doenças da pele, incluindo queimaduras, ressecamento, sensibilidade, eritema e, no longo prazo, manchas, tez irregular e fotoenvelhecimento” comenta Kleidson Lobato, gerente técnico da Greentech Brasil.
Kleidson Lobato, gerente técnico da Greentech Brasil
Lobato observa também que a proteção contra as radiações UV por si só não é suficiente para prevenir esses problemas da pele e destaca o ativo SOLARINE IV®desenvolvido para preparar, proteger a pele contra a exposição solar, estimular a ação de filtro solar UVA-B e também absorver a luz azul.
SOLARINE IV® é um complexo sinergético composto de óleo de coco, tradicionalmente conhecido por suas propriedades hidratantes e protetoras; espinheiro marinho, fonte rica de vitaminas A e E, carotenóides, fitosteróis e ácidos graxos poli-insaturados, e óleo de sementes de roseira brava, que possui alto teor de ácidos graxos e vitaminas B1, B2, PP, K e C.
“O SOLARINE IV® reduz a formação de EROs (espécies reativas de oxigênio) e limita a inflamação da pele. Com isso, o bronzeamento é promovido ao mesmo tempo em que a pele é protegida do envelhecimento prematuro, permanecendo flexível, elástica e hidratada”, ressalta Lobato, que indica sua aplicação em produtos de proteção solar, pós-sol e antienvelhecimento.
Em um protocolo in vitro, realizado para comparar a ação “booster” quanto ao espectro de absorção de Parsol MCX (10 mg/L) sozinho, SOLARINE® IV a 5% ou a combinação de ambos, demonstrou o aumento da absorbância do Parsol MCX em 40% em um comprimento de onda de 300 nm (UVB) (veja gráfico).
Fortalecimento da Barreira
Elaine Scarelli, líder de Home e Personal Care para a América Latina da IFF, destaca que o relatório “The Future of Suncare: 2023”, da Mintel, aponta o crescimento das alegações relacionadas à barreira da pele em protetores solares. “Apesar de ainda se tratar de um nicho, esse tipo de alegação está crescendo e representa uma oportunidade importante para a categoria”, avalia.
Elaine Scarelli, líder de Home e Personal Care para a América Latina da IFF
Para Elaine, cada vez mais, os consumidores buscam produtos com múltiplos benefícios, seja porque querem uma rotina de skin care minimalista ou para reduzir gastos. “Em um país como o Brasil, com alta incidência de luz solar e raios UV e um mercado de proteção solar que pode superar os R$ 4,1 bilhões até 2025, segundo a Euromonitor International, a indústria tem a oportunidade de agregar valor a seus produtos e torná-los a base do cuidado diário com a pele”.
A exposição ao sol pode trazer efeitos indesejados, como ressecamento associado o risco de infecção e fadiga cutânea, condição relacionada à opacidade e formação de linhas finas e rugas. Elaine lembra que manter a pele hidratada é fundamental para assegurar um metabolismo adequado, manter a elasticidade e flexibilidade dos tecidos e garantir a função de proteção da pele.
“Com osmólitos como o GENECARE® OSMS BA e o GENENCARE® OSMS MI, ambos de origem natural e upcycled, conseguimos atender a essas demandas, porque essas pequenas moléculas contribuem para propriedades de equilíbrio hídrico, proteção contra desidratação induzida por estresse ambiental (UV e temperaturas)”, afirma Elaine. “Além disso, possuem resultados comprovados de fortalecimento da barreira da pele e nas propriedades biocutâneas como elasticidade e deformação” (veja gráficos abaixo).
Ativo de tratamento
Julianna Gonçalves, coordenadora técnica da Colormix Especialidades, reforça que uma das abordagens na inovação em cosméticos para cuidados com o sol se baseia na sustentabilidade e na clean beauty, que incentivam o uso de ingredientes alternativos que garantam proteção solar de forma natural, com performance e segurança.
Julianna Gonçalves, coordenadora técnica da Colormix
Uma indicação de Julianna é o Apalight EMS Powder, um ativo baseado na hidroxiapatita de cálcio biomimética, certificado pelo Cosmos-Icea, que atua como um booster de proteção solar natural e que promove benefícios adicionais à pele.
“Ele pode ser uma alternativa para substituição parcial ou total de titânio, pois atua de maneira semelhante, porém sem o efeito esbranquiçado e com melhor textura. Além disso, é totalmente seguro para o ambiente marinho e corais”.
Segundo a coordenadora da Colormix, estudos sustentam a atividade do Apalight EMS Powder na minimização de sinais do envelhecimento e no aumento da firmeza e elasticidade (veja a imagem). “Ele promove ação soft-focus, ao preencher linhas de expressão e também pode ser incluído como ativo de tratamento em produtos faciais”, explica.
Para complementar o esquema de proteção natural, Julianna indica o Biosun, blend botânico baseado em romã, gingko biloba, calêndula e chá verde, que apresenta atividade antioxidante, cicatrizante, restauradora de tecidos e anti-inflamatória. “Em estudos de performance, realizados a 3%, comprovou sua ação como booster na proteção de FPS, além de diminuir o efeito esbranquiçado de ativos fotoprotetores minerais”.
Sensorial aveludado
“Atualmente, posicionamentos como resistência à água, eco e skin-friendly, rápida absorção e longa duração são os mais utilizados em produtos para proteção solar”, analisa Laís Fraga Magnus, especialista de P&D na Embacaps, apontando que, entre 2015 e 2020, lançamentos de produtos personal care utilizando o claim “aluminun-free” aumentaram, principalmente quando se fala de produtos sun care.
Laís Fraga Magnus, especialista de P&D na Embacaps
Laís reforça que a estabilização e o sensorial da formulação são considerados os maiores desafios e impactam diretamente na eficácia do protetor solar, recomendando o Farmal® AF 1100 (INCI: calcium starch octenylsuccinate), um polímero multifuncional bio-based, indicado no desenvolvimento de formulações sun care, por possuir alta capacidade de absorção de óleos e rápida absorção na pele, quando comparado a outros amidos.
O Farmal® AF 1100, segundo Laís, atua como modificador de sensorial, reduzindo a pegajosidade, doando toque seco e deixando a pele com sensorial macio e aveludado. O percentual de uso recomendado é de 2% a 5% em cremes e loções e de 5% a 30% para aplicações em pó, sendo ele capaz de fornecer pós de fluxo livre. “É livre de alumínio, Non-GMO e biodegradável, considerado uma alternativa ao talco e modificadores de sensorial com alumínio na composição”.
A especialista da Embacaps conta que, em testes de performance realizados em uma emulsão inorgânica FPS 50, a amostra contendo o Farmal® AF 1100 apresentou melhor estabilidade, já que ele auxilia na dispersão de ativos UV, evitando a coalescência e liberação desses ativos da suspensão através da desestabilização da formulação.
“Também por se tratar de um pó de fluxo livre, o Farmal® AF 1100 se dispersa facilmente na emulsão, doando viscosidade e auxiliando na estabilização por um maior período”, explica Laís, destacando que em sua composição o amido é modificado com íons de cálcio, formando um revestimento hidrofóbico, contribuindo para resistência à água da formulação.
Facilitando a estabilidade
“Estabilizar uma emulsão com uma boa combinação de filtros, balanceada para o FPS correto, e garantir sensorial agradável, pode ser bastante desafiador. Mas quem já experimentou a linha Pemulen™ da Lubrizol, distribuída com exclusividade pela Dinaco, tem uma história diferente para contar”, garante Fernanda Freitas, coordenadora do laboratório de inovação da distribuidora, lembrando que relatos como “não estabilizava de jeito nenhum, só com Pemulen™ conseguimos fechar a formulação” são comuns no desenvolvimento de produtos de sun care.
Fernanda Freitas, coordenadora do laboratório de inovação da Dinaco
Fernanda explica que o Pemulen™ EZ-4U é um emulsionante polimérico aniônico indicado para sistemas O/A, capaz de emulsionar alta carga de óleos.
Alinhado à Química Verde, tem maior compatibilidade com álcoois graxos e pode ser formulado em ampla faixa de pH (4-9). “Ele garante dispersão em até 5 minutos, com aspecto mais liso, sensorial leve e, para completar, ainda melhora a resistência do produto final à água”.
Com a estabilidade desde cremes até sprays resolvida, Fernanda afirma que pensar em inovação e diferenciação do produto se tornou um passo mais fácil: “Temos, por exemplo, sugestão de um filtro solar inspirado na onda do mundo invertido da série Stranger Things da Netflix, com partículas de pigmento perolado suspensas, que dão efeito semelhante ao visual da outra dimensão”. A ação de suspensão de partículas em óleo, permitindo a criação de cosméticos luxuosos e de texturas diferenciadas, é possível graças ao Oilkemia™ 5S polymer, modificador reológico solúvel em óleo, não iônico, de composição 70% vegetal.
Eficácia do conservante
Roberta Araujo, líder técnica Brasil em cuidados pessoais e proteção microbiológica da Ashland, observa que as expectativas dos consumidores têm se voltado a FPS mais altos, texturas agradáveis e benefícios adicionais à pele. A crescente complexidade das fórmulas, entretanto, traz também o desafio de uma preservação segura e eficaz.
Um dos fatores determinantes para a preservação das formulações, segundo Roberta, é a composição e concentração dos ingredientes. Ela explica que a eficácia conservante depende do coeficiente de partição entre a fase oleosa e a aquosa. “Ou seja, quanto maior a composição de filtros orgânicos para atingir altos valores de FPS, maior é a presença de óleos e maior o desafio para preservação”. Já os filtros minerais têm pouco impacto nessa proporção e na preservação.
Roberta Araujo, líder técnica Brasil em cuidados pessoais e proteção microbiológica da Ashland
Segundo a especialista, conservantes tradicionais, como doadores de formaldeído e isotiazolinonas, são extremamente solúveis em água e permanecem na fase aquosa das emulsões, onde estão os microorganismos, e, portanto, são mais efetivos, mesmo em sistemas com maior fase oleosa. “Com a crescente demanda por produtos clean beauty e mais suaves, ingredientes como caprilil glicol ou etilexilglicerina têm sido bastante utilizados, mas devido à limitada solubilidade em água, podem necessitar concentrações maiores ou combinações de sistemas preservantes”, pontua.
Roberta destaca do portfólio da Ashland sistemas antimicrobianos com ingredientes derivados naturais, que demonstram desempenho robusto para todos valores de FPS, como o optiphenTM gp preservative (Phenoxyethanol, Propanediol, Propylene Carbonate, Caprylhydroxamic Acid, o-cymen-5-ol), com amplo espectro, ótima estabilidade, compatibilidade em formulações e uma excelente opção para peles sensíveis (HIRPT) e região dos olhos.
Outro produto é o sensivaTM sc 80 multifunctional (Propanediol, Caprylyl Glycol, Caprylhydroxamic Acid), que também é de amplo espectro, ótima estabilidade, compatibilidade, alto índice de naturalidade e que proporciona benefícios adicionais à pele por sua ação antioxidante e inibidora da colagenase e da hialuronidase.
Inovações na categoria
Muitos lançamentos recentes estão inovando com a incorporação de novos claims e formatos. A La Roche-Posay promete a maior inovação dos últimos 30 anos com o lançamento no Brasil do Anthelios UV Mune 400, primeiro filtro solar com a nova tecnologia de proteção filtrante contra os raios UVA ultralongos, que vão de 380 a 400nm, que penetram mais profundamente na pele e estão entre as principais causas do fotoenvelhecimento e do câncer. Eles representam 30% dos raios UV e afetam todos os tipos de pele.
“A tecnologia inovadora do Anthelios UV Mune 400 traz o Mexoryl 400, o melhor filtro solar contra os raios UV mais profundos, também ultra resistente e com efeito ultra invisível”, explica Maíra da Matta, diretora de La Roche-Posay no Brasil. O produto, desenvolvido com textura ultraleve e acabamento invisível, garante alta proteção com FPS 60 e PPD 46.
Protetor solar em bastão
A Kind Beauty and Care apresentou Kind Stick, o primeiro protetor solar em bastão refilável do Brasil. O produto é incolor, com filtros minerais de alta proteção, sensorial suave e textura aveludada, além de não ser oleoso e apresentar um baixo residual branco após seu uso.
Com 99,3% dos ingredientes sendo de origem natural ou derivada do natural, o lançamento reflete o pilar sustentável da marca. “Levamos mais de três anos no desenvolvimento do Kind Stick e, ao final, conseguimos uma formulação que contém um alto índice de naturalidade, com FPS51, resistente à água e ao suor, pediatricamente testada e com sensorial agradável”, conta Corina Godoy, idealizadora e farmacêutica da Kind Beauty and Care. A fórmula é enriquecida com óleo de jojoba, ceramidas, vitaminas e esqualano, permitindo que o produto ofereça uma hidratação equilibrada, além de auxiliar na regeneração e restabelecimento da vitalidade da derme.
Tripla proteção
Também novidade no mercado, a linha facial de proteção solar Nivea Sun Tripla Proteção, que protege contra os efeitos nocivos dos raios UVA/UVB, radicais livres causados pela luz visível e poluição. Com fórmulas tecnológicas, especialmente desenvolvidas para o mercado brasileiro e asiático, o lançamento chega em três versões: Anti-Acne, Antissinais e Pele Radiante.
Além de textura leve, rápida absorção, alta proteção UVA/UVB, o lançamento traz ingredientes ativos que proporcionam resultados visíveis a partir de quatro semanas de uso contínuo, como sal do Himalaia, conhecido por auxiliar na prevenção da produção de oleosidade excessiva da derme; algas marinhas, que promovem a produção de colágeno da pele, e extrato de rosas, ingrediente com alto poder antioxidante.
Aumento de colágeno
O novo Minesol Oil Control, da Neostrata, que está sendo divulgado em campanha com Sabrina Sato, conta ativos que proporcionam diferenciais ao produto: antioleosidade, que reduz em até 86% a oleosidade da pele em quatro semanas; antioxidante, com ativo cinco vezes mais potente que a vitamina C; e antissinais, pela NeoGlucosamina, que aumenta em 33% a produção de colágeno.
“Sempre reforçamos a importância do uso contínuo de protetor solar, independentemente da estação do ano. Mas, nesta campanha, conseguimos destacar o grande diferencial que MINESOL® traz para a pele, que é aumentar a produção de colágeno. E isso é viável devido a presença da NeoGlucosamina, um ativo dermocosmético inovador, muito poderoso e eficaz que foi desenvolvido por nossos cientistas e patenteado pela Neostrata”, afirma Camilla Macedo, gerente sênior de marketing de Neostrata Minesol na J&J Consumer Health BR.
Gel ultraleve
O Skin Aqua UV Super Moisture Gel 110g FPS 50, líder de vendas no Japão no segmento de uso diário e disponível no Brasil, é um protetor solar facial e corporal de base aquosa com textura em gel ultraleve de rápida absorção, que protege a pele sem deixá-la oleosa. A fórmula rica em ingredientes hidratantes possui dois tipos de ácido hialurônico, que atuam como uma barreira natural que evita a perda de água e preserva a hidratação natural, além de arginina e colágeno hidrolisado para auxiliar na firmeza e na elasticidade da região desidratada pelos raios solares. Resistente à água e ao suor, é livre de parabenos, fragrância e corantes.
Pigmentos inteligentes
A Mantecorp Skincare aumentou seu portfólio de proteção solar, uma de suas principais linhas de produtos, com o Episol Smart Color FPS 50. O diferencial da novidade é que, além de oferecer uma proteção completa (UVA, UVB, IVA-A e luz visível), sua formulação possui pigmento inteligente, permitindo que a sua textura branca se adapte a diferentes tons de pele, revelando a cor ideal após a aplicação.
Feito para todos os tipos de pele, o protetor ainda conta com a niacinamida e o extrato de colza, que juntos promovem ação antioxidante e efeito clareador, uma vez que regulam a produção e previnem o aumento excessivo de melanina. Também conta com o ativo Detoskin, com ação detox e rejuvenescedora.
Textura aquosa
O Protetor Solar Aqua Fluid FPS 50 chegou ao mercado com cinco novas cores, buscando atender a diversidade da pele brasileira. O produto, que é ultra fluído com textura aquosa, rápida absorção e toque imperceptível na pele, também trata ao inibir a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade. Ele conta com ativo seborregulador com efeito matificante, ácido hialurônico para hidratação da pele e niacinamida, que protege a pele contra degradação de colágeno, trazendo benefícios extras à proteção solar.
Protetor bifásico
Outra novidade no mercado é a loção óleo-aquosa ISDIN HydroLotion FPS 50, fotoprotetor corporal bifásico com dupla ação: alta proteção UVB/UVA SPF50 e revitalização, graças à Chlorella maris, com ação antioxidante que revitaliza a pele dos danos induzidos pela radiação solar. Sua formulação proporciona uma ação hidratante de secagem imediata com efeito refrescante e proporciona à pele uma aparência mais flexível e elástica e mais luminosa.
Preparando o próximo verão
Mal acabou o verão e as marcas já começam a se preparar para a temporada 2023-2024, quando a população aumenta os cuidados com a saúde e com o corpo. Segundo uma pesquisa realizada pelo C.Lab, laboratório de pesquisas interno da Nestlé, 77% dos entrevistados adotam novos hábitos durante a estação mais quente do ano.
A ordem de importância é alimentação, cuidados com a pele e exercícios físicos. Nas outras estações do ano, as principais preocupações são com saúde mental, alimentação e peso. De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados aumentam os cuidados com a pele, 67% praticam mais atividades físicas e 63% se alimentam de forma mais saudável.
Campanha agora é lei
Outro impulso para o aumento do consumo de protetores solar está surgindo por força da lei, com a publicação no início de abril da Lei 14.539/23, que institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol, a ser veiculada anualmente pelo poder público nos meios de comunicação durante as férias escolares.
A medida, que entra em vigor em 180 dias, tem como objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e as consequências da exposição indevida ao sol, e implementar medidas para facilitar o acesso a protetor solar.
O texto aprovado na Câmara dos Deputados permitia ainda ao governo reduzir ou isentar os tributos incidentes sobre protetores solares por meio de lei, mas e trecho foi vetado pelo presidente. Na justificativa ao veto, ele afirma que o incentivo fiscal contraria a Constituição e o Código Tributário Nacional, que exigem lei específica para regular o tema.
Sáude, inclusão e sofisticação
“Para o próximo verão, é importante que as marcas foquem em princípios como saúde como um todo, proteção, inclusão e sofisticação”, aposta Natália, da WGSN. Com um público bastante diverso, ela acredita na ascensão de duas vertentes para este mercado. De um lado, um maior número de marcas buscando transmitir a sensação de luxo, através de fórmulas que trazem aditivos como vitamina C, bloqueios de amplo espectro e até com o apelo para o seu uso durante a prática de esportes mais pomposos como o tênis, por exemplo. Por outro lado, o nascimento de produtos com foco em inclusão ganhando terreno, tanto na vertente da formulação de ingredientes com o uso de fórmulas translúcidas, por exemplo, como também na abordagem de suas comunicações.
Porém, Natália prevê que um sentimento será compartilhado por todos os tipos de perfis: “Os consumidores buscarão a manutenção da saúde, não só de dentro para fora, mas também através das barreiras humanamente visíveis, e a proteção solar comunica isso como nenhum outro produto”.