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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosSC Johnson amplia a transparência dos ingredientes

SC Johnson amplia a transparência dos ingredientes

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A SC Johnson anunciou a ampliação para a América Latina de seu programa de transparência global de ingredientes líder do setor e ao oferecer transparência aos consumidores que utilizam os produtos da empresa ao redor do mundo.

“Há dez anos, a SC Johnson assumiu um compromisso com a transparência global de ingredientes. Hoje, ao ampliar o nosso programa para a América Latina, cumprimos esse compromisso”, disse Fisk Johnson, presidente e CEO da SC Johnson. “Ao manter a nossa promessa, levamos a transparência de ingrediente para todo o mundo e, no processo, ajudamos a motivar o setor em direção a uma maior transparência”.

A empresa, por exemplo, começou a divulgar os ingredientes de fragrâncias específicas por produto em 2015. Dois anos depois, em 2017, a Procter e Gamble, Unilever e Reckitt Benckiser anunciaram planos para aumentar a divulgação das fragrâncias de seus produtos.

A abordagem pioneira da SC Johnson começou – em 2009, com o lançamento de programas de divulgação de ingredientes nos EUA e Canadá. Em 2016, o programa europeu da empresa foi apresentado no WhatsInsideSCJohnson.com. Um ano depois, o mercado da região Ásia-Pacífico foi adicionado ao programa global . A América Latina é a peça final do quebra-cabeça.

“Enquanto algumas empresas têm incorporado lentamente a transparência de ingredientes de seus produtos, a SC Johnson sempre foi pioneira”, disse Ken Cook, presidente do Environmental WorkingGroup. “Eu parabenizo Fisk Johnson por seu compromisso inabalável com os consumidores como líder global em transparência de ingredientes.”

A liderança em transparência de ingredientes da SC Johnson preparou o caminho para que outros no setor. Em 2015, o programa SmartLabel® foi apresentado como uma ferramenta digital para acessar uma variedade ainda maior de ingredientes de produtos, cinco anos após a SC Johnson começar a divulgar os ingredientes. A SC Johnson também liderou o caminho na promoção de transparência de produtos nos níveis federal e estadual, inclusive com um forte apoio para o fortalecimento da Lei de Controle de Substâncias Tóxicas (Toxic Substances Control Act) dos EUA e na promoção da Lei do Direito de Saber sobre Produtos de Limpeza (Cleaning Product Right to Know Act) da Califórnia, aprovada como lei em 2017 e que fez do estado o primeiro dos EUA a exigir a divulgação de ingredientes nos rótulos dos produtos e online com relação a produtos de limpeza. A SC Johnson definiu um exemplo ousado na transparência de ingredientes, que liderou uma mudança significativa.

“As exigências de transparência não serão reduzidas e existem muitas tecnologias capacitadoras, como blockchain, que farão com que a rastreabilidade e a transparência sejam muito mais fáceis para todos, e mais acessíveis financeiramente”, disse Joel Makower, presidente do Conselho e editor executivo do grupo GreenBiz. “Portanto, à medida que essas tecnologias aumentam e ficam mais disponíveis, acredito que também gerarão mais exigências de transparência.”

Liderança em transparência de fragrâncias

Atualmente, o setor de fragrâncias utiliza 3.700 ingredientes de fragrâncias aprovados pela Associação Internacional de Fragrâncias (IFRA, International Fragrance Association). Em 2012, a SC Johnson foi ainda mais longe com a revisão dos ingredientes de fragrância com a criação de sua Paleta de Fragrâncias Exclusivas, que reduziu os ingredientes de fragrâncias aceitáveis de 3.700 para, aproximadamente, 1.300 usados nos produtos da SC Johnson.

Em 2015, a SC Johnson foi a primeira empresa de CPG dos EUA, trabalhando com seus principais fornecedores de fragrâncias, a oferecer a divulgação de ingredientes de fragrâncias específicas por produto. Isso gerou uma transformação em todo o setor que está promovendo uma maior transparência de ingredientes de fragrâncias até o nível de componentes.

Em 2018, a SC Johnson tornou-se a primeira importante empresa de CPG a divulgar globalmente os ingredientes de fragrâncias até 0,01% da fórmula dos produtos em todo seu portfólio de marcas. Essa ação continua a jornada de uma década de trabalho da empresa para transformar os esforços do setor com relação à transparência de ingredientes.

Transparência sobre alergênicos

Em 2017, a SC Johnson cumpriu um compromisso que fez de divulgar a presença de 368 potenciais alergênicos cutâneos por produto em seu site de ingredientes. Esse nível de transparência está acima e além dos padrões atuais do setor e das regulamentações. Outras empresas utilizam ingredientes semelhantes, mas divulgam somente em conformidade com as exigências regulamentares de 26 ingredientes da UE, que determina apenas que as empresas listem 26 potenciais alergênicos cutâneos. A SC Johnson toma o cuidado de usar ingredientes com potenciais alergênicos cutâneos apenas em quantidades muito baixas, de forma que seja altamente improvável criar uma nova alergia cutânea ou desencadear uma reação alérgica.

Para determinar sua lista abrangente de potenciais alergênicos cutâneos, os cientistas da SC Johnson analisaram mais de 3.000 conjuntos de dados de fontes públicas e do setor sobre potenciais alergênicos cutâneos identificados em listas nacionais, listas de fragrâncias do setor, análises do Comitê Científico Europeu para Segurança do Consumidor, dados clínicos dermatológicos e fichas de dados de segurança de fornecedores individuais. A empresa, então, compartilhou suas constatações para validação com especialistas nos campos de dermatologia, imunotoxicologia, toxicologia de fragrância e alergênicos.

Programa de critérios Greenlist

Com base no compromisso de transparência da empresa de contar toda a história dos ingredientes que utiliza e a rigorosa ciência que está por trás dessas escolhas, em 2017, a SC Johnson começou a compartilhar publicamente os critérios científicos por trás do programa de seleção de ingredientes Greenlist. O programa ajuda a empresa a melhorar continuamente seus produtos, escolhendo ingredientes que melhor protegem a saúde humana e o meio ambiente. Agora, as pessoas podem ver, detalhadamente, o cuidado com a escolha de cada um dos ingredientes que são utilizados nos produtos da SC Johnson.

Todos os ingredientes de cada produto da SC Johnson passam pelo rigoroso programa Greenlist, que é centrado em uma avaliação de quatro etapas, revista por especialistas, que verifica o seu possível impacto na saúde humana e no meio ambiente. Ele analisa perigos e riscos para selecionar os ingredientes que a empresa utiliza, e a respectiva concentração, se forem usados.

Como parte do programa Greenlist, a SC Johnson mantém uma lista de ingredientes que não são permitidos em seus produtos. A lista é denominada lista dos componentes “Não permitidos”. Ela inclui mais de 200 matérias-primas exclusivas em quase 90 categorias de materiais, e mais de 2.400 materiais de fragrâncias. Esses materiais cumprem todos os requisitos legais e regulamentares e são frequentemente usados por outras empresas no setor, mas, simplesmente, não atendem aos padrões da SC Johnson.

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