As principais tendências e previsões da Kline sobre o mercado da beleza
Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline.
Os relatórios da Kline: Cosmetics & Toiletries USA e Beauty Retailing USA estão repletos de informações e dados preciosos referentes ao mercado da beleza, nos quais constam avaliações detalhadas da dinâmica deste mercado que está em constante mudança, bem como a forma utilizada para a venda dos produtos.
A análise oferecida no relatório da Kline Cosmetics & Toiletries USA engloba 6 classes de produtos, 25 categorias e as tendências que impulsionam o mercado da beleza nos Estados Unidos. Estes dados permitem avaliar o terreno da competitividade, a atividade de marketing e as perspectivas existentes até 2021. Este relatório é complementado pelo estudo de mercado Beauty Retailing USA, cujo foco é a dinâmica do mercado varejista, e nas ações que cativem cada vez mais os consumidores de produtos de beleza.
Os especialistas da Kline respondem aqui algumas perguntas sobre estes mercados:
1.Quais perguntas estes relatórios ajudam a responder sobre a indústria da beleza em 2016?
A Kline oferece aos clientes informações detalhadas e abrangentes que responde diversas perguntas, como:
- Qual é o impacto e a importância das mídias sociais em cada categoria de produto?
- Há algo realmente novo no mercado ou o que já temos é apenas uma continuação das tendências do ano anterior?
- O que é possível dizer sobre as marcas independentes (Indie brands)? Ainda existe alguma? Quais são as marcas que devemos ficar de olho?
- Qual é o grau de importância das lojas de varejo especializadas?
- Quais marcas tornaram-se os maiores impulsionadores de mercado nas diversas categorias de produtos?
2.Há tendências de beleza em categorias específicas que se destacam?
Na categoria maquiagem, vemos tendências contrastantes, que vão desde o movimento sem maquiagem iniciado por Alicia Key, até os olhos brilhantes e cintilantes e os lábios chamativos e marcantes que são promovidos pelos formadores de opinião presentes nas mídias sociais.
Já a categoria de cuidados com a pele, principalmente a de cuidados com a pele do rosto, apresenta produtos considerados transformadores, que ajudam a obter resultados visíveis, tais como, as máscaras firmadoras e as máscaras de preenchimento, cujos resultados só poderiam ser obtidos com ajuda de profissionais do setor de cuidados com a pele. Eles são o centro das atenções em 2016.
A tendência no mercado de cosméticos masculinos desempenha um papel fundamental em algumas marcas, como a Dollar Shave Club, a marca de produtos com crescimento de dois dígitos em 2016 e a Dove Men + Care, que se tornaram marcas dominantes no segmento de higiene pessoal. Embora as marcas estejam chamando a atenção, 2016 também foi o ano de uma mudança marcante no marketing de grandes marcas em razão da tendência de beleza focada nos homens.
Até mesmo as categorias mais tímidas como a de cremes dentais criaram uma certa agitação no mercado com a apresentação do Creme Dental Black is White, cuja cor é preta e que utiliza carvão ativado para remover as manchas, e sem ser abrasivo para o esmalte dos dentes ou usar agentes químicos de branqueamento.
A fragrância premier é outro produto inovador na categoria de fragrâncias, mantendo a fragrância por mais tempo.
3.Como a indústria de beleza está mudando? A diversificação de canal ainda está em evidência?
A dinâmica da indústria está mudando por completo. As lojas de departamento estão sofrendo, como um todo, pois continuam a perder parte significativa dos lucros provenientes da venda de produtos de beleza. Em contrapartida o comércio pela Internet e as lojas especializadas continuam crescendo. No entanto, um importante canal que merece atenção é o canal de venda direta, que está se transformando em comércio social com uma série de novas marcas. Nela o atrativo é fornecer um negócio de vendas que seja social e flexível, de tempo integral ou tempo parcial. A Rodan+Fields e a Nerium Internacional fizeram contribuições significativas para o crescimento deste canal, entre as participantes recém-chegadas está a Younique, que anunciou parceria com a Coty no início de 2017. Ao contrário das tradicionais vendas diretas, esta nova vertente de comércio social que utiliza mídias sociais tem a maioria das vendas realizadas pela Internet.
4.O que dizer das lojas de beleza varejistas? Muito se fala sobre elas.
O canal das lojas de beleza varejistas é um dos canais com o mais rápido crescimento na indústria da beleza. É um viveiro para diversas marcas que desenvolvem uma experiência de vendas do tipo personalizada e exclusiva.
Analisamos as lojas de beleza varejistas em nosso relatório Boutique Beauty Retailing, no qual observamos de perto marcas de beleza independentes, como a Lush, a Rituals e a Bath & Body Works. Estas lojas oferecem conceitos exclusivos como um ambiente divertido, pessoal e altamente qualificado. Ao contrário do comércio eletrônico, que é outro canal forte, os clientes das lojas de varejo especializadas podem experimentar os produtos e obter orientação de um profissional na loja.
Por essas empresas terem atingido um crescimento concreto de 7% em 2016, analisamos a fundo os fatores que fizeram com que elas fossem bem-sucedidas apesar de terem enfrentado fechamento de lojas, proposta de valor e atividades promocionais e de marketing.
5.Podemos esperar alguma surpresa?
O tema beleza é dinâmico e sempre há algo interessante sobre o qual podemos falar. Estamos sempre buscamos direcionar os holofotes para alguma novidade que tenha uma proposta empolgante e que esteja também agitando o mercado.
Uma das tendências que estão movimentando o setor da beleza são os cuidados pessoais masculinos. Recentemente, uma nova tendência, focada nos homens, está causando muita repercussão e tem grande potencial para impactar o mercado nos próximos anos. Os cosméticos masculinos e a beleza livre de gênero são as próximas etapas do movimento de beleza masculina, em que a mídia, as marcas de beleza independentes e até mesmo grandes empresas do setor dão atenção à ascensão masculina na beleza.
Para obter mais informações sobre as tendências no setor de beleza, veja a nossa apresentação Principais tendências e insights no setor de beleza, que esta disponível como parte do tradicional relatório Cosmetics & Toiletries USA. Além das principais tendências no setor de beleza, essa apresentação cheia de insights mostra avanços corporativos, tendências de produtos e uma perspectiva do setor com uma abordagem altamente visual.
O relatório da Kline Beauty Retailing USA os canais de compra são detalhadamente analisados para revelar os desafios e as oportunidades na constante mudança na situação do varejo específica para produtos de beleza e cuidados pessoais nos Estados Unidos, como as vendas diretas, as grandes farmácias e supermercados, os hipermercados e as lojas de varejo especializadas.
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado da beleza. Para obter mais informações sobre tendências e novidades, e principalmente dados exatos, entre em contato com a Factor-Kline e agende uma conversa com um dos nossos especialistas.