10ª in-cosmetics Latin America: biotecnologia e sustentabilidade guiam a inovação

Ocupando espaço 28% maior, edição especial de 10 anos reuniu matérias-primas de mais de 230 marcas
Por Estela Mendonça
Os próximos lançamentos em produtos de higiene pessoal e cosméticos certamente vão incorporar muitas das inovações apresentadas na in-cosmetics Latin America 2024, feira 100% dedicada a matérias-primas, realizada nos dias 25 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Ana Beatriz Elia, head da in-cosmetics Latin America
Na edição especial de 10 anos, com a temática Ciência e Sustentabilidade, o espaço da exposição ficou 28% maior para abrigar 12% mais de expositores de 230 marcas nacionais e internacionais. “O objetivo foi trazer ainda mais inovação a uma indústria que está em constante transformação, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento, acompanhando perfis de comportamento, necessidades de consumidor e de toda a cadeia responsável pela produção. Nosso foco é conectar a região da América Latina ao que a indústria tem de mais avançado no mundo em termos de ingredientes”, disse Ana Beatriz Elia, head da in-cosmetics Latin America.
Jornada de inovação

Murilo Marques, sócio fundador da Innovation Business Media e editor-chefe do Cosmetic Innovation
O portal Cosmetic Innovation, que é parceiro da in-cosmetics Latin America, nesta 10ª edição, mais uma vez explorou os lançamentos e insights para levar aos seus leitores todas as mais atuais oportunidades de elevar a eficácia, a sustentabilidade e a inovação dos cosméticos brasileiros.
“Nosso trabalho de cobertura foca em reunir conteúdo de referência para o desenvolvimento local de produtos de HPPC inovadores e contribuir efetivamente para o crescimento e aprimoramento da indústria nacional no cenário global”, afirmou Murilo Marques, sócio fundador da Innovation Business Media e editor-chefe do Cosmetic Innovation.
Cosméticos geracionais

Amanda Omodei, diretora de marketing técnico na Focus Química
A Focus Química celebrou seus 15 anos com um conceito centrado na evolução do mercado e nos cosméticos geracionais. “As gerações Z e Alpha estão transformando o mercado, demandando maior representatividade, sustentabilidade, novas texturas e sensoriais que promovam bem-estar físico e emocional”, justificou Amanda Omodei, diretora de marketing técnico.
Foram apresentados 13 protótipos, atendendo desde os baby boomers até a geração Alpha, com produtos multifuncionais que refletem os desejos de cada geração. “As tecnologias de nossas representadas brilham nesses protótipos”, afirmou Amanda, destacando o novo ativo da dsm-firmenich, ETERWELL™ YOUTH, que usa a ciência senolítica para combater células “zumbis”, que aceleram o envelhecimento. O ativo identifica e elimina essas células, reduzindo inflamações, restaurando o colágeno e oferecendo uma pele rejuvenescida e saudável.
Outro lançamento foi um sérum capilar multifuncional, que disciplina os fios, doando condicionamento, brilho, redução de frizz e proteção térmica, utilizando o BELSIL® DADM 3240 E, novo elastômero de emulsão amínica de amodimeticone para modelagem capilar.
“Nosso objetivo é oferecer inovação com texturas diferenciadas, proporcionando aos nossos clientes, novas ideias e um conhecimento técnico aprofundado para seus projetos”, Amanda.
Entre os muitos exemplos inspiradores, a executiva destacou um sabonete corporal em gelatina, desenvolvido com o Alter-Gelijac, uma alternativa natural aos polímeros sintéticos, além de um stick capilar antifrizz, no qual a Focus Química aplicou sua expertise em ceras da linha MeghCare e emolientes.
Celebrando a diversidade

Fabíola Hoppe, gerente de marketing na Embacaps
A EMBACAPS trouxe a expansão do conceito “Seres”, em que explora o poder da empatia e do entendimento, sabendo que a verdadeira conexão nasce do respeito e aceitação: “Ser é coexistir. ‘Seres’ nos convida a olhar além das divisões e encontrar beleza e significado nas histórias de cada indivíduo”, explicou Fabíola Hoppe, gerente de marketing.
As formulações apresentadas celebram a diversidade de todos os seres humanos, oferecendo produtos multifuncionais para todos os tons de pele, texturas de cabelo e gerações. Fabíola destacou os protótipos do Creme Noturno Menopausa, que proporciona cuidado e beleza na maturidade, em conjunto com o Sérum Tensor 2 em 1 para área dos olhos e linhas de expressão, com efeito botox-like e clareamento das olheiras, além da Bruma FPS 50 para uma aplicação prática e proteção contra raios UVA, UVB e Luz Azul dos pés à cabeça.
Fabíola ressaltou que a Embacaps se propôs a desenvolver produtos para todas as idades e todas as vivências, enaltecendo a essência do que é ser humano, visando atender o mercado atual que exige cada vez mais respeito pelos ciclos geracionais e experiências de cada um.
“A EMBACAPS busca sempre a evolução e novas oportunidades e, embasados nessa visão, estamos sempre alinhados às principais tendências de mercado, buscando novas possibilidades de continuar entregando inovação aos nossos clientes e parceiros”, afirmou Fabíola.
Ativo de exossomos

Patrícia Mendes, diretora de novos negócios na Apoena Biotech
A Apoena Biotech apresentou o lançamento do Apobio Boost, um ativo multifuncional que utiliza exossomos como uma de suas principais moléculas de ação.
Patrícia Mendes, diretora de novos negócios, explicou que o Apobio Boost promove o crescimento capilar e aumento da força e o brilho dos fios por meio do prolongamento da fase anágena e do estímulo à produção de queratina. “Esse ingrediente é ideal para formulações de tratamento capilar, alinhando-se às tendências de beleza limpa e consciente, oferecendo eficácia e sustentabilidade”, sugeriu a executiva.
No campo das inovações tecnológicas, a Apoena Biotech destacou seu projeto de Bioprospecção, que explora a rica biodiversidade brasileira em busca de novos microrganismos. A partir de processos avançados de biofermentação, a empresa desenvolve posbióticos e biossurfactantes para o mercado cosmético.
“Os ingredientes obtidos proporcionam alternativas seguras, sustentáveis e altamente eficazes, além de serem compatíveis com a microbiota humana, trazendo suavidade e alta performance às formulações”, afirmou Patrícia, acrescentando que a fermentação controlada permite a criação de ingredientes multifuncionais como os biossurfactantes, que representam uma solução eficiente e ecológica, substituindo surfactantes químicos convencionais com menor impacto ambiental.
Aceitação e empoderamento

Diane Oliveira, gerente de marketing na Sarfam
A Sarfam, que integra a Safic-Alcan, anunciou o lançamento de sua campanha global “My Perfect Imperfections”, que celebra a beleza individual e oferece soluções eficazes para preocupações comuns de pele e cabelo que afetam a confiança dos consumidores. “O conceito da campanha é uma celebração da beleza única de cada indivíduo, promovendo a aceitação e o empoderamento através de ativos de especialidades químicas que fornecemos para o setor de cosméticos”, explicou a gerente de marketing, Diane Oliveira.
Diane contou que a campanha foi desenvolvida com uma compreensão profunda das preocupações que mais afetam a autoestima dos consumidores brasileiros, como acne, pele sensível (rosácea) e queda de cabelo. “Os protótipos apresentados possuem fórmulas exclusivas e texturas únicas para imperfeições específicas”.
Entre os protótipos, a gerente da Sarfam destacou o Stick Hidratante para Áreas Ressecadas, que atende a tendência por cosméticos sólidos, e o Primer Primer Vegano Makeup Natural. Os produtos incluem ativos de alta performance, como ILLUMINYL 388, NEOSSANCE SQUALANE E AMAZE NORDIC BARLEY, entre outros. Eles oferecerem benefícios como uniformização da tonalidade da pele, melhora da firmeza, diminuição de rugas e experiência sensorial diferenciada.
A empresa também destacou o lançamento da seda vegana Silk-Icare, além de ativos inovadores como o Hydrovance, que oferece hidratatção multifuncional; o Siliphos, alternativa Natural aos retinoides, e uma linha completa de peptídeos para skincare. “É possível desenvolver produtos completos utilizando exclusivamente itens da SARFAM, desde ativos até estruturas, permitindo aos clientes otimizarem suas aquisições de matérias-primas”, finalizou Diane.
Agentes de performance sensorial

Mariana Zaroni, coordenadora de marketing na AQIA
A AQIA, que está completando 40 anos, destacou o lançamento de quatro agentes de performance sensorial. O SOFT.CARE MLMG é um tensoativo suave obtido de glucosídeos do maltitol de origem natural e ácidos graxos, conferindo uma excelente propriedade de limpeza, com suavidade e sensação de hidratação e maciez para a pele e cabelo. “Além de propriedades sensoriais superiores, melhora a viscosidade da formulação, a formação e a estabilidade da espuma e apresenta grande versatilidade de aplicações”, ressaltou a coordenadora de marketing Mariana Zaroni.
Outra novidade é o AQ.Polymer ULTRA, polímero de polietileno glicol de alto peso molecular que, segundo Mariana, confere excelentes propriedades lubrificantes e deslizantes, com sensorial suave e sedoso. Indicado para várias aplicações de cuidados pessoais, incluindo produtos para barbear, xampus e condicionadores e pomadas “efeito teia”.
Já o LAURION BP SF é um sistema perolizante ideal para formulações sulfate free, facilmente incorporado a frio como doador de brilho pérola e opacificante sendo compatível com tensoativos aniônicos, não-iônicos, anfóteros e catiônicos, tendo como mais um diferencial poder ser adicionado em condicionadores e máscaras, para intensificar a aparência branca e promover um efeito pérola no produto final.
Complementando, o POLYMOL SENSY, sistema emoliente balanceado que confere performance e sensorial superiores aos obtidos com silicones comumente utilizados no cuidado dos cabelos, melhora a penteabilidade a úmido e a seco, reduz de volume e de frizz e é ideal para formulações com apelo “silicone free”.
“Além disso, estamos lançando uma nova plataforma de ingredientes fermentados funcionais”, informou Mariana, destacando o Pro.RENOV BF, um peeling enzimático desenvolvido pelo time de pesquisadores da AQIA, obtido por fermentação, que promove hidratação fisiológica e renovação epidérmica. Nesse universo dos fermentados, a AQIA também apresentou a linha da nova representada Sethic, especialista em ativos metabióticos fermentados: Optimealth® 10W, que fornece cuidado multidimensional para pele sensível; Aquaforte V, para contorno e remodelação facial, e Optimealth® Oral, que proporciona reequilíbrio e saúde do microbioma oral.
Ativos biotecnológicos

Daniel Coelho, coordenador de marketing na Evonik
A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, marcou presença na in-cosmetics Latin America com a apresentação de inovações que impulsionam a sustentabilidade e a biotecnologia no setor cosmético. “Estamos lançando dois ativos naturais para atender à crescente demanda por produtos de beleza sustentáveis e com benefícios cientificamente comprovados”, ressaltou Daniel Coelho, coordenador de marketing em Care Solutions América Latina.
O CapilAcid™, derivado da fruta Maqui, obtida na Patagônia Andina, segundo Coelho, protege e revitaliza os cabelos da raiz às pontas, agindo como um poderoso antioxidante. Já o Oleobiota™ é um ingrediente ativo obtido da floresta tropical de Misiones, destinado ao controle da oleosidade e à matificação da pele mista e oleosa, melhorando a aparência dos poros.
Outras inovações da Evonik concorreram a prêmios, destacando-se pela combinação de ciência e benefícios substanciais para fabricantes e consumidores: HAIRMIMICS® Boost, solução para restaurar lipídios essenciais e fortalecer os fios do cabelo; Vecollage™ Fortify L, uma inovação em colágeno vegano; e ECOHANCE® Remo XP, um modificador de reologia multifuncional produzido através de um processo enzimático de baixa energia, com matérias-primas de fontes sustentáveis.
A empresa também comemorou três décadas de inovação na produção de ceramidas biomiméticas, puras e idênticas às da pele humana, e apresentou duas coleções de formulações inspiradoras: “Active Beauty Summer Edition”, para marcas criarem formulações de alta performance, ideais para consumidores com estilo de vida ativo, e a coleção “The League of Hero Ingredients”, que celebra a inovação em formulações de beleza, com ingredientes que atuam como verdadeiros heróis na solução dos desafios diários da pele e dos cabelos.
Alternativa aos microplásticos

Tatiana Gargalaka, gerente de marketing na Ajinomoto do Brasil
A Ajinomoto do Brasil apresentou dois lançamentos de ingredientes que complementam sua linha de modificadores de sensorial à base de aminoácidos Amihope®: Amihope® SB-103 e Amihope® SB-101. “A família Amihope® cresceu para atender às diferentes necessidades sensoriais, sem deixar de ser uma opção sustentável”, afirmou Tatiana Gargalaka, gerente de marketing.
Lançado na in-cosmetics global, o Amihope® SB-103, desenvolvido a partir do aminoácido lisina, segundo Tatiana, destaca-se pelo toque sedoso e com alta adesão á pele e, o que o torna adequado para aplicação em maquiagens. Além disso, é altamente biodegradável (NOI igual a 1).
Já o Amihope® SB-101 é uma alternativa aos microplásticos. “Seu diferencial está na contribuição para aumento de FPS, ampliando seu uso para além de maquiagens, incluindo protetores solares e formulações de skin care”, explicou Tatiana.
Os novos Amihopes foram desenvolvidos levando em consideração a ODS 14 da ONU, que trata sobre a importância da preservação aquática. Eles são uma alternativa sustentável em substituição aos microplásticos, não trazendo impactos á vida marinha ou poluição ao meio ambiente
A empresa também apresentou protótipos inovadores de formulações de limpeza, com diferentes formatos e texturas, explorando a versatilidade de seus surfactantes suaves derivados de aminoácidos livres sulfato, como sabonete de colher, sabonete em pasta e leite de banho. “Com alta funcionalidade, nossos surfactantes de aminoácidos são verdadeiros ativos nas formulações. Por meio de diferentes texturas, o momento do banho ganha outra importância”, garantiu a gerente a Ajinomoto.
Para reforçar os atributos dos ingredientes e seu potencial de aplicação, a Ajinomoto apostou no conceito spa, dividindo o estande em três ambientações: spa das mãos, com protótipos para experimentação sensorial com diferentes texturas; tratamento intensivo, que destacou ativos concentrados para personalização de loção corporal e facial e máscara capilar, e área de lançamentos.
Essential Beauty

Elaine Santanna, diretora de marketing Latam na Symrise
A Symrise convidou os visitantes a explorar o conceito Essential Beauty, uma visão inovadora, onde a beleza se harmoniza com o bem-estar global. “Na Symrise, desenvolvemos uma abordagem holística que transcende os limites tradicionais dos cosméticos”, observou Elaine Santanna, diretora de marketing Latam. Baseado em três pilares interdependentes – Planeta, Sociedade e Indivíduo -, ESSENTIAL BEAUTY discorre sobre Ansiedade Climática, Cultura e Tradição e Bem Estar Integral.
A inovação em ingredientes foi um dos pontos alto da participação da Symrise no evento. Entre os mais recentes, Elaine destacou: Symdeo® PMD green, desodorante microbiome friendly de origem natural; Savelite® HB, proteção microbiológica de amplo espectro e antioxidante; SymFeel Quat green®, condicionante de origem natural para substituir poliquatérnio 10 e 7; SymSol® ProSun, solubilizante de filtros UV em pó; Phytoconcentrole® Cacay, fonte de ácido linoleico e vitamina E que proporciona hidratação e cuidado para a pele; Sacha inchi Oil, rico em tocoferol, ômegas 3 e 6, confere ampla aplicação para o cuidado capilar e proteção térmica do fio; Dragosine® FG, peptídeo multifuncional que protege a pele contra os danos causados pelo calor (mudança climática), e Hydroviton® Insta, hidratante de origem natural que atua por diferenciados mecanismos de ação.

Cristiane Moraes, diretora de sustentabilidade LATAM na Symrise
A empresa também lançou o programa Cosmetics with Purpose by Symrise. “Reunimos diferentes atores de comunidades fornecedoras aos nossos clientes, com o objetivo de desenvolver cadeias de abastecimento baseadas na biodiversidade latino-americana, dando origem a novos ingredientes cosméticos que sejam de fato sustentáveis e inovadores”, explicou Cristiane Moraes, diretora de sustentabilidade LATAM, ressaltando que, respeitando o Protocolo de Nagoya, o programa promove o correto acesso às espécies e a repartição dos benefícios decorrentes da comercialização dos ingredientes.
Ativos para a pele 40+

Ana Carolina Winkler Heemann, cofundadora e diretora técnica da Heide
A Heide Extratos Vegetais lançou na in-cosmetics 2024 três ativos cosméticos para a pele 40+: ILOX™, Fitoblend™ Antibac e Fitoblend™ Relief. O ILOX™ é um ativo cosmético 100% natural em pó, rico em polifenóis naturais microencapsulados de erva-mate. “Sucesso nos EUA e primeiro lugar no Sustainable Beauty Awards, organizado pela Ecovia Intelligence, esse ativo possui alta atividade antioxidante e está sendo utilizado em gel e cremes faciais e área dos olhos por marcas americanas com mais de 14000 reviews na Amazon”, destacou a farmacêutica Ana Carolina Winkler Heemann, cofundadora e diretora técnica da Heide.
Já o Fitoblend™ Antibac é um ativo cosmético com atividade antimicrobiana e antiviral comprovada e, segundo Ana Carolina, é muito promissor para os cuidados da acne hormonal gerada na pele 40+. Complementando os lançamentos, o Fitoblend™ Relief, um ativo com a combinação de três espécies clássicas da cosmética, tem eficácia calmante da pele comprovada in vitro em laboratório especializado na Universidade Federal do Paraná.
“Os ingredientes naturais estão em alta e a Heide segue como pioneira no desenvolvimento de ativos cosméticos e extratos vegetais com espécies da biodiversidade brasileira, sob direção do farmacêutico e cofundador, Rodrigo Heemann. Como um hub de inovação, conectamos os agricultores e produtores locais com as melhores indústrias de cosméticos do Brasil e do mundo”, ressaltou Ana, informando que para todos os ativos a empresa contou com o farmacêutico Ruandro Ceccon, de O Formulista, na elaboração de protótipos de cosméticos naturais com formulações abertas no ebook Ativos e Formulações Cuidados 40+, lançado no evento.
Na ambientação do estande, a empresa apostou em um design alegre e colorido, onde os visitantes receberam amostras de todos os ativos para testes em seus laboratórios de formulação.
Esfoliante upcycling

Eliane D0rnellas, consultora técnica
A edição deste ano foi palco para vários lançamentos da Colormix, com destaque para o YuraQ, um esfoliante upcycling obtido da semente do Tagua, conhecido como marfim vegetal por sua coloração branca em tom de creme. “O esfoliante, disponível em duas granulometrias, é produzido com o material que sobra da produção de botões, muito utilizados por grifes de luxo de marcas globais”, contou a consultora técnica Eliane Dornellas.
Alternativa aos ativos condicionadores catiônicos sintéticos, outro lançamento é o Karashafit ALAB, uma proteína hidrolisada, 100% verde, obtida por biotecnologia derivada de aminoácidos biofermentados e fontes vegetais, indicada para produtos de cuidados com os cabelos.
A Colormix também apresentou o Esteroil Moringa Feel, um blend emoliente que combina um éster de cadeia curta com óleo de Moringa, rico em ácido ecosanóico, e extrato de magnólia. O ingrediente multifuncional oferece proteção da barreira cutânea e reestruturação da haste capilar. Eliane ressaltou que ele é uma alternativa natural ao uso de silicones.
Também são lançamentos o Capsoil Rosehip Powder Oil Powder, uma versão em pó do óleo de Rosa Mosqueta, que se solubiliza em meio hidrofílico, ampliando sua aplicação para uma gama bem maior de bases cosméticas, e o Jagua Extract, um corante natural hidrofílico, de cor azul, obtido de forma sustentável do fruto verde do jenipapo, que se destaca por ser estável em ampla faixa de pH e temperatura.
Estruturante ecodesign para sticks

Sara Bentler, especialista em marketing técnico da PIC Química
O destaque em lançamentos da PIC Química nesta edição foi o DYNASAN® CRYSTAL CONTROL L, um ingrediente estruturante ecodesign 100% natural (ISO 16128, COSMOS e NaTrue) e de fonte 100% renovável (RSPO MB Sources), que fornece viscosidade e consistência ao produto, aumenta a estabilidade de cosméticos sólidos, melhora a espalhabilidade e a adesão do produto à pele ou aos cabelos e apresenta propriedades emolientes e hidratantes.
Sara Bentler, especialista em marketing técnico da PIC Química, explicou que o produto é indicado para performar formulações sustentáveis. “DYNASAN® CRYSTAL CONTROL L apresenta significativas vantagens para o formulador no desenvolvimento e na produção de sticks”, disse, destacando outros atributos do ingrediente, como diminuir “efeito blooming” nos sticks no ponto de venda, conferir alta espalhabilidade, eliminar o risco de cristalização durante o uso e veracidade de cor lote a lote.
A ambientação do estande seguiu o tema “Algoritmos da Beleza Moderna”, explorando oito deles: Autenticidade, Modernidade, Praticidade, Longevidade, Naturalidade, Vitalidade, Efetividade e Sustentabilidade. Foram apresentados protótipos com fórmulas trazendo soluções para cada um dos algoritmos. Sara observou que, assim como os algoritmos são elaborados com base em fórmulas matemáticas e associações estratégicas, os cosméticos são desenvolvidos através de formulações que equilibram cuidadosamente o uso de matérias-primas. “Para agilizar o processo de busca pela composição ideal, a PIC desvendou os ‘Algoritimos da Beleza Moderna’, que aumentam a precisão dos desenvolvimentos”, completou.
Exossomas vegetais

Gustavo Fernandes Denófrio, farmacêutico de P&D na Galena
A Galena contou com a presença internacional de representantes de algumas de suas empresas representadas, que vieram da Europa para interagir com os visitantes e apresentar seus ativos inovadores. Este ano, de acordo com Gustavo Fernandes Denófrio, farmacêutico de P&D, a empresa explorou quatro tendências principais: Beauty AI, Exossomas Vegetais, Peptídeos e Biotecnologia.
Em Exossomas Vegetais, os destaques foram a Centella Reversa™ e a Capilia Longa™, da (Vytrus Biotech). Já em biotecnologia, ganharam destaque: Cynage™ (Bionap), Makistem® e Cobiolift® (Cobiosa) e Avena Plex e Aurafirm N® (Oat Cosmetics). O conceito de Fragments (LipoTrue) e EcoPep® (Oat Cosmetics) foi destacado em peptídeos.
No estande, também foram apresentados vários protótipos desenvolvidos no NITEC, Núcleo de Inovação e Tecnologia da Galena, que conta com quatro laboratórios dedicados ao desenvolvimento e avaliação de protótipos. São eles: MuscleUp – Caneta Tonificante Muscular (Baolift™), ExoAge – Névoa Hidratante Well-Aging (Centella Reversa), TriploFragments – Mousse Facial Pró-Sustentação (Col-Frag™ + Col-4-Frag™ + Frag-Brillin™), SmartBlush – Blush Facial Funcional Antiacne (SP[AI]™), MakiSpot – Corretivo Uniformizador( Makistem®), QuinoLift – Primer Facial (Cobiolift®), Detox Shower Bomb – Bomba de Limpeza Detoxificante (Cynage™), Detox Mask – Máscara Facial Detoxificante (Cynage™), FixComplete – Pomada Capilar Funcional (EcoPep®) e CeraStick Tattoo – Stick Regenerador Revitalizante (AvenaPLex®).
“Além desses ativos, estamos explorando o conceito de nutricosméticos com Morosil™, ativo adjuvante no gerenciamento de peso, Nutricolin®, um silício inteligente para cabelos, pele e unhas, e Oli-Ola™ Clear, que contribui para a redução de manchas e uniformização cutânea, todos aprovados pela IN28/2018”, acrescentou Denófrio.
Para reforçar o lema “A Galena tem a solução” e promover interatividade com os visitantes, a empresa criou em seu estande a ação “Parede de Inovações”, correlacionando os principais desafios do universo cosmético com suas múltiplas soluções em ativos para o cuidado da acne, queda capilar, rugas e muito mais.
Era da longevidade

Angelina Moryama, diretora comercial e de marketing na Vollmens
A partir do desdobramento da tendência Felicitá, que entre os seus pilares considera a alegria capaz de ajudar as pessoas a lidar com situações complexas e a mantê-las saudáveis em meio a crises, a Vollmens apresentou nesta edição criações para perfumaria fina e bases cosméticas inspiradas na Face Mutável da Beleza na Era da Longevidade.
“Motivada em contribuir com estratégias que melhorem a saúde física e mental dos consumidores ao longo da vida, a Vollmens propõe uma reflexão sobre tradição e inovação, elegendo matérias-primas usadas desde muito tempo na perfumaria, harmonizando-as a moléculas sintéticas ultramodernas para a criação de fragrâncias”, comentou Angelina Moryama, diretora comercial e de marketing da empresa.
Vetiver Oil + Molécula Sintética Frutal; Patchouly Oil + Molécula Sintética Aquática; Bergamota Oil + Molécula Sintética Muguet e Lavanda Oil + Molécula Sintética Âmbar foram as chaves para criações de experiências sensoriais únicas, propostas pelos perfumistas da Vollmens.
Além das novidades, a Vollmens concorreu ao Prêmio de Inovação ABIHPEC com sua fragrância tecnológica Voll Control, desenvolvida para a eliminação definitiva de alguns tipos de maus odores.
Sobre o avançar de sua jornada da sustentabilidade, a empresa anunciou que segue rumo à assinatura do Pacto Global ainda este ano e à certificação B até 2025.
Blindagem capilar

Rafael Tavares, diretor técnico da TC Química
Com desenvolvimento 100% brasileiro, a TC Química apresentou três lançamentos para pele e cabelo, que trazem tecnologia e inovação, além de contribuir com a sustentabilidade: Primer Shield, Hydroactive Skin e Acquacream TC-K.
O Primer Shield é um ativo para blindagem dos cabelos contra a umidade. “Este lançamento vai de encontro a ultima tendência mundial para o mercado capilar. Ele blinda o cabelo contra gotículas de água, mantendo um liso impecável por muito mais tempo”, destacou Rafael Tavares, diretor técnico da TC Química.
Já o Hydroactive Skin é uma ampola concentrada para preparação a frio de cremes corporais. Tavares destacou que o produto é uma proposta de concentrado water less, que trará facilidade aos fabricantes. “A proposta é fornecer um produto em minidose concentrada para o consumidor final adicionar água e obter, depois de uma pequena agitação, um creme viscoso, brilhante e com alto poder de hidratação”.
Complementando os lançamentos, a empresa destacou o Acquacream TC-K, uma base de origem vegetal autoemulsionante a frio para produção de emulsões corporais. “Os processos a frio são destaques no Acquacream TC-K e no Hydroactive Skin, diminuindo a emissão de carbono, com o benefício de otimizar o processo”, observou Tavares.
No estande da empresa também foram apresentados protótipos inovadores, como um gel translúcido para cabelos cacheados, com um processo totalmente a frio e sem necessidade de neutralização, e um reparador de pontas sem silicones, com toque sedoso e sensorial agradável aos cabelos.
Di-esterquats verdes

Paulo Lima, gerente regional de vendas da Thor
A Thor, multinacional inglesa que produz sistemas conservantes desde 1959, que são referência nos mercados de cuidados com a pele e cabelos e reconhecidos pela destacada qualidade e performance, apresentou nesta edição seu grande lançamento, o Microcare Quat LDG, um agente condicionante Di-Esterquat verde, derivado do azeite de oliva.
De acordo com Paulo Lima, gerente regional de vendas da Thor, o Microcare Quat LDG é líquido e permite formulações a frio para cabelo e pele. “Ele é um ingrediente multifuncional que atende às novas tendências. Oferece condicionamento superior, melhor penteabilidade e controle de volume e frizz nos cabelos, além de hidratação imediata da pele, servindo ainda como ativo para formulação de make-up remover”, explicou.
A empresa também destacou o Microcare Quat EQG, Di-Esterquat de origem vegetal, sendo uma opção sustentável que combina alta performance com preocupação ambiental. No estande, também foram destacadas suas linhas de agentes condicionantes, emolientes multifuncionais e silicones para essas categorias.
“Reafirmamos também nossa importante presença no mercado de personal care, reforçando nossa linha de produtos amplamente utilizados no mercado”, afirmou Lima, que exemplificou citando o Cloreto de Behentrimônio (Microcare Quat BHQ), conhecido por sua performance premium de condicionamento capilar e o Behenamidopropil Dimetilamina (Microcare Amide BHAM), que oferece performance super premium em condicionamento capilar. “Nosso foco é atender às necessidades dos fabricantes de cosméticos com qualidade, inovação, segurança e sustentabilidade”, completou.
Ativo plant-based botox-like

Flávia Jesuino, gerente global de negócios e inovação da CitroBio
O ativo plant-based botox-like LIFTALIZE, que age diretamente na derme, induzindo a síntese de pro-colágeno I e tenascina-X, foi a grande novidade da CitroBio na in-cosmetics. “Ele reorganiza as proteínas presentes na matriz extracelular da pele, melhorando seu arcabouço dérmico, reduzindo linhas de expressão e deixando a pele renovada e com mais firmeza”, explicou Flávia Jesuino, gerente global de negócios e inovação da CitroBio.
Flávia destacou que estudos comprovaram que o LIFTALIZE aumenta a síntese de colágeno tipo I em até 34%, melhorando a estrutura da pele, além de reduzir rugas e linhas de expressão, e estimula a síntese de Tenascina-X em até 66%, melhorando a integridade estrutural da pele, fortalecendo a matriz extracelular e aumentando a resistência e elasticidade.
“Sua composição rica em alcaloides também reduz a tensão muscular facial e proporciona um efeito lifting natural, tornando a pele mais firme”, afirmou Flávia.
Outro atributo do ativo é que ele segue o conceito ‘easy to formulate’, sendo facilmente incorporado em formulações na fase aquosa. “LIFTALIZE pode ser utilizado como único componente ativo em formulações cosméticas, inclusive waterless e minimalistas, com custo mais acessível”, destacou Flávia.
Rotina minimalista

Gláucia Abraços, head da Unidade de Negócios Home & Personal Care no Grupo MCassab
O Grupo MCassab marcou presença nesta edição trazendo como destaque uma collab inédita entre áreas de Personal Care e a NUTROR®. O estande, ambientado com o tema brigaderia, também apresentou a nova parceira em pigmentos, Spectra Colors.
Entre os protótipos, Gláucia Abraços, head da Unidade de Negócios Home & Personal Care, destacou o Pó FPS 50 livre de talco, ideal para uso diário e que oferece proteção solar com um toque aveludado, graças ao filler natural Sumicair Silken Matte Mica da Sudarshan.
“Outro protótipo interessante é um aliado de uma rotina minimalista, o Balm Multifuncional FPS 70, que pode ser usado como base, contorno, corretivo e sombra”, ressaltou Gláucia, explicando que ele contém filtros solares minerais Miyoshade T Clear e Miyoshade Z Plus, além de pigmentos ACT da Mioyshi.
Já o Protetor Solar FPS 30 Fotoadaptativo combina filtros solares convencionais com o ativo fotoadaptativo Roka Smart UV® 360 PvB, da Roka Furadada, oferecendo proteção contra manchas solares, fotoenvelhecimento e danos ao DNA mitocondrial. “Complementando, uma proposta inovadora é o Gommage Corporal, que oferece um mundo de cores para os cuidados corporais, utilizando corantes da nova representada Spectra Colors”, ressaltou Gláucia.
As novidades da NUTROR® incluíram brigadeiros especiais funcionais, como o ENERGY, um brigadeiro belga com premix NUTROR®. “Ele contém vitaminas do complexo B e cafeína, aumentando o estado de alerta e promovendo raciocínio rápido”, explicou Bruna Lourenço, Head da NUTROR®, que também destacou o SLEEP, doce de paçoca com premix NUTROR®, contendo vitamina D, vitamina B6, magnésio e melatonina, que promove relaxamento e regulação do sono.
Para combater os radicais livres e melhorar a elasticidade da pele, a indicação de Bruna foi o doce bicho de pé BEAUTY com premix NUTROR®, composto por vitaminas A, B5, D, E e peptídeos bioativos de colágeno.
Criando conexões

Juliana Cinti, diretora comercial Life & Personal Care na Dinaco
Este ano, a Dinaco marcou presença na in-cosmetics com um estande interativo e acolhedor, trazendo a hospitalidade da Casa Dinaco, uma experiência sensorial para despertar os cinco sentidos da beleza.
De acordo com Juliana Cinti, diretora comercial Life & Personal Care, foram apresentadas 25 novas ideias para os segmentos de personal care e home care. “Os visitantes podem explorar texturas inovadoras, fragrâncias funcionais, tendências de cores para 2025 e formulações de alta performance”, descreveu. Quem passou pelo estande da empresa também pode conhecer o Dinacão, o novo mascote da Dinaco, que representou a linha de coloração para pets em tons vibrantes.
Para tornar a visita ainda mais divertida, os visitantes puderam tirar fotos com o Simulador Cosmético de Resultado, experimentando efeitos de coloração capilar, maquiagem e tratamento de pele propostos por ativos da linha da Dinaco. Ainda no mundo digital, a Dinaco apresentou pela primeira vez a Dina IA, seu novo projeto de inteligência artificial para apoiar na seleção de ingredientes do portfólio.
“Com uma proposta que combina criatividade e sensorialidade, a Dinaco buscou proporcionar um ambiente para criar conexões significativas e transformar a experiência da feira em momentos de descontração e inovação”, completou Juliana.
Be Easy, Be Simple, Be Efficient

Polyanna Aguilar, especialista em aplicações da Brenntag
A Brenntag apresentou o conceito “Be Easy, Be Simple, Be Efficient”, refletindo seu compromisso com a simplificação e otimização das formulações para impulsionar a inovação e garantir alto desempenho na indústria cosmética.
Polyanna Aguilar, especialista em Aplicações da Brenntag, explicou que, dentro do conceito Be Easy, foram destacados, além da ampla gama de ingredientes de fácil integração, a facilidade no desenvolvimento que a Brenntag oferece, por meio suporte técnico personalizado para auxiliar na escolha dos melhores ingredientes, citando como exemplo o sérum capilar e facial, projetado para ser prático e eficaz.
Já em Be Simple, segundo a especialista, a proposta da empresa é eliminar complexidades nas operações de formulação e produção, permitindo que seus clientes se concentrem na inovação. “O protetor solar, um dos produtos em destaque, possui uma fórmula simplificada que proporciona uma aplicação eficiente e sem complicações, oferecendo segurança e praticidade ao consumidor”.
Complementando, a Brenntag reforçou em Be Efficient que seus ingredientes otimizam tanto as formulações quanto os processos, garantindo alta qualidade e desempenho comprovado. Polyanna apontou que o Acidificante Capilar exemplifica essa abordagem, oferecendo soluções que mantenham os clientes competitivos no mercado e atendam às expectativas do consumidor final. “É fundamental combinar simplicidade com eficiência para atender às demandas da indústria”.
Alternativa aos injetáveis

Patricia Moreira, diretora comercial de cuidados pessoais Brasil e marketing global da Chemyunion
A Chemyunion destacou duas inovações para pele e cabelo: Cellfie®, uma alternativa não invasiva para os preenchedores injetáveis, e o Polluout® Detox, um ingrediente ativo cosmético capilar com ação “detox”.
“O Cellfie® é um ingrediente vegetal com um sistema preciso e eficiente de delivery para estimular a adipogênese, por meio do estímulo da adiponectina, mediador chave no processo de proliferação e diferenciação dos adipócitos, bem como no acúmulo de lipídeo no interior das células, amenizando os sinais de envelhecimento”, explicou Patricia Moreira, diretora comercial de cuidados pessoais Brasil e marketing global da Chemyunion, destacando que ele pode ser usado para substituir formas invasivas de preenchimento facial.
De acordo com Patrícia, estudos clínicos demonstraram resultados surpreendentes para o preenchimento de rugas e remodelagem do contorno da face de forma natural. “Considerando as crescentes preocupações dos consumidores em relação à segurança e ao desconforto associados a esses tratamentos de pele, acreditamos que exista um nicho de mercado significativo para produtos naturais capazes de oferecer resultados semelhantes às aplicações invasivas que conhecemos hoje”, reforçou Patrícia.
Outra inovação da Chemyunion, o Polluout® Detox é um ingrediente ativo cosmético capilar com ação “detox” para restaurar a saúde e o bem-estar dos cabelos da raiz às pontas. Segundo Patrícia, ele é composto por uma associação sinérgica de ingredientes, que inclui agentes quelantes e o biossurfactante do extrato do fruto Sapindus mukorossi.
Polluout® Detox foi desenvolvido para remover partículas nocivas e interferências do cabelo e do couro cabeludo, como cálcio, magnésio, cobre e outros poluentes. “Ele melhora o brilho, a penteabilidade, a eficácia de tratamentos e colorações, além de proteger o DNA capilar e revitalizá-lo desde a origem”, afirmou a diretora da Chemyunion.
Elastômero multifuncional

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem