Unilever compra linhas populares locais
Quase um ano depois de vender a marca de bebidas de soja Ades na América Latina, a multinacional Unilever parte para aquisições para alinhar o seu portfólio na região a categorias globais. Ao anunciar que comprou marcas de cuidado pessoal e para a casa, da empresa de bens de consumo colombiana Quala, a Unilever fortalece o segmento de cabelos, considerado ‘chave’, e abre espaço para o crescimento em linhas mais populares.
A Unilever anunciou ontem a compra das marcas locais Savital/Savilé, de cabelos e limpeza de pele; eGo e BioExpert, de cuidados capilares; Fortident, de higiene bucal; e Aromatel, de amaciantes. O faturamento conjunto dessas marcas superou US$ 400 milhões em 2016. O valor do negócio não foi informado.
A revisão estratégica que resultou na venda das marcas visa concentrar recursos no núcleo de negócios. “Como resultado dessa transação, a Quala pretende aumentar seu investimento em inovação, continuar ampliando o portfólio de produtos e marcas e manter as posições de liderança na região”, disse o presidenteexecutivo, Michael De Rhodes, em comunicado. Fundada em 1980, a empresa tem negócios em dez países da América Latina, principalmente na Colômbia e no Equador.
A aquisição é importante para a Unilever reforçar as ofertas no mercado de consumo ao norte da América Latina, diz Miguel Kozuszok, vicepresidente executivo da Unilever para a América Latina. “Há tempos acompanhávamos o desenvolvimento da marca Savital no segmento de preço popular. Vimos com surpresa e admiração como a marca foi capaz de desenvolver um mix muito potente”, afirma o executivo.
A Unilever separa os produtos de cabelo em três faixas a de itens super premium, como a linha Nexxus, que chegou ao Brasil em 2016; a intermediária, que vai de Tresemmé a Seda; e a de preços ainda mais populares, onde está a marca Suave, no caso do Brasil. No restante da América Latina, a Unilever ainda não tinha uma marca com preços mais baixos que a média de mercado.
A Savital/Savilé é a principal marca de cabelos, em volume de vendas, na Colômbia. A eGo é líder em cabelos masculinos na Colômbia, no México, Equador e Peru. A BioExpert tem portfólio para cuidados capilares voltado a formulações naturais.
“A inclusão dessas marcas em nosso portfólio consolidará nossa posição global na categoria de cabelos e contribuirá para nossos negócios de higiene bucal e cuidados pessoais masculinos, complementando nossa oferta existente”, disse Paul Polman, presidente global da Unilever, em nota.
A compra amplia a oferta de produtos da Unilever em mercados como o México, a Colômbia, o Equador, a América Central e o Peru. Questionado se há planos para trazer as marcas ao Brasil, Polman cita o exemplo de Tresemmé, que chegou ao país em 2011, seis meses depois de concluída a aquisição da americana Alberto Culver. “Procuramos marcas com potencial para serem levadas a diferentes mercados da Unilever.”
Assim como a Unilever comprometeuse a continuar produzindo o suco Ades para a CocaCola por mais três anos no Brasil, a Quala será responsável pela fabricação de suas marcas para a Unilever pelo período de dois anos. A compra incluiu marcas e equipes de trabalho, mas não infraestrutura.
A Unilever estima que vá receber a aprovação de autoridades regulatórias no prazo de seis a nove meses.