Natura ultrapassa Unilever e lidera setor de beleza no Brasil
Depois de ter comprado a marca britânica The Body Shop por € 1 bilhão no ano passado, a brasileira Natura ultrapassou a multinacional Unilever, fabricante de marcas como Dove, e se tornou a líder de mercado no segmento de produtos de beleza e cuidados pessoais. A empresa brasileira terminou o ano de 2017 com market share (participação de mercado) de 11,7%, contra 11,1% da Unilever, que ficou na segunda colocação. Em terceiro lugar, aparece o Grupo Boticário, com 10,8%.
Os resultados foram divulgados pela empresa de pesquisas Euromonitor. Os dados englobam as principais fabricantes de produtos de beleza e cuidados pessoas no Brasil e o resultado final é feito levando em consideração o valor de vendas para o consumidor final. Todos os produtos de beleza e cuidados pessoais são computados no levantamento.
Em 2016, quando a Natura ainda não tinha comprado a The Body Shop, o cenário era inverso. A Unilever liderava com folga, com 12,6% de market share, o que lhe garantia 1,8 ponto percentual de distância para a segunda colocada, a Natura, com 10,8%. O Grupo Boticário continuava na terceira colocação, com 10,6% de participação de mercado.
A liderança registrada em 2017, porém, não é uma novidade para a Natura. A empresa chegou a ocupar a primeira colocação no segmento de produtos de beleza e cuidados pessoais até o ano de 2013. Em 2014, a multinacional Unilever assumiu a ponta e permaneceu até 2016.
Fonte: Gazeta do Povo