O Boticário é a empresa que mais gera valor aos stakeholders
De acordo com ranking Mais Valor Produzido (MVP), da consultoria Dom Strategy Partners, a empresa foi a mais lembrada quando o assunto é a capacidade de gerar e proteger valor para os seus consumidores, acionistas, funcionários e sociedade
Estratégia e capilaridade multicanal são dois direcionadores que ressaltam aos olhos dos stakeholders do O Boticário. Com 3730 franqueados, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a companhia segue uma linha de negócios dedicada à evolução em torno da mudança de hábito do atual consumidor. O DNA mutante do grupo de cosméticos é percebido nos últimos anos com o lançamento das marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box, criadas para atender diferentes tipos de público.
A estratégia do O Boticário resultou mais uma vez na liderança da 4ª edição do ranking MVP (Mais Valor Produzido) – Cosméticos, produzido pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa. Na prática, a pesquisa mensura as empresas que mais sabem dialogar efetivamente com todos os seus públicos, tendo a capacidade de gerar e proteger valor tangível e intangível não apenas para si, mas também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Foram avaliados pela DOM Strategy Partners ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Além do O Boticário, que ficou em primeiro lugar com nota 8,24, o ranking segue com as cinco melhores empresas nas seguintes posições: Johnson & Johnson em segundo lugar com média 8,23. P&G na terceira posição com 8,11. Já Unilever e L’oreal seguem na quarta e quinta colocação, respectivamente, com as notas 8,02 e 7,79.
“O sucesso da permanência destas marcas no MVP é o equilíbrio mantido por cada uma delas na relação com todos os seus públicos, aliado aos seus potenciais de produção e vendas nos mercados em que atuam”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e coordenador da pesquisa Mais Valor Produzido.
Abaixo, a tabela comparativa dos resultados deste ano com os do ano passado.