Indústria da beleza ingressa na terceira era
Lançamentos demonstram revisão de padrões e inovações
Por Estela Mendonça
“Em uma fase na qual as pessoas estão mais interessadas em experiências do que no próprio produto, como convencer o consumidor a comprar o batom vermelho ou o desodorante de uma determinada marca em detrimento de outra?”, questiona Sebastian Codeseira, diretor de Trends & Futures da Kantar, que realizou no início de dezembro a edição de 2018 do Kantar Talks, evento anual realizado pela Kantar para debater com clientes insights em determinado setor, com base em suas expertises.
Para esta edição a empresa desenvolveu o estudo Beauty & Care na Terceira Era do Consumo. “A terceira indústria que mais investe em publicidade no país, com 90% do investimento publicitário concentrado em 16 anunciantes, o segmento de higiene pessoal e beleza vem passando por grandes transformações. Como consequência, aspectos básicos, como escala, valor e influência, devem ter mais relevância do que nunca nas estratégias das empresas”.
Segundo Codeseira, depois de considerar o consumo como um luxo para poucos na primeira era, no século 16, e de ter apostado na democratização do acesso na segunda era, no século 20, o atual desafio das grandes empresas é trabalhar com inúmeros targets para escalar pequenos nichos com produtos que promovem experiências significativas. “A terceira era do consumo é o momento da diversificação do portfólio em linha com a revisão de padrões tradicionais de beleza e de comportamento”.
As formulações naturais e atuação ética da empresa passam a ter mais relevância no momento da compra do que os benefícios funcionais, por exemplo. Entre as principais conclusões do estudo estão:
Escala, valor e influência têm suas especificidades, mas alguns pontos são transversais a esses três pilares;
A necessidade de a marca ser autêntica: o consumidor sempre pesquisa e vai divulgar o que descobrir. Principalmente se for algo negativo;
A importância de entender o contexto: cada pessoa é diferente e muda de humor e de necessidade inúmeras vezes ao dia. É indispensável identificar o timing e a situação do consumidor na hora do contato com a marca;
Experiência é emoção: quando alguém compartilha algo que vivenciou, o poder de reverberação é enorme. Funciona melhor quando a experiência proporcionada está em linha com os atributos da marca. Um vídeo sobre maquiagem para festa não precisa trazer um call to action, mas vai provocar interesse sobre os produtos utilizados;
Cabe às marcas mudar o set of mind e transformar-se internamente para corresponder às expectativas do consumidor.
Lançamentos inspiradores
Para traçar um panorama do comportamento das marcas de produtos higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Portal Cosmetic Innovation selecionou alguns lançamentos realizados ao longo de 2018 que, em algum aspecto, demonstram inovação e podem inspirar players de todos os tamanhos. Confira!
Hidratação personalizada
A Clinique está apostando na customização em seu mais novo lançamento de produtos para a pele: Clinique iD, um sistema de hidratação com mistura personalizada, que oferece aos consumidores 15 combinações únicas por meio de embalagens patenteadas, que permitem a personalização de bases e ativos na dosagem exata.
Assistente de voz para coloração
Clairol Color Expert, lançado pela Coty para o Google Assistent, oferece um guia ativado por voz que permite deixar os consumidores com as mãos livres para o processo de coloração capilar em casa, enquanto recebem as instruções, além de ajudar a encontrar o tom certo nas prateleiras e nos cuidados de manutenção.
Enxaguatório bucal mastigável
A marca da de enxaguatório bucal da J&J acaba de lançar no mercado norte-americano o Listerine Ready Tabs, antisséptico bucal em forma de comprimidos mastigáveis, que se em um líquido que limpa a boca e refresca o hálito. O produto foi projetado para ser ingerido e chegar a lugares difíceis de alcançar, como a parte de trás da língua, onde vivem milhões de germes que causam o mau hálito. Sua eficácia foi cientificamente comprovada para refrescar o hálito por até 4 horas.
Condicionador que hidrata a pele
A marca brasileira Embelleze colocou no mercado dois novos produtos multifuncionais. O primeiro deles é o xampu demaquilante da linha Vitay. Com o mesmo princípio da água micelar, o produto promete tirar maquiagem e a poluição do rosto. O condicionador Spa Cabelo & Corpo, por sua vez, tem sete óleos que conferem profunda hidratação para os fios e a pele.
Aerógrafo portátil
Com o toque de um botão, Air Mineral, lançada em agosto pela Ya-Man, oferece uma experiência de maquiagem nova. Trata-se de uma tecnologia de aerógrafo portátil ultraleve que oferece uma aplicação facial perfeita em segundos. O dispositivo portátil promove cobertura uniforme e leve. A fórmula é quatro em um: hidratante, base, corretivo e primer. Já o blush é formulado para borrifar e dar uma cor translúcida, criando uma ilusão de ótica que oferece cor e contorno em apenas um spray.
Fotoadaptação para aproveitar benefícios do sol
Sylvie Giret, fundadora da nova marca Skinergies, espera melhorar a conexão entre o sol e a beleza pela fotoadaptação, com o lançamento do Incidental Sun Smart, sérum com ingredientes selecionados por sua capacidade de detectar danos induzidos por UV, ajudando a aumentar a produção de melanina, ao mesmo tempo que reforça a fotoproteção, além de recompor a barreira de umidade da pele e restaurar o colágeno e a elastina.
Parece maquiagem, mas não é
Volume Maker, lançado pela Shu Uemura Art of Hair, marca da Divisão de Profissionais da L’oréal, parece um pincel para aplicar maquiagem, mas é um instrumento que reúne pó e pincel para dar volume e textura ao cabelo.
Batom que muda de cor
A marca espanhola Comodynes lançou o Gloss Touch Smooth & Flavour, linha batons com textura de óleo que mudam de cor de acordo com o pH dos lábios, além de proporcionar conforto imediato e evitar o ressecamento. A novidade está disponível em 5 cores.
Caneta de perfume
Black Opium Clic & Go, perfume feminino da YSL, é uma edição limitada, que propõe uma nova forma de perfumação. O aplicador que lembra uma caneta, com apenas um clique, desbloqueia o perfume floral oriental, permitindo aplicar a quantidade correta de produto, além de ser fácil de levar na bolsa.
Maquiagem dupla
Anything Go Gos, lançado pela Marc Jacobs Beauty reúne dois produtos: de um lado, o rímel volumizador Velvet Noir, o mais vendido da marca; do outro, o batom de longa duração cremoso Le Marc na tonalidade ‘Kiss Kiss Bang Bang’ (um rosa pálido). O conjunto é uma edição limitada para presente.
Quatro em um para sobrancelhas
O Brow Contour Pro, da Benefit, oferece uma solução completa para sobrancelhas. Trata-se de uma caneta quatro em um, com dois tons para preencher as sobrancelhas, além de um definidor de contorno e um corretivo, para garantir um design fácil, natural e preciso para as sobrancelhas.
Temperatura que dá cor
A marca britânica The Unseen, vai lançar em 2019 uma linha de maquiagem que muda de tom de acordo com a temperatura, o vento e os raios do sol. A química Lauren Bowker fez um mapa termal do corpo em diferentes condições climáticas e, a partir disso, elaborou as fórmulas. Entre os produtos, estão blush, sombra e até uma base que cria sardas ao receber os raios UV.
Enxague com o mínimo de água
A L’Oréal e a Gjosa anunciaram que agora são capazes de enxaguar o xampu com apenas 1,5 litro de água, em vez dos 8 litros normalmente necessários. A startup suíça desenvolveu um chuveiro de baixo fluxo (2 litros de água por minuto), que quebra o fluxo de água enquanto acelera a velocidade das gotículas, de modo que o enxágue seja mais eficaz. Para otimizar a operação, os cientistas da L’Oréal desenvolveram xampus mais fáceis de enxaguar, aplicados diretamente no chuveiro.
Novo sensor de UV
A L’Oréal anunciou um novo sensor para ajudar as pessoas a evitarem a controlarem melhor a quantidade e a intensidade de sol a que ficam expostas. Chamado de My Skin Track UV, o wearable consegue medir o nível de exposição da pele e dos olhos das pessoas aos raios ultravioletas, que podem causar problemas de saúde em níveis muito altos. O dispositivo possui um design que permite prendê-lo de maneira fácil na roupa ou na bolsa.
App para achar a cor certa
Encontrar a cor certa do cabelo com o smartphone nas lojas está ficando mais fácil. A Henkel Beauty Care desenvolveu o Choicify, um programa móvel de consulta de cores para o ponto de venda. O programa pode ser usado diretamente na prateleira por qualquer smartphone, usando um código QR ou um leitor de chip NFC. A novidade não funciona apenas para os produtos da Henkel, mas também para marcas de outros fabricantes.
Diagnóstico de maquiagem
A Avon lançou seu Personalised Beauty App, que permitirá que seus seis milhões de representantes ofereçam um serviço mais personalizado aos clientes. O aplicativo, desenvolvido em parceria com a Techkon, está atualmente disponível nos dois maiores mercados da Avon, o Reino Unido e a África do Sul, e fornecerá diagnósticos por meio de uma câmera e um cartão de calibração exclusivo, processando informações por meio de um algoritmo exclusivo para ajudar os representantes a combinar perfeitamente as maquiagens ao tom de pele de cada cliente.
Reconhecimento facial
A marca ABC Skincare Set usa a tecnologia de reconhecimento facial AI, combinada com perguntas sobre o estilo de vida dos clientes, para saber mais sobre a pele deles. Um grande algoritmo de dados, em seguida, descobre suas necessidades e prescreve os produtos perfeitos para ajudar a retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade da pele.
Creme de clareamento com LED
Devices de cuidados com a pele de alta tecnologia alcançaram um novo nível de inovação com esta mini solução facial de uso doméstico. O creme de clareamento Yellow Avajar inclui um aplicador e massageador de micro-corrente integrado com luz de LED, que ajuda os ingredientes ativos a penetrarem melhor na pele.
Perfume com inteligência artificial
O Boticário é a primeira empresa a desenvolver perfumes com a ajuda da inteligência artificial, em parceria com a IBM e a Symrise. Em duas versões, os perfumes chegam ao mercado em meados de 2019, e ainda não têm nome nem preço definido. Todo o mistério faz parte da estratégia de marketing dos produtos, que miram o grupo de consumidores da geração millennials.
Escova para inteligência artificial
A Foreo, empresa sueca de tecnologia de beleza, lançou o Luna Fofo, produto de beleza habilitado para inteligência artificial que combina análise da pele e rotina de limpeza facial personalizada em um único dispositivo. Incorporando recursos de aprendizado de máquina e personalização, o Luna Fofo está habilitado para fornecer aos usuários a idade da pele, classificá-la de 0 a 100, informar sobre porcentagens de hidratação e, em seguida, com esses dados pessoais, personalizar totalmente a rotina de limpeza para melhorar os resultados.
Estímulo à melanina nos cabelos
A marca francesa Phyto criou spray Phyto RE30 com uma fórmula que impede os fios de ficarem brancos e ajuda a fortalecê-los. Isso tudo só se tornou possível com o investimento de seis anos em pesquisas, que encontrou um substituto para o hormônio que é responsável por pigmentar o cabelo. A molécula RE30 é capaz de aumentar em 39% a produção de melanina, garantindo 30% a menos de fios brancos para quem usar o produto diariamente por 3 meses.
Maquiagem masculina de luxo
A maquiagem masculina chegou ao mercado de luxo com o lançamento de Boy de Chanel. Inspirada em Arthur “Boy” Capel, jogador de polo britânico e amante de Gabrielle Chanel, a marca francesa se utiliza da máxima “beleza não é uma questão de gênero, mas de estilo”. Composta por três itens, que vêm em embalagens azul-marinho, a linha traz um lip balm de efeito matte, uma base disponível e quatro tons e uma caneta para sobrancelhas.
Adesivo à base de pele de peixe
A empresa neozelandesa Revolution Fibers lançou uma gama de produtos para a pele chamada Activ Layr. São máscaras de colágeno antirrugas extraídas do peixe hoki. Em forma adesivo para se colocar abaixo dos olhos, o produto promete reduzir instantaneamente as rugas e clarear olheiras em apenas alguns dias.