Unilever deixa Londres antes do Brexit e vai para a Holanda
A multinacional anglo-holandesa de bens de consumo e alimentos Unilever anunciou a transferência de sua sede de Londres para Roterdã (Holanda), uma decisão altamente simbólica antes do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) e um revés para o governo britânico.
A empresa, que fabrica de alimentos a cosméticos e tem marcas conhecidas como Dove e Omo, tem quase um século de presença jurídica no Reino Unido e na Holanda. Ela é a terceira maior empresa britânica.
O anúncio de centralizar sua sede em Roterdã, onde pagará seus impostos, não deve ter grandes consequências em termos empregos.
A Unilever não menciona explicitamente o Brexit, que está previsto para 29 de março de 2019, para justificar sua decisão, disse apenas que o objetivo é fortalecer e simplificar sua estrutura.
“O Brexit não faz da Inglaterra um país ruim para investir. Essa decisão é para os próximos 30 a 50 anos e não depende da política de hoje”, disse o diretor-executivo da Unilever, Paul Polman, na emissora pública NOS.
O anúncio, porém, é um revés para o governo conservador de Theresa May, que tenta convencer as empresas a permanecerem no país, apesar das incertezas do Brexit.
Segundo Lee Wild, analista da Interactive Investor, “tornar Roterdã a sede do grupo vem em uma hora ruim para Theresa May, que está em um momento-chave das negociações do Brexit”.
Fonte: France Press/ Destak Jornal