O crescimento da beleza inclusiva
A beleza inclusiva foi adotada tanto pelas marcas como pelos varejistas em sua estratégia de acessar segmentos da população que anteriormente não eram atendidos e que mais recentemente têm à sua disposição produtos destinados a atender especificamente suas necessidades. Produtos multiculturais, que começaram na área de cuidados com os cabelos com marcas “étnicas”, evoluíram e penetraram em outras categorias, como maquiagem. Em particular, observa-se o crescimento da fluidez de gênero e de produtos sem gênero nas classes de fragrâncias e maquiagem.
O mercado multicultural de cuidados com os cabelos tem observado o crescimento de certas marcas, como Devacurl, que começou o movimento de “apelo a todos os cachos”, oferecendo produtos para todas as etnias. Após isso, outras marcas seguiram a ideia. A SheaMoisture se tornou uma das gigantes do movimento multicultural, expandindo seu portfólio de posicionamento natural em limpeza pessoal, cuidados com a pele e mesmo maquiagem. Anteriormente com grande presença na classe de comércio em massa, a categoria migrou para o luxo, com marcas como Madam C. J. Walker e Briogeo oferecendo produtos inovadores em varejistas líderes de especialidades, como a Sephora.
Entretanto, os cuidados com os cabelos foram apenas o início do movimento. Novas marcas de maquiagem, como a Fenty Beauty, tendo todas as cores de pele como alvo e enfatizando tez escura com um lançamento inicial de 40 tons de base, se tornou um dos lançamentos mais bem sucedidos em 2017. Marcas de maquiagem e de cuidados com a pele ainda são representadas no mercado de massa multicultural. Espera-se que as marcas expandam adicionalmente suas ofertas de produtos inclusivos para atender todos os segmentos demográficos.
Outro segmento que está florescendo na beleza multicultural é de produtos sem gênero. Fragrâncias artesanais e de nicho sem gênero, oferecidas pela By Killian e Le Labo, se tornaram importantes colaboradoras do segmento. Nomes sedutores e interessantes de fragrâncias, como Straight to Heaven (Direto para o céu) e Vodka on the Rocks (Vodca com gelo), atraem igualmente consumidores do sexo masculino e feminino. No entanto, a categoria de fragrâncias não é a única categoria sem gênero a apresentar um ressurgimento. O segmento de maquiagem, com marcas com como Milk Makeup com campanhas de inclusão, e mesmo marcas icônicas e de massa, como Covergirl, adotaram a maquiagem masculina como um verdadeiro movimento, tornando James Charles o primeiro Coverboy.
Para ajudar a entender melhor a beleza inclusiva, apresentamos “Inclusive Beauty: Analysis of the Rising Movement in the United States”, nosso relatório de inteligência competitiva que analisa o tamanho de mercado, o panorama competitivo, além de tendências em beleza e higiene entre homens e mulheres. Esse relatório ajudará a identificar as oportunidades nesse segmento de mercado que cresce rapidamente apresentando insights sobre a evolução do segmento, bem como sobre os principais concorrentes na área multicultural e sem gênero. Os dados deste relatório cobrem o ano base de 2018 e serão publicados durante o 4º trimestre de 2018.
Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.