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Cosméticos veganos: os desafios de se destacar e fidelizar clientes em um setor cada vez mais competitivo

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Se adaptar às tendências mundiais do mercado pode impulsionar as empresas para o sucesso

De acordo com a Allied Market Research, o setor de cosméticos veganos deve movimentar mundialmente US$ 28,5 bilhões por ano até 2031, com uma taxa de crescimento anual de 5,9% e estima-se que até 2027, o mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais alcance o faturamento de aproximadamente US$ 40 bilhões, conforme projeção da Redirection International. Com isso, o grande desafio para os negócios será encontrar maneiras eficazes de inovar e, ao mesmo tempo, fidelizar os clientes, garantindo assim sua relevância em meio a concorrência intensa.

“O aumento de opções no mercado e a variação nas preferências de consumo faz com que os clientes comparem preços e promoções. Para contornar isso, descontos não são o suficiente para se destacar, você precisa mostrar os benefícios de adquirir o seu produto e o segredo está na forma como evidencia isso”, pontua Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, rede vegana de cosméticos presente no mercado há mais de 20 anos.

Para acompanhar esse futuro promissor, as empresas precisam cultivar a fidelidade dos clientes, que será fundamental para o seu crescimento. “Práticas como e-mail marketing, cupons de desconto, política de trocas facilitada e benefícios exclusivos, como acesso antecipado a lançamentos, fortalecem a relação com os clientes. Treine sua equipe para oferecer não apenas vendas, mas uma consultoria personalizada, recomendando os melhores produtos para cada perfil. Essas abordagens aprimoram o relacionamento com o público e impulsionam o crescimento da marca. Na Yes! Cosmetics, mais de 40% dos clientes realizam recompras presencialmente e a taxa do online é superior a 70%”, conta, Espinheira.

Essas estratégias de fidelização fortalecem a conexão emocional com os consumidores e aumentam a frequência de visitas, tanto no ponto de venda físico quanto online. Conectar-se com o consumidor vai além de oferecer bons produtos e é um processo de médio a longo prazo: é essencial adotar uma postura transparente e deixar claro os valores da marca.

O investimento em soluções sustentáveis e eco-friendly, por exemplo, demonstra um compromisso com a responsabilidade ambiental. “O primeiro passo para a fidelização é ganhar a confiança do seu público, começando com a entrega de produtos e serviços de alta qualidade que atendam ou superem suas expectativas. Estude as necessidades e preferências dos consumidores para adaptar-se à eles”, explica o CEO.

Brasil é vice em produtos para condicionar, tratar e pentear os cabelos

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Dos tradicionais cremes para pentear a bastões antifrizz, fabricantes inovam em produtos leave-in

Por Estela Mendonça 

Enquanto o mercado brasileiro de hair care voltou a figurar na terceira posição do ranking global em 2023, quando atingiu R$ 28,2 bilhões e cresceu 11,2%, os produtos utilizados para condicionar, pentear e tratar os cabelos já conquistaram a vice-liderança, segundo a Euromonitor International. No ano passado, as vendas atingiram R$ 12,2 bilhões, 13% acima do registrado no ano anterior, e já representam 43,3% do mercado brasileiro de cuidados com os cabelos.

Essa elevação ficou muito acima da média global em 2023, que foi de 4,8%. Além disso, a Euromonitor prevê um aumento de 59,6% até 2028 para o Brasil e de 37,1% para o mercado mundial. O levantamento abrange todos os formatos, como óleos, ceras, máscaras, sprays, ampolas, mists, cremes de pentear e séruns.

Impulso dos lançamentos

Ana Seccato, diretora comercial na Circana

Entre as categorias auditadas pela Circana Brasil na indústria de beleza, que incluem fragrâncias, cabelo maquiagem e skincare, os produtos para cabelos tiveram a melhor performance, de janeiro a agosto deste ano, crescendo de 46% em valor e 44% em unidades. “É a única categoria que mantém o mesmo nível de crescimento entre valores e unidades”, pontua Ana Seccato, diretora comercial da Circana. Já no mercado total de beleza, a variação foi de 20% e 13%, em valor e unidades, respectivamente.

Em relação aos produtos estilizantes, que incluem cremes de pentear, mousses finalizadores, sprays anti-frizz, entre outros, Ana aponta que os lançamentos tiveram um papel importante no resultado, somando mais de 200 novos produtos e contribuindo com 40% do resultado do subsegmento. “Um ponto em comum entre todos os top 10 produtos estilizantes, todos apresentam em sua comunicação prova de eficácia baseada em testes laboratoriais”.

Cera antifrizz

A Cera AntiFrizz em bastão lançada pela Hidratei combina proteína de arroz e manteiga de jojoba, oferecendo nutrição enquanto alinha os fios, deixando-os livres de oleosidade.

Pedro Castro, CEO no Grupo Ei, Beleza?

A proteína de arroz promove equilíbrio lipídico, fios mais macios, brilhantes e sem frizz, e contém aminoácidos e antioxidantes que ajudam a fortalecer e revitalizar a fibra. Já a manteiga de jojoba é rica em nutrientes como ceramidas, vitaminas A, B1, B2, E e ácido mirístico, oferecendo maciez e retenção da hidratação natural por meio da criação de um selo protetor ao redor do fio.

“A novidade foi desenvolvida para quem gosta de um visual antifrizz e alinhado o dia inteiro, tendo um resultado profissional em casa, com facilidade e rapidez, sem deixar resíduos. Além disso, promove nutrição, contribuindo para um cabelo saudável”, destaca Pedro Castro, CEO do Grupo Ei, Beleza?.

Óleo de alecrim

A Inoar Cosméticos apostou no poder dos óleos essenciais com novo Alecrim Perfect Oil, que traz as propriedades nutritivas e reparadoras do alecrim orgânico em um óleo hidratante que auxilia no crescimento e reparação dos fios.

Inocência Manoel, cofundadora e CMO na Inoar Cosméticos

O produto promete promover a saúde do couro cabeludo e fios, aliando seus benefícios ao efeito antifrizz e finalizador de processos de calor aplicados aos cabelos.

“É um verdadeiro tratamento de renovação capilar de dentro para fora, proporcionando cabelos mais saudáveis, mais fortes e com brilho”, afirma Inocência Manoel, cofundadora e CMO da Inoar Cosméticos.

 

Pré e pós-praia

A Prohall Professional lançou para o verão o o Intense Summer, um finalizador desenvolvido para cuidar dos fios antes e depois da praia, que oferece proteção UV contra os raios solares e possui fórmula enriquecida com Tamariliz, óleo de coco e queratina.

Guilherme Ascencio, diretor comercial na Prohall Professional

Além de fortalecer e hidratar, também aumenta a resistência, proporcionando desembaraço instantâneo sem agredir a estrutura capilar, e reduz frizz, prevenindo quebra e pontas duplas.

“Em um país tropical, onde faz calor quase todos os dias do ano, as pessoas vão à praia com frequência, o que expõe os fios ao sol, sal, areia e outros fatores que podem causar ressecamento e formação de nós. Pensando nisso, lançamos um produto que oferece hidratação intensa e duradoura desde a primeira aplicação, além de contar com proteção UV, algo essencial para manter os cabelos saudáveis”, explica Guilherme Ascencio, diretor comercial da Prohall Professional.

Fórmula 2 em 1

A Nazca Cosméticos apresentou recentemente o Origem Brasil Tropical Cupuaçu e Pracaxi, um super creme de hidratação desenvolvido para todos os tipos de cabelo, que também pode ser utilizado como creme para pentear. A fórmula une os benefícios do cupuaçu e do pracaxi.

Glaucia Felicia Grasselli Pereira, gerente de marketing na Nazca

“Como uma empresa nacional, temos muito orgulho em traduzir através de nossos produtos a eficiência que pode ser encontrada nos ativos dos biomas brasileiros. Faz parte do nosso DNA enquanto marca unir pesquisa e tecnologia aos mais diversos ingredientes naturais para desenvolver soluções de alta performance e com a melhor relação custo-benefício”, diz a gerente de marketing da Nazca, Glaucia Felicia Grasselli Pereira.

 

Multirreparação

O Multirreparador Leave-in Reparação integra a nova linha de Tratamento Lowell Pro Performance Reparação para cabelos extremamente danificados por processos químicos, mecânicos e térmicos, que oferece reparação completa dos danos, além de devolver densidade, elasticidade e prevenir a quebra, graças à tecnologia Biostructure AHA – uma estrutura biomolecular. Ele conta com ação biomimética e seletiva, que atua de forma intensa em todas as camadas do fio, preenchendo falhas, devolvendo força e reestruturando a fibra capilar. Ideal para uma reparação imediata e duradoura.

Finalizador com efeito gloss

A Curly Care, especializada em cabelos com curvatura, caba de lançar o Gloss! Óleo Finalizador. Sua combinação de ativos, incluindo óleos de rosa mosqueta e de sementes de uva e pracaxi, nutre os cabelos e oferece um tratamento contínuo durante a finalização. Sua textura com toque seco e aveludado é absorvida imediatamente, selando os fios, evitando o frizz, retendo a água e protegendo contra danos externos. Além disso, proporciona maciez, proteção térmica e não pesa os fios.

Fixação de Cachos

Aspa Cosméticos também desenvolveu um produto específico para as cacheadas que buscam qualidade e finalização dos cabelos, o spray Fixa Ondas e Cachos, que além de fixar os fios, mantendo a hidratação, reduz o frizz e aumenta durabilidade do penteado. Segundo a marca, o produto combina ingredientes que ajudam na adesão nos cachos e eliminam barreiras que podem impedir a passagem dos nutrientes para os fios, ao mesmo tempo em que garante naturalidade, com enrolados definidos por um longo período. Seu toque seco permite uma remoção mais fácil do produto.

Reconstrução e restauração

A linha Semi di Lino Reconstruction, de Alfaparf Milano Professional, foi aprimorada e reformulada, ganhou o Anti Damage Shield Cream, leave-in para uso diário em fios médios a grossos, que combate a quebra e as pontas duplas. Proveniente do skincare, a nova tecnologia A-Z Bond Complex possui um derivado de glicina, um aminoácido com propriedades antioxidantes, que ajuda a reconstruir as fibras capilares e restaurar a densidade natural dos cabelos, reduzindo a quebra e melhorando a penteabilidade.

Tecnologia reparadora

Henrique Marconi, gerente global de marketing e produtos da Chemyunion, observa que os cuidados capilares deixaram de ser somente uma rotina e evoluíram para um ritual de autocuidado, trazendo o desafio de elevar a educação do consumidor com informações que vão além dos tipos ou formas dos cabelos, mas que incluam cada vez mais evidências técnico-científicas.

Henrique Marconi, gerente global de marketing e produtos na Chemyunion

“O cuidado com os cabelos pode ser visto como a expressão mais visível do corpo, influenciando diretamente nas construções da autoestima. Por isso, o “bad hair day” tem sido cada vez mais discutido e solucionado com investimento crescente em produtos finalizadores”, avalia Marconi, que também constata o crescimento da demanda por soluções avançadas e multibenefícios, que se alinham perfeitamente às rotinas modernas.

O executivo da Chemyunion destaca que a inovação que prioriza a saúde capilar, respeita as diferentes nuances e considera os hábitos de tratamento está se tornando “o novo comum” e, por isso, a busca do consumidor em não absorver os malefícios da mudança constante de estilo tem desafiado a indústria a tratar diferentes tipos de fios, de forma rápida e eficiente.

“Na Chemyunion temos investido na ciência dos fios e na busca por soluções que reparem – independente do dano químico – e melhorem o aspecto dos fios, como brilho e penteabilidade”, conta Marconi, que cita como exemplo o desenvolvimento da tecnologia reparadora Restart PRO, ingrediente ativo que combina o aminoácido arginina com a biotecnologia do milho, capaz de reparar os fios, via reação de Aza-Michael, em apenas 4 minutos e em até 90% dos danos.

Concentrado de peptídeos

Vanessa da Silva Freitas, coordenadora de serviços técnicos em personal care da BASF, ressalta que, de acordo com o último relatório de Hair Care Brasil da Mintel, a demanda por produtos como cremes de pentear é crescente, apontando que 40% dos brasileiros utilizam produtos de styling. “Esse aumento reforça a importância de itens de styling que vão além do básico e que podem facilitar a rotina do consumidor, oferecendo benefícios adicionais como nutrição e reconstrução capilar”.

Vanessa da Silva Freitas, coordenadora de serviços técnicos em personal care na BASF

Na avaliação de Vanessa, o crescimento da demanda representa também uma oportunidade única para marcas inovarem com produtos multifuncionais que atendam às novas demandas dos consumidores.

Na linha da multifuncionalidade, segundo Vanessa, alguns grupos de produtos são fundamentais: ativos, que entregarão os benefícios buscados pelos consumidores, e polímeros, que irão garantir a finalização desejada para os cabelos.

Como sugestão de ativo a BASF oferece o Kerasylium™, um concentrado de peptídeos capaz de penetrar na fibra capilar danificada, estabilizar e reparar as ligações de queratina, o famoso efeito bond-repair. “Este ativo é upcycled, vegano e biomimético e titulado em polifenóis, que também previne o desbotamento da cor após a exposição à radiação UV, combinada com condições de poluição. Por isso é muito interessante para cremes para pentear”, explica Vanessa.

Já em relação aos polímeros, Vanessa pontua que um fator importante na escolha é garantir a formação de um filme homogêneo sobre a fibra capilar sem perder a maleabilidade, manter o brilho e não formar flakes. “Nesta rota, a BASF sugere o Luviquat® Supreme AT 1, um polímero catiônico, que oferece alto grau de fixação, excelente retenção de cachos e condicionamento, além de proporcionar proteção térmica, benefício muito buscado pelo consumidor”.

Peptídeo do amaranto

Gabrielle Marques, especialista de produtos da IMCD, reforça que o mercado de beleza capilar está em constante transformação, com consumidores cada vez mais exigentes em busca de produtos eficazes e sustentáveis. “Podemos dizer que a Tri-K está um passo à frente dessa tendência, com o ativo NaturePep® Amaranth,  um peptídeo natural originado do amaranto, grão milenar rico em proteínas e aminoácidos essenciais, que promove o crescimento capilar e reduz a queda, revitalizando os fios”.

Gabrielle Marques especialista de produtos na IMCD

Com resultados comprovados por estudos clínicos, segundo Gabrielle, NaturePep® Amaranth aumenta a densidade capilar, o diâmetro dos fios, melhora o brilho, a maciez e o movimento dos cabelos, combatendo os sinais do envelhecimento e restaurando a vitalidade do fio.

NaturePep® Amaranth é composto por frações peptídicas únicas de fenilalanina e histidina, que penetram na fibra capilar e se ligam à sua estrutura interna, proporcionando cabelos mais fortes, flexíveis e resistentes. “Essa combinação aumenta a resistência à tração dos fios, promovendo proteção, recuperação de danos e força. Diferente dos peptídeos sintéticos, os peptídeos naturais oferecem múltiplos benefícios e ação constante nos cabelos”, ressalta a especialista da IMCD.

Outro produto que se enquadra na tendência de naturalidade destacado por Gabrielle é o Beauté by Roquette® ST 720, um polímero 100% natural derivado da ervilha, que tem como proposta  ser uma alternativa eficaz aos polímeros sintéticos PVP e PVA. “Ele confere soluções transparentes estáveis e de baixa viscosidade, proporcionando excelente espalhabilidade e toque sedoso aos cabelos”.

Com propriedades de filme superiores ao HPMC, o Beauté by Roquette® ST 720, segundo Gabrielle, garante maior alongamento, flexibilidade e resistência à deformação. Além disso, oferece benefícios como proteção térmica, facilidade na manutenção de cachos e ação antifrizz.

Performance por 72 horas

A grande diversidade de texturas de cabelos das brasileiras demanda o desenvolvimento de soluções efetivas para a finalização dos cachos. Para Gabriel Diogo, gerente de serviços técnicos em personal care da Nouryon, o grande desafio vai além da escolha dos melhores emolientes e ativos: “Cada vez mais as cacheadas anseiam por produtos de alta qualidade que entreguem performance por longos períodos de até 72h”.

Gabriel Diogo, gerente de serviços técnicos em Personal Care na Nouryon

Diogo ressalta que a Nouryon, além de contar com sua grande expertise em styling capilar, possui formadores de filmes que são a solução perfeita para potencializar a performance dessas formulações e atender as necessidades de diferentes tipos de cabelo. Segundo ele, em estudos recentes, que avaliaram a ação de cremes para pentear contendo formadores de filme em cabelos tipos 3 e 4, dois deles demonstraram alta efetividade: DynamX® H2O e Celquat® L-200 (veja na imagem).

Diogo explica que o DynamX® H2O é um polímero de alta performance com excelentes propriedades filmógenas que se diferenciam de outras opções por sua alta flexibilidade, especialmente para cabelos tipos 3 e 4, já que evita o encolhimento dos cachos. “Com ele, é possível obter um ótimo controle do volume e do frizz, proteção térmica e definição, mantendo o movimento e aspecto natural dos fios por até 72 horas. A efetividade se mantém mesmo em ambientes com alta temperatura e umidade”, afirma.

Já o Celquat® L-200, além da efetividade por 72h, possui uma ação condicionante combinada a sua alta substantividade. De acordo com gerente da Nouryon, ele proporciona o balanço perfeito entre maciez, dureza e performance. “Assim, podemos formular as melhores soluções para quem busca uma excelente definição com alto controle de volume, frizz e brilho”, diz, acrescentando que ambos não proporcionam a falsa caspa e colaboram para cachos em ótimas condições no day after.

Formação de filme superior

Uma das sugestões da Elkem para compor as formulações é um de seus recentes lançamentos, o PURESIL™ ORG 03, um elastômero de silicone multifuncional, carreado em alcano biodegradável com alto índice de naturalidade (0.8). Sua propriedade fluída lhe confere ótima substantividade e benefícios para os cabelos, como efeito anti frizz, manutenção de cachos e proteção térmica, melhorando assim a textura e suavidade das fibras. “A formação de filme sobre os cabelos é superior, pois não se trata de um polímero de silicone linear, mas sim em conformação de rede”, informa Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Americas da Elkem.

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Americas na Elkem

Outro lançamento indicado pela empresa é o MIRASIL™ N-DML 15, uma mistura de goma de dimeticonol de alto peso molecular em um carreador de base biológica 100% biodegradável, que provém do girassol e que fornece vários benefícios funcionais, como aprimoramento sensorial, condicionamento e controle do frizz. “Seu alto conteúdo renovável o torna ideal para criar produtos sustentáveis sem comprometer o desempenho”, garante Fróes.

A Elkem também destaca os atributos do MIRASIL D-DML VT, um blend de goma de dimeticonol de alto peso molecular carreado em dimethicone de baixa viscosidade com perfil volátil. Segundo Fróes, o emoliente é líquido, transparente e fácil de formular, além de ter benefícios significativos na melhora da performance e da experiência sensorial de formulações para cuidados com os cabelos, e hoje sendo a melhor alternativa para a substituição dos blends de goma em silicone volátil (D5).

Alto desempenho condicionante

Para Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação da Stepan, os produtos mais especializados e os ingredientes inovadores estão entre as principais tendências em hair care. “Isso é reflexo da crescente conscientização sobre a saúde capilar e da demanda por alternativas sustentáveis e multifuncionais”, avalia, destacando o STEPANQUAT® Soleil, um agente condicionante moderno e de alto desempenho para o cuidado capilar.

Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação na Stepan

Derivado do óleo de semente de girassol, um ingrediente familiar ao consumidor, o STEPANQUAT® Soleil, de acordo com Fernanda, apresenta significativas características sustentáveis: é renovável, biodegradável e apresenta baixa toxicidade aquática. Além disso, é livre de conservantes, álcoois, solventes e silicones.

“Este surfactante catiônico proporciona alto desempenho de condicionamento. Também auxilia em emulsões para o aumento regular da viscosidade, com menores quantidades de álcool graxo em comparação a outros catiônicos”, explica Fernanda, acrescentando que ele é aprovado globalmente, 100% ativo, líquido e versátil, podendo ser aplicado em diversas texturas, como sólida, líquida e em pó.

Entre os principais benefícios do STEPANQUAT® Soleil, Fernanda destaca a superior capacidade de desembaraço, condicionamento e substantividade. Sua presença na fórmula facilita o penteado para todos os tipos de cabelo. “Para os cacheados, testes de mechas demonstraram seu poder de modelagem natural, resultando em cachos mais soltos, com brilho uniforme e redução do frizz”.

Fernanda ressalta que o perfil multifuncional do STEPANQUAT® Soleil é garantido por sua ótima substantividade, condicionando cada fio individualmente para resultados prolongados sem acúmulo. Isso permite seu uso em várias fórmulas, desde leave-ins tradicionais até condicionadores 2 em 1 ou máscaras.

Na mais recente da in-cosmetics® Latin America, realizada em setembro, a Stepan apresentou a coleção de formulações Moments of Life, com soluções 3 em 1 prontas para uso, formuladas com o STEPANQUAT® Soleil.

A vez dos texturizados

Os dados da Circana mostram que, entre os top 10 produtos mais vendidos em finalizadores no Brasil, quatro são modeladores para cabelos cacheados e crespos.

O crescimento dos lançamentos de produtos específicos para cabelos cacheados, crespos e afro-texturizados também é uma das três principais tendências apontadas pela Euromonitor International no mercado de beleza em 2024, por meio do Passport Innovation, plataforma de inteligência artificial mede o impacto de novos lançamentos em 54 categorias de bens de consumo rápido (FMCG) em 32 países.

Kayla Villena, gerente de indústria, beleza e cuidados pessoais na Euromonitor

A Pesquisa de Voz do Consumidor: Beleza da Euromonitor, realizada entre junho e julho de 2024, revelou que um quarto dos consumidores globais disseram ter cabelos cacheados, com destaque para o consumidor jovem. “Marcas exclusivamente para este perfil de cabelo vêm surgindo, uma vez que o mercado ainda é majoritariamente focado em produtos para cabelos lisos”, avalia Kayla Villena, gerente de indústria, beleza e cuidados pessoais da Euromonitor International.

Tío Nacho e UBEES promovem capacitação de mulheres na América Latina via apicultura regenerativa

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Projeto possibilitou a proteção de mais de 2 milhões de abelhas, além da polinização de mais de 300 hectares e aumento da produtividade das culturas em até 25%

A parceria da marca de xampus e condicionadores Tío Nacho com a UBEES, empresa líder em práticas apícolas sustentáveis, continua a fortalecer as comunidades da América Latina. Com um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar social, especialmente para as mulheres da região, as organizações apresentaram a iniciativa “Colmeias das Oportunidades”, na Finca El Oasis, localizada em Antioquia (Colômbia), para promover o desenvolvimento sustentável por meio da apicultura.

O projeto visa formar mulheres em técnicas de apicultura regenerativa, possibilitando a geração de rendimentos adicionais e a melhora na qualidade de vida. Com workshops e práticas de campo, as participantes aprendem sobre apicultura, produção de mel e outros produtos apícolas, bem como sobre marketing e empreendedorismo. A iniciativa não contribui apenas para a conservação das abelhas, polinizadores essenciais para a produção de alimentos, mas também promove uma agricultura mais sustentável na região.

Em tal contexto, foi consolidado um laboratório de apicultura, o Bee Lab, que até a data de hoje protegeu mais de um milhão de abelhas em 20 colmeias distribuídas por 600 hectares de terreno. É uma ação que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, promovendo a sustentabilidade ambiental e a equidade social.

Impacto positivo no ambiente e na economia local

Diana Leal, Diretora Geral para a Região Andina e América Central da Genomma Lab, pontua que o projeto permitiu a proteção de mais de 2 milhões de abelhas, contribuindo para a polinização de mais de 300 hectares e o aumento da produtividade agrícola em 25%, especialmente em culturas como o abacate, além de reduzir o impacto ambiental com a captura de CO2.

A nível económico, a produção e venda de produtos apícolas foi impulsionada, gerando rendimentos para as comunidades rurais. Graças ao laboratório de apicultura, o número de colmeias aumentou de 20 para 26, e espera-se chegar a 30 colmeias em um curto prazo. No ano de 2022, a produção de mel na Colômbia cresceu de 15 a 20%, o que consolidou o país como um importante produtor regional.

Benefícios da apicultura para as comunidades rurais

Para além dos benefícios ambientais, a apicultura regenerativa nas zonas rurais melhora a produtividade agrícola e diversifica as fontes de rendimento das comunidades. O projeto contribui para a sustentabilidade e o fortalecimento económico não só da Colômbia, mas também dos países latino-americanos que se beneficiam do mel produzido.

Para as mulheres participantes, as “Colmeias das Oportunidades” representam a aquisição de conhecimentos e competências que melhoram a situação económica e as capacitam como líderes em práticas agrícolas sustentáveis e como pilares da economia local.

“Tío Nacho e a UBEES estão convencidos de que a apicultura regenerativa é uma ferramenta fundamental para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Com essa iniciativa, procuramos inspirar outras organizações e comunidades a se juntarem ao nosso esforço de construir um mundo melhor e mais sustentável”, conclui Diana Leal, Diretora Geral para a Região Andina e América Central da Genomma Lab.

Unilever destina 100 milhões de euros para criação interna de fragrâncias

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A Unilever, líder global nos setores de higiene, cosméticos e alimentação, anunciou um investimento de 100 milhões de euros para desenvolver suas próprias capacidades de design e criação de perfumes.

O movimento faz parte de uma estratégia mais ampla para impulsionar o crescimento e otimizar a produtividade.

Com um faturamento de 59 bilhões de euros em 2023, dos quais 75% são gerados por apenas 30 de suas principais marcas, a empresa busca maior controle sobre a formulação de fragrâncias utilizadas em seus produtos.

“Embora continuemos a valorizar nossas parcerias com casas de fragrâncias globais, estamos nos preparando para um modelo híbrido que incorpora nossas próprias capacidades internas”, destacou a Unilever em comunicado oficial.

A iniciativa contará com avanços em neurociência, inteligência artificial e tecnologia digital para identificar tendências olfativas e acelerar o ciclo de desenvolvimento, desde a formulação até o lançamento no mercado.

Como parte desse esforço, a Unilever está recrutando perfumistas no Reino Unido, Estados Unidos e Índia para reforçar seu portfólio global de marcas. Além disso, em outubro, Mathieu Lenoir, ex-executivo da Givaudan e Firmenich, assumiu a direção do centro global de criação de perfumes da empresa.

Boca Rosa lança máscara em gel para sobrancelhas com alta definição e cuidados

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A Boca Rosa, marca de beleza da influenciadora Bianca Andrade, acaba de lançar seu primeiro produto para sobrancelhas: uma máscara em gel formulada para garantir máxima definição e longa duração dos fios.

A novidade chega para expandir o portfólio da linha, que já conta com itens como Stick Pele multifuncional, máscara para cílios e pó compacto.

A máscara foi desenvolvida com uma fórmula em gel de alto desempenho, que cria uma película translúcida e flexível, proporcionando um acabamento mate natural e sem grumos. Sua textura facilita a aplicação e mantém as sobrancelhas definidas e no lugar, sem deixá-las pegajosas.

Enriquecida com Vitamina E, a máscara não apenas modela os fios, mas também nutre e protege, mantendo-os saudáveis e hidratados. O produto é vegano, livre de parabenos, óleos minerais, silicones e fragrâncias, além de não ser testado em animais. A criação deste item reflete a importância das sobrancelhas nas maquiagens de Bianca, que cuidou de cada detalhe do desenvolvimento.

Quem Disse, Berenice? promove descontos na Beauty Week com Employee Influencer Marketing

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Em uma campanha inédita, marca aposta em quem mais conhece o portfólio- seu próprio time – para recomendar produtos queridinhos e reforçar conexão com o público durante a Beauty Week

A temporada de compras está chegando e, nesta edição da Beauty Week, a versão da Black Friday do Grupo Boticário, Quem Disse, Berenice? aposta em uma estratégia inovadora ao colocar seus próprios colaboradores como influenciadores da marca. Os funcionários vão às redes sociais para compartilhar suas escolhas favoritas entre mais de 450 produtos, com descontos de até 70%. As ofertas vão de 04 de novembro até o dia 01 de dezembro.

A estratégia segue uma tendência de mercado cada vez mais forte: funcionários como influenciadores de marcas. Uma pesquisa realizada pela Edelman Trust Barometer 2023 destaca a importância das marcas demonstrarem competência, ética e relevância em suas interações com os consumidores. O estudo aponta que as interações diretas são cruciais para construir a confiança, com esses fatores sendo determinantes para que os consumidores se sintam seguros ao engajar com uma marca.

Para Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, essa campanha destaca o diferencial da marca ao explorar a autenticidade e diversidade de seu time. “Apostamos na nossa própria equipe para mostrar produtos que realmente fazem parte da rotina deles, com dicas que são, acima de tudo, reais e próximas do público. Nossa estratégia vai além de oferecer preços atrativos. Queremos proporcionar uma experiência de compra diferenciada, que seja útil e positiva para o consumo dos nossos clientes”, afirma.

Desenvolvida pela W3haus, os vídeos, feitos pelos próprios colaboradores do escritório e lojas, chegam com uma linguagem espontânea e divertida, mostrando os produtos favoritos e também em trends como “isso ou aquilo”. Essa abordagem visa atrair o consumidor e também criar uma experiência de compra mais empática e conectada com os gostos reais de quem usa os produtos no dia a dia.

“Uma coisa é fato, as pessoas amam promoção e amam ver conteúdos com formatos divertidos. A criação de vídeos com o próprio time de Quem Disse, Berenice? para divulgar a Beauty Week veio para unir esses dois pontos de um jeito nativo e criativo, conectando performance de produto e viralização digital de um jeitinho bem proprietário”, destaca Bárbara Zarif, gerente de criação de Quem Disse, Berenice? na W3haus.

A alta demanda já mostra o sucesso da temporada! Para garantir que ninguém fique sem aproveitar, todas as frentes de venda da marca estão alinhadas. Caso algum produto não esteja disponível no site, é possível encontrar nas lojas físicas ou no catálogo.

Dr. PawPaw lança protetor labial inspirado em Wicked com mudança de cor e ação hidratante

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Dr. PawPaw uniu forças com a Universal Products & Experiences para criar uma coleção exclusiva de cuidados labiais inspirada no aguardado lançamento teatral de Wicked, da Universal Pictures.

A linha inclui o Enchanting Lip Balm, que se destaca por sua capacidade de mudar de cor, indo do verde ao rosa conforme a temperatura corporal. Enriquecido com extrato de mamão PawPaw, aloe vera e azeite de oliva, o produto oferece nutrição, ação calmante e hidratação para os lábios.

Outro destaque da coleção é o Glimmer Lip Balm, que proporciona um brilho rosa vibrante enquanto suaviza e hidrata os lábios.

A nova linha reflete a criatividade de Wicked e o compromisso da Dr. PawPaw em oferecer produtos inovadores que combinam cuidado e estilo.

Amend lança linha para cabelos finos e pouco encorpados

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Amend lança linha para cabelos finos e pouco encorpados

A Amend apresentou neste mês a linha Expertise Volume Absoluto, desenvolvida especialmente para cabelos finos e sem volume. A coleção inclui shampoo, condicionador, máscara e mousse, com fórmulas criadas para melhorar a densidade e a vitalidade dos fios.

Composta por produtos veganos, cruelty-free e dermatologicamente testados, a linha conta com o exclusivo Volume Booster Complex, um blend de aminoácidos que atua diretamente na fibra capilar. O complexo aumenta o diâmetro dos fios, repara a estrutura capilar e oferece mais resistência e volume, resultando em cabelos encorpados e fortalecidos.

Segundo João Paulo Chaccur, CEO da Amend, a linha foi pensada para atender à crescente demanda por cabelos mais volumosos e resistentes. “Investimos em tecnologia de alta performance e ativos exclusivos para entregar resultados duradouros, aliados à acessibilidade e uma fragrância personalizada”, afirmou.

Corleone e Marvel lançam linha de grooming

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Corleone e Marvel lançam linha de grooming

A Barbearia Corleone, com mais de 10 anos de experiência no mercado masculino, uniu forças com a Marvel para lançar a linha Marvel Barbershop by Corleone. A coleção inclui produtos como shampoo, condicionador, pomada, cera modeladora, óleo para barba e itens para cuidados faciais, formulados com mentol refrescante e ingredientes hidratantes naturais.

A parceria reforça o posicionamento da Corleone como uma marca que combina serviços de qualidade e produtos alinhados às tendências globais de beleza masculina. Segundo a empresa, a novidade oferece soluções completas para o público que busca funcionalidade e estilo no autocuidado diário.

Fragrâncias ganham destaque na temporada de férias com lançamentos e conjuntos especiais

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A temporada de férias promete ser um momento de brilho para o mercado de fragrâncias, com novos lançamentos e conjuntos de presentes festivos nas prateleiras.

Este é um período empolgante para os consumidores, que buscam presentear seus entes queridos e, muitas vezes, a si mesmos. Segundo o Relatório Anual de Intenções de Compra de Férias dos EUA de 2024, da Circana, o otimismo dos consumidores cresceu em relação aos anos anteriores, com mais pessoas planejando adquirir presentes, incluindo itens de beleza, especialmente fragrâncias.

Com 18% dos consumidores planejando presentear perfumes ou colônias, as fragrâncias lideram as listas de desejos, superando categorias como maquiagem e cuidados com a pele. Além disso, a ascensão de gerações mais jovens, como Geração Z e Alfa, impulsionada por movimentos como o #PerfumeTok, intensificou a demanda por opções mais acessíveis, como sprays corporais e miniaturas. Paralelamente, fragrâncias de luxo continuam em alta, refletindo o interesse por concentrações mais fortes e experiências sofisticadas.

O mercado de fragrâncias de prestígio domina as vendas, sendo responsável por mais de 40% do faturamento anual no quarto trimestre, graças ao apelo de lojas especializadas e de departamentos. Apesar do crescimento mais modesto no varejo de massa, a força do segmento de luxo persiste, destacando-se como símbolo de pequenos luxos que oferecem uma fuga sensorial e indulgente.

Com perspectivas otimistas, o mercado de fragrâncias segue em alta, consolidando-se como um dos grandes protagonistas desta temporada de festas.

Jequiti lança nova linha de esmaltes Aviva inspiradas em programas icônicos do SBT

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Jequiti lança nova linha de esmaltes Aviva inspiradas em programas icônicos do SBT

Com oito novas cores, a coleção combina nostalgia, estilo e inovação, com nomes que homenageiam alguns dos programas mais marcantes da televisão brasileira 

A Jequiti apresenta a nova coleção de esmaltes Aviva, inspirada em programas icônicos da televisão brasileira exibidos pelo SBT. Com oito cores exclusivas, une nostalgia, estilo e inovação, trazendo elegância e versatilidade para todas as ocasiões.

Os itens da coleção chegam com os nomes: “Hot Hot Hot”, “Cocktail”, “Chega Mais”, “Fantasia”, “Beleza Renovada”, “Sábado Animado”, “Vem pra Cá” e “Topa Tudo”. Cada cor reflete uma essência e energia única, conectando o público com a qualidade dos produtos Jequiti.

Os esmaltes Aviva também se destacam por oferecer alto brilho, secagem rápida, longa duração, alta cobertura e resistência contra descascados, desenvolvidos para atender quem busca unir beleza e praticidade no dia a dia.

“Essa coleção celebra a história e a nostalgia que esses programas do SBT representam para tantas famílias brasileiras e entregam muitos benefícios e praticidade para o dia a dia das pessoas, com uma alta variedade de cores.”, comenta Larissa Fontanini, Diretora de Marketing da Jequiti Cosméticos.

Os esmaltes já estão disponíveis no site oficial da marca ou com as mais de 200 mil consultoras e consultores espalhados por todo o Brasil.

Avon e Natura promovem espaços de trabalho livres de violência de gênero na Argentina

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Em um cenário alarmante de 250 feminicídios registrados na Argentina em 2023, representando um caso a cada 35 horas, Avon e Natura reforçam seu compromisso social ao aderirem à iniciativa “Igual é melhor”.

A ação, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), busca prevenir a violência de gênero nos ambientes de trabalho.

A iniciativa capacitará os colaboradores das duas empresas, fornecendo ferramentas para identificar, prevenir e combater a violência de gênero. Além disso, promove a sensibilização das equipes, fomentando uma cultura organizacional que apoie tanto a prevenção quanto o acolhimento de vítimas.

Para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, será lançada uma campanha de comunicação conjunta em novembro.

Lucila Ferrari, gerente de Recursos Humanos da Natura e Avon Argentina, destacou que ambas as empresas têm um histórico de ações pioneiras nesse campo. Em 2018, lançaram o primeiro Protocolo e Licenças para Violência de Gênero no setor privado, demonstrando liderança ao oferecer suporte e acompanhamento às vítimas.

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