Gum registra crescimento de 50% em vendas em 2019
A indústria de higiene pessoal registrou crescimento de 5% de janeiro a outubro de 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Seguindo os mesmos passos, a GUM – marca Americana de cuidado bucal – registrou aumento de 50% em vendas no mesmo período.
O levantamento da ABIHPEC apontou que a categoria de fio dental não performou conforme o esperado e acabou com uma queda expressiva de 13%.
Em contrapartida, a companhia teve crescimento de 39% no segmento de limpeza interdental, tendo como destaque a categoria de alternativas ao fio dental, sendo os principais itens o fio dental com haste (Flossers) e os palitos interdentais (Soft-Picks).
De acordo com o CEO da Sunstar no Brasil, Luiz Augusto Tavares – que detém a marca GUM – um dos fatores responsáveis pelo crescimento em 2019 foi apostar em licenças associadas a produtos com alto valor agregado.
Como por exemplo a linha infantil de cuidado bucal, que possui produtos educativos como a escova que pisca por um minuto e o fio dental com cabo, licenciados da Patrulha Canina, Rei Leão e Elena de Avalor, que resultaram bons números no Brasil e no mundo, resultando no sucesso no Brasil e no mundo.
Outro fator relevante foi a aposta em produtos diferenciados e que incrementam a cesta de compras, como é o caso das alternativas ao fio dental, que trazem mais praticidade ao dia a dia. “As pessoas estão procurando por produtos com mais benefícios e que facilitem a rotina diária. Nossos produtos seguem essa tendência, o que nos faz crescer ao menos dois dígitos por ano, desde que chegamos ao Brasil em 2015”, explica o executivo.
Superação em 2019
No ano passado, a companhia também superou a meta de expansão, chegando a quase 20.000 pontos de venda por todo o Brasil, tendo como principais canais o varejo alimentar e farma. “Conseguimos fortalecer nossa expansão passando a estar presentes em todos estados do Brasil, mesmo com o cenário econômico quase estável”, comenta Tavares.
Para este ano, a expectativa é manter as boas práticas que estão dando resultados positivos e o crescimento da companhia acima do mercado, além do desenvolvimento do hábito de consumo dessas novas categorias.