Oud: ouro líquido do Oriente perfuma o planeta

A rara fragrância cai nas graças do Ocidente, inclusive do brasileiro, o segundo maior consumidor mundial de fragrâncias
Por Estela Mendonça
O mundo está sendo literalmente seduzido pelo Oud, extraído da madeira da árvore de ágar do sudeste asiático (aquilaria). Quando a árvore é infectada por fungos, ela reage produzindo um óleo extremamente perfumado, com aparência viscosa e de coloração intensa e escura. Conhecido como “ouro líquido”, sempre foi muito valorizado pelos países do Oriente Médio e Ásia.
Há milênios a ágar é utilizada em forma de incenso, por várias religiões: o budismo, taoísmo, islamismo e cristianismo. Sua fragrância mística é muito usada nas meditações e clamada como purificadora do corpo e da alma, por isso é também chamado de “rei dos incensos” e “madeira dos deuses”.

O Oud é extraído da árvore de agar do sudeste asiático
O mercado global de madeira de ágar é estimado em impressionantes US$ 32 bilhões. Previsões dão conta que até o final de 2029 o mercado deverá dobrar para US$ 64 bilhões. Em sua forma mais pura, o óleo de Oud pode custar até US$ 80 mil por litro, conquistando a fama também de “ouro líquido”.
Presente em uma vasta gama de perfumes finos no Oriente, Oud é sinônimo de sofisticação, o que nos últimos anos passou a chamar a atenção de perfumistas do mundo todo e começou a ser introduzido, na forma natural ou sintética, para adicionar um aroma quente e almiscarado nas criações das mais luxuosas marcas.
Tobacco Oud de Tom Ford, Leather Oud de Dior, M7 Oud Absolu de Yves Saint Laurent, Damask & Oud de Hugo Boss, Valentina Oud Assoluto, Versace Oud Noir, Gucci Guilty Oud e BOSS Bottled Oud são apenas alguns exemplos no mercado de luxo. Vale destacar que, assim como outros perfumes amadeirados, o Oud, que é muito comum em fragrâncias masculinas, atualmente pode ser sentido também em uma variada gama de versões femininas e unissex das grandes marcas.
Efeito mágico
“O efeito da madeira de ágar nas fragrâncias é mágico. O Oud fornece textura, profundidade e vivacidade para a criação. Além disso, os óleos de agarwood têm o melhor cheiro do mundo em sua secagem, nada se compara”, descreve a espanhola Laura Vera, perfumista chefe da Chemarome, empresa que ela fundou com Ramón Jimenez, que ocupa a posição de CEO. Laura é reconhecida internacionalmente por sua expertise em fragrâncias baseadas em Oud e orientais.

Laura Vera, cofundadora e perfumista chefe da Chemarome
“Oud é um dos nossos campos de especialização, estudamos os seus processos biológicos há mais de duas décadas e temos uma vasta gama de referências de Oud naturais e sintéticas, que as empresas podem solicitar para avaliação. Podemos oferecer nossas especialidades internas em Hindi, Cambodi, Trat, Prachinburi e muitas outras qualidades de Oud”, diz a perfumista, também criadora da marca Zaphir no Oriente Médio.
Oud made in Brazil
O mercado brasileiro de fragrâncias, que é o segundo maior consumidor do mundo, com vendas que atingiram US$ 6,7 bilhões em 2019, atrás apenas dos Estados Unidos, com US$ 8,7 bilhões, não poderia ficar fora da tendência, e os dois principais players brasileiros também lançaram suas fragrâncias com a preciosidade do Oud.
Primeiro foi a Natura, em 2016, com versões masculina e feminina, ambas combinadas com a brasileira brasileira copaíba. Essencial Oud feminino é um perfume amadeirado com facetas florais de rosa, jasmim e cashmeran e pimenta preta. Já Essencial Oud masculino recebeu um toque das especiarias cardamomo, açafrão, canela, âmbar. No ano passado, foi a vez de O Boticário lançar Malbec Signature, o primeiro eau de parfum da marca. Para criá-lo, o Oud foi combinado ao álcool vínico, assinatura olfativa da linha.
Expansão no país
Mas o Oud não é só para as grandes empresas. Lucas Zanatta, gerente de operações no Brasil da espanhola Chemarome, que desembarcou no país no ano passado, com a inauguração de uma fábrica e um centro criativo em Curitiba, no Paraná, destaca que existe uma fatia do mercado brasileiro de pequenas e médias indústrias e empresas, especialmente no segmento cosmético, que não pode contar com o fornecimento dos grandes casas de fragrâncias. “E nós viemos ao Brasil justamente para atender essa fatia. Fizemos isso na Europa e na Ásia e foi um sucesso. Oferecemos preços competitivos com qualidades que conquistaram até os sheiks e príncipes do mundo Árabe”, afirma.

Lucas Zanatta, gerente de operações no Brasil da Chemarome
Com centros criativos de fragrâncias finas ocidentais e orientais, localizados em Barcelona, Bangkok e agora em Curitiba, a Chemarome vem se consolidando como criadora de tendências, prestígio conquistado graças a sua marca de nicho Zaphir. “Nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento da Zaphir assinaram as criações de maior prestígio no Oriente Médio e construíram um sucesso sem precedentes, juntamente com as principais marcas da região”, enfatiza Zanatta.
“Estamos muito otimistas com a nova fábrica no Paraná, um local estratégico para abrirmos mercado no Brasil e a possibilidade de desenvolver projetos de fragrâncias que tenham a cara do brasileiro, agregando principalmente agilidade, tecnologia e muita criatividade ao mercado”, destaca Zanatta, acrescentando que a Chemarome é uma indústria multinacional especializada no design, desenvolvimento e fabricação de fragrâncias concentradas em seis aplicações principais: fine frangrances, personal care, spa therapy, home care, air care e aplicações industriais.
“Trazemos qualidade e sofisticação europeias, com preços competitivos. São mais de 20 anos de paixão de renomados perfumistas localizados na Espanha, Tailândia e Indonésia, traduzida em mais de 11 mil fragrâncias no portfólio, com a introdução de cerca de 20 novas todos os meses”, conta a perfumista chefe Laura.
Produção robotizada
O principal centro de P&D em Barcelona inclui um laboratório de desenvolvimento de alta capacidade e totalmente automatizado com um sistema de amostragem eficiente que conta com um robô Roxane-K, bem como um laboratório de aplicações de última geração equipado com cabines olfativas e de evaporação, lavanderia, aerossol, saboneteiras e um departamento de extração.
No início de 2020, as instalações de Barcelona receberam o robô Roxane GT, que aumentou significativamente a capacidade de produção da Chemarome e melhorou os termos de entrega para os clientes em todo o mundo. “A aquisição dos robôs Roxane permitiu multiplicarmos nossa capacidade de amostragem e produção em cinco vezes, elevando exponencialmente nosso tamanho e a quantidade de demanda que podemos atender, além de reduzir significativamente o leadtime. É a tecnologia francesa de ponta para a indústria de perfumaria. Nosso robô foi especialmente projetado para nossas necessidades, é personalizado, não um modelo padrão”, comemora Victor Fernandez, diretor comercial global.
Segundo Fernandes, as instalações do robô ocupam dois pisos da fábrica, um acima, no qual são carregadas e armazenadas mais de 300 matérias-primas, e outro abaixo, onde é produzida a mistura, sendo que as esteiras descem por mais de 700 tubos interligados aos cubos de mistura. “A fórmula é introduzida no computador e o robô pega automaticamente a quantidade certa dos tapetes brutos e abre os tambores acima para baixá-los e misturá-los automaticamente. Apenas uma pessoa é necessária para supervisionar tudo isso e pode ficar trabalhando durante noites inclusive durante o fim de semana”, ressalta Fernandez.

Robô Roxane GT aumentou significativamente a capacidade de produção