Frutas que seriam descartadas pela indústria viram matéria-prima para cosméticos
Produto da The Body Shop para banho reaproveita banana, pera, manga e até óleos de sementes
Bananas, peras e outras frutas que seriam descartadas pela indústria limentícia agora ganham um novo e cheiroso uso. A companhia inglesa The Body Shop tem vendido desde junho no mercado brasileiro sua nova linha de espumas de banho produzidas com frutas e óleos de sementes rejeitados para venda.
As espumas levam ingredientes de segunda linha que seriam inutilizados, assim como óleos de morango e de manga obtidos na fabricação de sucos. Ao todo, são quatro blends corporais vendidos a R$ 73,90 no e-commerce e nas lojas físicas: banana, pera, frutas vermelhas e manga.
Débora Gentil, gerente de comunicações e treinamento da The Body Shop Brasil, explica que os ingredientes utilizados são provenientes de resíduos de alimentos, frutas e vegetais que, por sua vez, são bioprodutos de outras indústrias ou produtos estranhos. “Por exemplo, a semente de morango em nossa Mistura de Banho de Berry é feita de sementes que sobram da fabricação de geleias”, destaca.
Para a fabricação dos produtos, a equipe do laboratório da marca de cosméticos já recebe tais resíduos na forma de óleos e extratos, o que significa que podem ser usados de forma segura no processo de obtenção das espumas.
De acordo com a empresa, o mix de frutas e vegetais é rico em vitaminas e antioxidantes, com componentes hidratantes que penetram na pele e oferecem alta durabilidade.
Fonte: Globo Rural 19.08.2020