Sândalo sintético pode reverter calvície, diz estudo
Uma equipe de investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, publicou na Nature Communications um estudo que sustenta que a fragrância sintética do sândalo, o Sandalore, tem propriedades capazes de levar ao crescimento do cabelo.
Atualmente já estão sendo conduzidos ensaios clínicos para avaliar a eficácia do produto em voluntários humanos, e a equipe de cientistas garante que “não está longe” de fazer a transição do laboratório para as clínicas e centros hospitalares.
“Trata-se de uma descoberta fantástica”, disse o líder do estudo e cientista Ralf Paus à publicação The Independent. Para alcançarem os resultados, os cientistas isolaram um químico encontrado nos folículos capilares que lhes permitiu, por um lado, desacelerar a morte dessas estruturas e, por outro, promover o crescimento capilar.
Os investigadores focaram-se no recetor denominado de OR2AT4, que é conhecido por ser estimulado pelo Sandalore, e que pode ser encontrado na camada exterior dos folículos capilares.
Os cientistas apuraram que aplicar o Sandalore no tecido do couro cabeludo pode não só propiciar o crescimento do cabelo como diminuir a morte das células.
Fonte: Notícias ao Minuto