Divisão de luxo puxa vendas da L’Oréal no primeiro trimestre
A multinacional francesa L’Oréal informou um crescimento de 7,5% das receitas no primeiro trimestre deste ano, em comparação a igual período de 2016, para 7,05 bilhões de euros. Em termos ajustados, que excluem compras ou vendas de ativos e consideram taxas de câmbio constantes, houve avanço de 4,2%.
Segundo o presidente JeanPaul Agon, as primeiras semanas do ano foram extremamente atípicas, com um forte consumo de produtos de luxo, especialmente na Ásia, e um início lento para o mercado de consumo massivo e profissional. “O mercado parece ter se tornado mais estável e está retornando a seu antigo perfil”, afirmou em comentário que acompanhou o relatório de vendas do primeiro trimestre.
A divisão de luxo teve crescimento reportado de 17,8% de janeiro a março, para 2,16 bilhão de euros. O forte desempenho veio com a linha de maquiagem e a boa aceitação do perfume Mon Paris, da marca Yves Saint Laurent, além de novidades da Lancôme e Giorgio Armani. Em mesmas bases, o avanço foi de 12,2%.
A divisão de produtos de consumo, que inclui marcas como Maybelline e Garnier, ampliou as receitas em 4% no trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos ajustados, a alta equivale a 1,4%.
A área de produtos profissionais, que inclui marcas como L’Oréal Professional, Redken e Kérastase, avançou 0,5% em termos reportados e recuou 1,8% em mesmas bases.
A divisão de dermocosmética, que comercializa os cremes da La Roche Posay e Vichy, teve alta das vendas de 7,6% — ou 2,8% na comparação ajustada.
Brasil
Segundo a empresa, a operação no mercado brasileiro continua difícil.
As vendas na Europa ocidental vão bem: apesar de um mercado fraco na França, há boas taxas de crescimento no Reino Unido, Alemanha e Espanha.
A operação na América do Norte também caminha bem e é dinâmica, segundo a L’Oréal. A empresa considerou “sólido” o desempenho no leste Europeu e na Ásia.
Fonte: Valor