Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Radar3 estratégias inovadoras para combater os efeitos do estresse sobre a saúde e beleza da pele

3 estratégias inovadoras para combater os efeitos do estresse sobre a saúde e beleza da pele

  • Written by:

Conheça inovações em cosméticos e ingredientes para prevenir e reverter os danos causados pelo estresse no tecido cutâneo, que podem acelerar o processo de envelhecimento da pele com aparecimento de manchas, rugas e flacidez.

Estamos cada vez mais cientes dos danos que longos períodos de estresse podem causar no organismo como um todo, especialmente na pele. “Em momentos de estresse e ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de manchas, flacidez e rugas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O estresse também pode interferir de maneira importante no nosso microbioma. Há um crescente campo de pesquisas que mostra como nossos micróbios comensais – as populações nativas de bactérias, vírus e fungos que colonizam nossa pele – melhoram nossa saúde. É hora de parar de pensar em ‘eliminar a qualquer custo as bactérias’ e começar a pensar em estimular a ação das boas bactérias”, diz o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O estresse crônico também favorece a liberação de grandes quantidades de radicais livres, promovendo um quadro de estresse oxidativo que contribui para uma busca maior por alimentos processados, carboidratos e açúcares. Esses alimentos levam a um fenômeno conhecido como glicação, com a formação de AGES (produtos finais de glicação avançada) que degradam o colágeno da pele, com aceleração do processo de envelhecimento”, diz a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. Por esse motivo, cosméticos e ingredientes que focam no combate e prevenção aos danos causados pelo estresse na pele têm se popularizado, com o surgimento de grandes inovações nesse sentido. Confira algumas dessas novidades:

B.A.M.: O B.A.M. é um ativo com mecanismo de ação inovador no combate aos efeitos do estresse na pele. Isso porque esse novo ingrediente consegue agir diretamente na enzima responsável pela superprodução de cortisol (11β-HSD1), inibindo-a. “Como resultado, os níveis do hormônio do estresse na pele são reequilibrados, com redução dos danos às fibras de colágeno e melhora significativa na densidade e integridade do tecido cutâneo. Dessa forma, a pele se torna menos suscetível aos danos causados pelo estresse, mantendo-se jovem, saudável, firme e elástica por muito mais tempo”, afirma o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics. A boa notícia é que já é possível encontrar o B.A.M. em dermocosméticos como o Gel-Creme Complex Antissinais, um hidratante anti-idade desenvolvido pela Età Cosmetics que associa o B.A.M. com ativos naturais biotecnológicos que agem sinergicamente para auxiliar na recuperação da firmeza e elasticidade, reduzir a aparência de manchas, promover ação preenchedora de rugas e conferir luminosidade ao tecido cutâneo.

Óleo de Romã: Apesar de pouco comentado, o Óleo de Romã é um grande aliado contra os efeitos do estresse na pele, já que possui poderosa propriedade antioxidante. “O Óleo de Romã é capaz de oferecer ao tecido cutâneo proteção contra esse hormônio produzido durante momento de estresse que favorece o surgimento de quadros inflamatórios na pele. Além disso, o ingrediente ainda é capaz de fortalecer as estruturas e a imunidade da pele e combater a ação dos radicais livres, que figuram entre os principais aceleradores do envelhecimento cutâneo”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle, marca de dermocosméticos que traz o Óleo de Romã como ingrediente do Pearly Booster Resveratrol, um sérum que ainda conta com Trans-Resveratrol e Ácido Hialurônico para prevenir e reverter os sinais do envelhecimento, melhorar a elasticidade da pele, estimular a síntese de colágeno, recuperar a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta e ainda promover efeito lifting imediato.

Sérum oral: Conceito inovador no universo de saúde e beleza, o Sérum Oral Senolítico da Biotec Dermocosméticos une as características dos séruns tópicos, como fórmula concentrada e transporte eficaz dos ativos, com as facilidades do uso oral para potencializar o tratamento contra os efeitos do estresse na pele, com vantagens como melhor adesão ao tratamento e absorção e distribuição mais rápida ao local de ação. “O Sérum Oral Senolítico é formulado com Modulip GC e Glycoxil para combater a cascata de danos provocada pelo estresse crônico na pele, modulando a produção de cortisol e o processo de glicação, além de também estimular a lipólise (quebra de gordura), promovendo a diminuição da circunferência abdominal através do estímulo das terminações nervosas do tecido adiposo branco e prevenção da peroxidação lipídica, protegendo as membranas do estresse oxidativo”, explica a farmacêutica Patrícia França. “Disponível nas farmácias de manipulação, o sérum oral ainda pode ser combinado com séruns tópicos para potencializar o efeito de combate ao envelhecimento, com ativos como Telodormin, Hyaxel e Ascorbosilane C para tratar sinais da idade, aumentar a hidratação e iluminar a pele”, finaliza a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company