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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisFCE Cosmetique 2023 bate recorde de público e expositores

FCE Cosmetique 2023 bate recorde de público e expositores

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Evento realizado juntamente com a FCE Pharma atraiu cerca 21 mil visitantes

Por Estela Mendonça

O otimismo em relação ao mercado brasileiro de higiene e beleza, que deverá crescer 43% até 2027 e atingir US$ 38 bilhões até lá, segundo previsão da Euromonitor International, pode justificar em grande parte os recordes da 27ª edição da FCE Cosmetique, realizada simultaneamente à FCE Pharma, entre os dias 13 e 15 de junho no São Paulo Expo, na capital paulista.

Nadja Bento,  diretora do portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil

Definida por Nadja Bento,  diretora do portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento, como “o maior encontro de todos os tempos”, além de 400 empresas expositoras, 28% mais em relação ao ano anterior, o que surpreendeu mesmo foi o número de visitantes. Eram esperados 18 mil, mas compareceram 20.985, mais de 16%.

“A feira vem surpreendendo a gente desde o encerramento da última edição. Vendemos todos os espaços da FCE Pharma e da FCE faltou preencher menos 5% dos espaços livres. Isso nunca tinha acontecido em 26 anos de história”, ressaltou Nadja, que acompanha de perto os altos e baixos do mercado nos últimos anos. “O que a gente está vendo no mercado é essa receptividade, essa vontade de investir, de inovar. Está todo mundo olhando para a FCE como epicentro”.

Innovation Challenge

Nadja também destacou o crescimento da quarta edição do Innovation Challenge, prêmio promovido NürnbergMesse Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), para reconhecer soluções inovadoras em matérias-primas no setor de cosméticos.   “Tivemos 15 inscrições. Todas elas trouxeram produtos extremamente necessários e inovadores e demonstraram muita preocupação com a pele sensível”.

Com o Siliphos, uma alternativa natural aos retinoides, a Givaudan conquistou o primeiro lugar “É uma honra receber esse prêmio na nossa primeira participação. Estamos muito felizes com o reconhecimento, queremos mostrar como nossos ingredientes são de qualidade e bem avaliados”, afirmou Karine Lages, gerente de marketing da Givaudan.

“Esse ingrediente ativo não causa efeitos colaterais e oferece benefícios como o aumento e melhora da estrutura de colágeno, redução dos pés de galinha e as rugas da testa e diminuição da espessura das rugas faciais globais. Além disso, o seu diferencial dos outros participantes foi o seu robusto dossiê de teste de eficácia”, avaliou o jurado Alberto Keidi Kurebayashi, farmacêutico bioquímico,e diretor da Protocolo Consultoria,  que também destacou que neste ano todos os inscritos trouxeram inovações relevantes.

A segunda posição do prêmio foi conquistada pelo Amaretine®, lançado recentemente pela Lipoid Kosmetik. Segundo Paulo Hennies, Paulo de Tarso Hennies, gerente de negócios da Lipid, representante exclusivo no país, trata-se do primeiro ingrediente ativo a combinar um componente amargo e um doce, a fim de abordar sinergicamente os sintomas da pele sensível. “Este o primeiro prêmio conquistado pela empresa na América Latina, o que ajudará a aumentar a visibilidade da empresa e das aplicações dos fosfolipídios nos mercados de cosméticos, farma e nutrição”, comemorou.

Em terceiro lugar foi premiado o Neoimuno Hilus GB, da Gabbia, com propriedades de modulação da resposta inflamatória, por sua ação redutora das citocinas pró-inflamatórias IL-1β e IL-6, assim como da atividade da enzima mieloperoxidase. Além disso, promove uma melhora significativa no processo de produção das biomoléculas que compõem a matriz extracelular, como colágeno e elastina. Isso estimula os fibroblastos, contribuindo para a reepitelização e a restauração da vitalidade da pele.

Combate ao inflammaging

Foram muitas as inovações apresentadas nos estandes da exposição. Com o tema Wellness, a Tovani Benzaquen-Barentz apresentou produtos inovadores e minimalistas. Em skin care, trouxe o Mandarin Nectar para tratamento da acne adulta com o CALMandrin™, ganhador de prêmio Ouro na in Cosmetics 2023. Ele combate o inflammaging, acalmando a pele inflamada e avermelhada, além de aumentar a produção de colágeno, conferindo firmeza e redensificação. “Pode ser associado ao PoreAway™, que reduz visivelmente a aparência dos poros dilatados, comedões e a produção de sebo”, indicou a gerente técnica Rosângela Barzinski.

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen – Part of Barentz

Para a qualidade de vida do público sênior e/ou diabético, apresentou o Calcium Repair FPS 30, com o inovador sistema de encapsulamento de cálcio supramolecular do Epicalsome™, que promove sua biodisponibilização na pele. Segundo Rosângela, ele recupera os níveis de cálcio da barreira cutânea, fortificando principalmente da pele sensível, envelhecida e diabética, e previne a irritação, coceiras e desidratação.

Para a saúde e conforto íntimo feminino, desenvolveu o Skintimate Wipes com Femitim®, que suaviza problemas da pele íntima causados pela flutuação hormonal, diminui irritação, coceira e promove proteção natural, além do Mirasoft® SL A60, biosurfactante suave e microbioma friendly, e SharoWipes™ 630, conservante com ação antibiofilme especialmente desenvolvido para lenços umedecidos.

“Em Hair Care, trouxemos bem-estar e empoderamento para os cabelos texturizados e de alta densidade, como os cacheados e asiáticos, através da Curls Amplifier Liquid Mask-On”, destacou Rosângela. Sua textura e fácil aplicação são conferidas pelo Jaguar® HP-105, polímero natural que forma filme de alta lubricidade no fio. O tensoativo catiônico suave o STEPANQUAT® Soleil, esterquat vegetal com propriedades de alinhamento do fio e booster de curvatura, associado ao Flocare™ C 122 PF, conferem alto condicionamento a úmido e a seco.

Em Pet Care, a novidade é um gel dental com Biomoist®, Ácido Hialurônico para oral care, que previne a gengivite, restaura a gengiva e mantém a hidratação oral.

Conceito Venture

Este ano, a Embacaps esteve presente na FCE Cosmetique de cara nova. De acordo com Fabiana Smaniotto, gerente de marketing da Embacaps, a nova identidade carrega a essência e o posicionamento estratégico e reforça os valores que impulsionam a jornada da empresa.

Fabiana Smaniotto, gerente de marketing da Embacaps

Para esta edição, a empresa apresentou o conceito Venture, que propõe uma viagem contínua a destinos inexplorados em busca de novos horizontes, formatos, texturas e aplicações nunca consideradas. “Com Venture, você viaja para além do esperado, vivenciando experiências memoráveis. Explore nossas matérias-primas e formulações ricas em sensoriais e descubra possibilidades incríveis”, destacou Fabiana.

O conceito Venture foi traduzido em quatro protótipos de formulações que exploram diferentes abordagens de cinco matérias-primas, uma de cada um de seus parceiros, tanto da região sul, Basf e Wacker, quanto em nível nacional, Akema, Ingredion e a JRS, novo parceiro anunciado na feira.

Os protótipos de formulações, segundo Fabiana, foram pensados em diferentes regiões e climas como, por exemplo, um protetor solar para o clima urbano, focado em antipoluição, pró-aging e livre de alumínio. Também foram destacadas formulações para clima de frio intenso e neve, clima seco e desértico e clima de praia e piscina.

“Com quase quatro décadas de experiência no mercado brasileiro, somos referência na distribuição de matérias-primas de fornecedores reconhecidos globalmente, que prezam pela alta qualidade de produtos e eficiência operacional”, ressaltou Marcos Chitolina, diretor geral da Embacaps.

Microalgas e upcycling

Novas fontes matérias-primas, o boom de ingredientes à base de algas e formulações com prebióticos e probióticos são algumas das mais recentes tendências que estiveram em destaque no estande da Dinaco.

Entre as novidades, o  SilSense™ Bio 5, da Lubrizol, é um emoliente de origem 100% vegetal, biodegradável, altamente puro e volátil sendo uma alternativa ao silicone em aplicações sem enxágue, com desempenho e sensorial semelhantes. Da Nagase, trouxe alternativas naturais e biodegradáveis de fillers obtidas por um processo de upcycling. “As Micromicas têm propriedades superiores e são originadas de resíduos da produção de outras matérias-primas”, explicou Viviane Gandelman, vice-presidente da Dinaco.

Viviane Gandelman, vice-presidente da Dinaco

Em alta para cuidados da pele e do cabelo, as algas também ganharam destaque.  “Elas possuem um fitocomplexo rico em substâncias que não são tão facilmente encontradas em outras fontes” ressaltou Viviane, citando novos estudos mostram a eficácia do AlgaPūr™ High Stability High Oleic algae oil em nutrição do folículo capilar, equilíbrio da microbiota do couro cabeludo e proteção UV da fibra. “Este óleo biotecnológico altamente estável contendo mais de 90% de Ômega-9, ajuda a proteger e fortalecer a fibra do cabelo, dá brilho e hidrata. Feito a partir de uma microalga, é produzido no Brasil com baixa pegada a partir de resíduos da cana-de-açúcar”.

Na onda das aplicações de prébióticos e probióticos, o destaque foi Oleobiota™, da Novachem, um ativo que modula os microambientes oleosos da pele e do couro cabeludo, prevenindo a disbiose e com ação matificante. “Para a geração Z, que praticamente já nasceu nas mídias sociais, o Argireline® YOUth peptide ajuda nas maquiagens funcionais, prevenindo o surgimento de futuras rugas de expressão”, destacou Viviane. A Dinaco também exibiu as fragrâncias funcionais da Takasago, os conservantes da Arxada, o óleo de girassol ozonizado da Ozon Solutions, as tendências em coloração da JHL e cores de make up da Oxen.

Emulsionante premiado

Junto ao seu distribuidor Grupo MCassab, a  Gattefossé apresentou o seu novo ingrediente recém-lançado na in-Cosmetics Global, realizada em março em Barcelona:   o Emulium® Dermolea MB, emulsionante O/A funcional, 100% natural.

Amanda Pimentel, gerente geral da Gattefossé para a América do Sul e Central

“O Emulium® Dermolea MB reduz o estresse cutâneo e traz um efeito calmante a longo prazo, devido à composição rica em esteróis e triterpenos que cria uma barreira respirável na epiderme” explicou Amanda Pimentel, gerente geral da Gattefossé para a América do Sul e Central.

O novo ingrediente foi desenvolvido utilizando a tecnologia de manteiga de ceras patenteada da Gattefossé e é composto por ceras de candelila, arroz e jojoba funcionalizadas com poliglicerol.

Segundo Amanda, os testes realizados em diferentes países, climas e fototipos comprovam que Emulium® Dermolea MB proporciona hidratação de longa duração, remanescência da hidratação da pele por até 48h, além de redução da sensibilidade cutânea, ressaltou .

“Emulium® Dermolea MB pode ser utilizado em formulações em spray até manteigas espessas e promete revolucionar os cuidados para pele sensível para os mercados de skin care, sun care, make-up e hair care”, completou Amanda.

Bioativos do tucumã

Atuando desde 2019, a CitroBio, empresa do Grupo Citróleo localizada no coração da Amazônia, no estado do Pará, lançou este ano bioativos oriundos da fruta tucumã. “Os subprodutos do tucumã são capazes de induzir mudanças significativas na pele humana, desde camadas mais profundas, como a derme, até níveis visuais na epiderme”, afirmou Rafaella Tomazini Candido, coordenadora de desenvolvimentos técnicos e marketing.

Rafaella Tomazini, coordenadora de desenvolvimentos técnicos e marketing do Grupo Citróleo

Rafaella explicou que foi a partir dos estudos dos componentes do tucumã que a CitroBio desenvolveu dois bioativos naturais e puros: HYALURONIC TUCUMA EXTRA e HYALURONIC TUCUMA PRO que de forma complementar revitalizam a pele de dentro para fora, protegendo-a dos efeitos negativos da exposição solar e de agressões do dia a dia.

“O HYALURONIC TUCUMA EXTRA é extraído das sementes do fruto e possui biocompostos que estimulam em 27% a produção do ácido hialurônico, naturalmente presente na matriz extracelular da derme”, explicou Rafaella, acrescentando que a restauração dos níveis naturais desse polímero melhora as propriedades biomecânicas da pele, como a firmeza, garantindo vivacidade e uniformidade. “Mais que isso, esse poderoso ativo vegetal reintegra os lipídeos da barreira cutânea, formando um filme agradável na superfície da pele e funcional nas camadas profundas”.

Já o HYALURONIC TUCUMA PRO, obtido da polpa, de acordo com Rafaella além de maximizar a resposta da síntese do ácido hialurônico em fibroblastos expostos à radiação UV (em 44%), protege a atividade celular na produção deste glicosaminoglicano (88%).

Os dois produtos podem ser utilizados juntos como principais ativos das formulações cosméticas ou atuando de maneira individual. As aplicações variam desde produtos para cuidados faciais, proteção solar, peles maduras e secas e também para formulações corporais.

Cheiro do futuro

Natália Mendes, diretora de Marketing da Vollmens Fragances

“Qual seria o cheiro do futuro?”. A partir dessa provocação, os perfumistas da Vollmens Fragrances criaram uma coleção especial para a feira sob o conceito “Converscent: onde a realidade se torna multi e interdimensional”, com cinco fragrâncias que irão perfumar realidades futuristas.

Por meio de experiências olfativas, os visitantes puderam se transportar para cada uma delas: Caleidoscópio Tropical, Cosmos Infinito, Vício Solar, Reflexo Congelante e Supernova. As fragrâncias são assinadas por Juliana Tolotti, Alfredo Monteiro, Paulo Fonseca, Edison Fujita e Luciana Bergamasco, respectivamente.

A Vollmens também criou uma fragrância exclusiva para a FCE Cosmetique 2023, proporcionando uma experiência olfativa única aos visitantes logo na entrada da feira. “Além de encantar e perfumar os visitantes, temos o objetivo de expor nosso potencial criativo explorando novos caminhos que trazem a tecnologia como aliada para potencializar a beleza e o bem-estar”, destacou a gestora de comunicação e relações internacionais da Vollmens, Natália Mendes.

Multibenefícios para os cacheados

Um dos principais destaques da Focus Química no evento foi a linha Cachos Therapy, composta por sete produtos para os cuidados capilares de cabelos cacheados e crespos, idealizada em parceria com as representadas da empresa Wacker e DSM, que oferecem cuidado desde couro cabeludo até as pontas, com benefícios de hidratação, definição, penteabilidade, brilho e integridade da fibra capilar.

Caroline Marques, analista de marketing técnico, ressaltou os benefícios do creme de limpeza Co-Wash, do Day After, que recupera a modelagem dos cabelos, e do Tônico Capilar, com BeauPlex® VH,  um composto vitamínico completo que contém vitaminas B3, B5, B6, C e E – todas as vitaminas conhecidas por terem um efeito benéfico e protetor na pele e no couro cabeludo, além de fortalecer o cabelo. “A comprovação de todos os benefícios foi feita através de estudos realizados instrumentalmente pela Wacker no Brasil”.

Retinol encapsulado

A Croda, que conta com marcas reconhecidas em seu portfólio, como a Alban Muller, Croda, Crodarom, Iberchem, Parfex e Sederma, reforçou os atributos de cuidados com o sol da linha de ativos UV Solaveil™ Titanium Dioxide (TiO2) e Zinc Oxide (ZnO).

Magda Machado, gerente de vendas de Personal Care Brasil da Croda

Segundo Magda Machado, gerente de vendas de Personal Care Brasil, esses filtros minerais seguros e naturais têm diferentes tamanhos de partícula projetados para atender às diversas necessidades do consumidor e aos requisitos regulatórios globais.

Da Sederma, apresentou o lançamento o Mel(O)Stem™, ativo obtido da cultura de células vegetais indicado para os distúrbios de pigmentação da idade e da exposição ao sol para uma pele mais uniforme, e o retinol encapsulado ReVitAlide™, que fornece estabilidade aprimorada do retinol, facilitando sua formulação.

Inovação ecostyler

No estande da Ashland, um dos ingredientes em destaque foi o Styleze™ ES-dura, uma de suas mais recentes inovações em produtos de styling à base de plantas. De acordo com Vanessa Soares, gerente de contas de Personal Care, o ingrediente tem efeito memória e é indicado para produtos focados em cabelos lisos e cacheados, promovendo maior definição e durabilidade dos cachos, além de prevenir fios rebeldes e frizz. “Também estamos destacando o ativo Caressense, que atua nos biossensores da pele para proporcionar sensação de bem-estar”.

Alívio para peles sensíveis

Uma das novidades apresentadas pela Merck foi o RonaCare® Balmance, que atua como um confortante estabilizador para peles sensíveis e hiper-reativas. “Ele restaura a harmonia reduzindo a suscetibilidade à vermelhidão, aspereza e coceira, mesmo que a pele esteja estressada”, explicou Soraya Moura, gerente de inovação e aplicação em cosméticos Latam da Merck. O ingrediente, que é obtido por um processo complexo de extração em várias etapas da for centaureacyanusum (centáurea), também ajuda a suprimir a irritação da pele por meio de influências benéficas nos processos inflamatórios.

Peptídeos da aveia

No estande de sua distribuidora Look Chemicals, a Symrise apresentou um ingrediente biotecnológico natural para o cuidado do cabelo, o SymProt’in  Oat,  que consiste principalmente em peptídeos de aveia orgânica da França extraídos por  biotecnologia. Larissa Batiselli, gerente de contas, explicou que devido ao seu baixo peso molecular e composição específica de aminoácidos, o ativo atua reparando os danos mais profundos.

Betaína natural

Bruna Pinheiro, especialista em inteligência de mercado da Brenntag, que representa importantes fabricantes do setor, ressaltou várias inovações de suas representadas, como o GENENCARE® OSMS BA, uma betaína natural extraída da beterraba açucareira e reciclada de um fluxo secundário de produção de açúcar, e o AURIST™ GHI, um espessante natural extraído do feijão guar, ambos da IFF. “Também estamos destacando da Inabata, o ativo inibidor de melanina Inaclear e o Inacalm para pele sensível”, citou Bruna, que apontou a ainda a tecnologia para proteção solar de filtros encapsulados Suncat, da Bionest.

Tecnologia do bem-estar

A Aromaty enfatizou sua expertise em pesquisa de mercado e tendências, como impacto da fragrância no humor associada ao uso de blends de óleos essenciais, e a tecnologia da bloqueadora de odor Trigo Neutral.  Outra novidade da empresa é a coleção de acordes Fator A, criada pelos perfumistas Felipe Del Vigna e Juliana Bombarda. De acordo com Paula Prevelato, do time de marketing, eles foram criados para estimular a sensualidade.

Ingredientes do México

A Rudnik Química, que atua no mercado de distribuição desde 1984, especialmente produtos importados, que representam 80% do volume de vendas, destacou a linha Smartkare, da Polaquimia México. De acordo com o diretor Luís Carlos Cardoso, a linha é composta por derivados de óleos vegetais, silanos e poliglicóis. São promotores de espuma, dispersantes de pigmento em maquiagens, componentes de xampus, condicionadores e espumas de limpeza de pele e ingredientes para compatibilização de filtros físicos e químicos de protetores solares.

Sistemas nanoestruturados

Um dos mais recentes lançamentos da Yosen, startup de base tecnológica que desenvolve sistemas inteligentes de entrega bioativa através da nanotecnologia para a produção de suplementos vitamínicos e cosméticos inovadores, é o Ynano Melaleuca, um sistema de liberação lipídico nanoestruturado contendo óleo de macadâmia e óleo de melaleuca estabilizado por fosfolipídeos. Segundo o CEO Gustavo Carurim, a tecnologia protege o ativo da degradação e aumenta a permeação cutânea, tornando-o mais estável e eficaz. O portfólio da empresa também conta com sistemas lipídicos nanoestruturados contendo coenzima Q10, niacinamida, vitamina E, cafeína, pimenta rosa, macadâmia, e astaxantina, entre outros.

Repigmentação capilar

Lançamento da Nanovetores, o NV Grayless é um sistema de nanopartículas composto por um blend de ativos que atuam na produção de melanina e células-tronco do folículo capilar, que estimula o crescimento do cabelo e a geração de células de melanina, resultando em repigmentação natural. A novidade deve chegar ao mercado já nos próximos meses. “O NV Grayless pode ser aplicado tanto no cabelo como em barbas e bigodes. Por isso pode ser usado em xampus, emulsões e séruns”, afirmou a Betina Ramos, sócia e cientista responsável da Nanovetores.

Sistema Drone

A Glia Innovation, focada na criação, desenvolvimento e produção de ingredientes ativos dermocosméticos, por meio de diferentes plataformas nanotecnológicas e de biodesign de peptídeos biomiméticos, apresentou a plataforma sistema Drone, considerada a 4ª geração de nanotecnologias cosméticas, que é formada por “smart” nanoesferas bioguiadas  para a entrega do ativo peptídeo diretamente no alvo, incluindo células das camadas mais profundas da pele. “A Drone Gliamatrix, por exemplo, além de aumentar a síntese de colágeno, preserva o colágeno ainda novo”, ressaltou Sheila Andrade, sócia-diretora da empresa.

Tecnologia UV-LED para unhas

A SQ Química, que atua insumos para diferentes aplicações em especialidades químicas no Brasil, destacou sua linha completa de matérias-primas para unhas, como a tecnologia UV-LED com fornecimento de insumos para unha gel que necessitam curar em cabine, além de sua linha sua linha de silicones. “Esses materiais versáteis promovem características específicas que se destacam nas aplicações cosméticas. As variações de silicones são capazes de fornecer brilho, controle de frizz, realçar o sensorial dos produtos (toque seco/suave), reparação de pontas, controle de volume do cabelo, redução da tensão superficial e outras funções específicas para promover características de alta qualidade ao cosmético final”, enfatizou a CMO Petra Shie.

Nanocápsulas de cafeína

A S³nano, uma empresa de desenvolvimento e produção de aditivos químicos nanotecnológicos para diversos setores industriais, demonstrou suas soluções baseadas em partículas de prata com ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antiodor, sendo hipoalergênicas, atóxicas e dermatologicamente testadas. O portfólio também conta com aditivos naturais nanoencapsulados com liberação controlada de ativos. “Um dos encapsulados de maior destaque são as nanocápsulas de cafeína, compostas por um blend contendo arnica montana e rosa mosqueta, que conferem a sua formulação cosmética ação anticelulite e antiqueda capilar. A presença desses ativos potencializa o desempenho de produtos para tratar celulite e flacidez na pele, devido sua ação antioxidante, anti-inflamatória e de regeneração cutânea”, explicou o diretor executivo, Douglas Daniel. 

Elastômeros de silicone

Também presente no estande do Grupo Mcassab, além de MIRASIL™, a Elkem divulgou seu  portfólio  elastômeros de silicone PURESIL™.  “Os géis de elastômero de silicone têm uma série de propriedades que os tornam adequados para uso especializado, incluindo maior espalhabilidade, sensação macia e sedosa, aderência reduzida, além de serem resistentes ao sebo e à água para efeitos duradouros”, destacou Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam.

Nova distribuidora 

A RKS Soluções, que distribui matérias-primas para cosméticos sob a liderança de Rosa Koren, que conta com mais de 25 de experiência no setor,  participou pela primeira vez da FCE, destacando os portfólios de fabricantes reconhecidos, como as argilas 100% naturais da Terramater, as comodities regulares da Monfiza e os óleos e manteigas da diversidade brasileira da Bielus Ingredientes. Da empresa de plataformas de nanotecnologia, ativos e vitaminas, como niacinamida, retinol, Q10, backuchiol, tocoferol e outros.

Tecnologias airless

A Wista Packaging, que desenvolve e produz aplicadores e embalagens Monomaterial em PE e PP, 100% nacionais, na feira divulgou a Linha Stone e a Tecnologia PUMP UD. Trata-se de um Sistema de aplicação Pump com um corpo rígido e êmbolo. Leandro Ferreira, gerente comercia, explicou que o sistema Pump UD Airless é uma tecnologia desenvolvida para minimizar drasticamente o entupimento durante o uso e possibilitar a dispensação de formulações microencapsuladas e mais densas, como as que possuem FPS acima de 50. Já a Tecnologia Sage@ Airless System conta com válvula airless e controlador de fluxo integrado, propiciando uma redução considerável de desperdício e controlando a dosagem na dispensação, especialmente em formulações mais líquidas.

Experiência imersiva

Para este ano, a participação da Wheaton foi baseada em quatro elementos: areia (principal matéria-prima usada no processo de fabricação da embalagem de vidro), fogo (fusão do vidro, demonstrando a beleza do frasco incandescente), água (fragrância) e ar (a pulverização do perfume). A partir deles, a empresa proporcionou aos visitantes experiências sensoriais, incluindo um telão 3D que demonstrará o desenvolvimento de uma embalagem de perfume. O espaço contou também com uma sala imersiva sensorial que apresentará como temática principal a sustentabilidade do vidro. “O nosso objetivo em participar dessa feira é reforçar o nosso compromisso em oferecer produtos com alta tecnologia, exclusivos e modernos, priorizando as práticas sustentáveis”, ressaltou Ricardo Lopes, diretor comercial e de marketing.

Pele de fases

A Sarfam desenvolveu produtos de cuidados com a pele apostando em linhas para cada faixa de idade: proteção e hidratação no Kit 15+ (My First Care), que conta com o sérum Sleeping Care para cuidar da pele para o dia seguinte; conservação e hidratação no Kit 30+ (Time to Prevent), com destaque para o Whitening 3D, drop hidratante e iluminador, e eficácia e qualidade no Kit 70+ (New 50’S), que traz o G-Perfect, drop hidratante e iluminar que atua também nos efeitos do envelhecimento cronológico da pele, devolvendo firmeza e elasticidade.  “Pensamos em produtos funcionais e objetivos de acordo com cada faixa de idade e relacionados com as necessidades diárias individuais”, explicou Rogério Boccuzzi, gerente de Marketing, que também destacou outras formulações inovadoras, como um sérum noturno para o couro cabeludo, um antitranspirante sólido sustentável com ativo de performance clínica e uma linha de cuidados diários para pets.

Cheiro digital

Os visitantes puderam conferir também as últimas tendências da Noar, uma spin-off do Grupo Wheaton, que desenvolveu a solução do “cheiro digital”, uma nova experiência de consumo que permite a experimentação de fragrâncias através de um demonstrador digital chamado Multiscent 20. Ele é um dispositivo controlado por aplicativo que se conecta e libera a fragrância escolhida pelo cliente em forma de “ar seco”, que não deixa resíduos de perfume no ar, no demonstrador ou no usuário.

Foco em novos negócios

Para Marco Mattoso, CEO da EF International Fragrance, empresa brasileira com mais de 20 anos atuando no segmento de fragrâncias, a FCE foi o ambiente ideal para se reunir com outros líderes do setor, compartilhar conhecimentos e ideias, bem como estabelecer relacionamentos com clientes e fornecedores em potencial, a fim de desenvolver novas parcerias. “Para nós, a FCE Cosmetique é uma excelente oportunidade para atendermos potenciais clientes em diversas categorias e apresentarmos todo nosso potencial criativo e inovador”, afirmou.

Vem aí a FCE 2024

A NürnbergMesse Brasil já anunciou a realização da próxima edição da FCE Cosmetique e FCE Pharma: 04 a 06 de junho de 2024, também no Expo São Paulo. “Temos pouco espaço para aumentar, já que a taxa de renovação de uma feira como essa é uma das maiores do mercado, entre 92% e 94%, mas somos muito criativos em projeto”, completou Nadja Bento.

Murilo Marques, Diretor do Portal Cosmetic Innovation

Mídia oficial

O Portal Cosmetic Innovation, referência em conteúdo para o setor cosmético e que renovou sua parceria de mídia oficial da FCE Cosmetique, também já confirmou presença e cobertura da próxima edição.

“A FCE Cosmetique é uma referência em tecnologias e conceitos para a indústria cosmética e estamos felizes por renovar nossa parceria e compartilhar com nossos leitores as principais inovações, atrações e conteúdos apresentados”, afirmou o diretor do portal Murilo Marques, destacando que a principal mídia online do setor é também uma oportunidade para empresas expositoras de ampliar a visibilidade de seus produtos, tecnologias e serviços.

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