Quão sustentável é a uma escova dental?
Pesquisadores do Trinity College Dublin examinaram a sustentabilidade de diferentes modelos do produto de saúde bucal mais comumente usado – a escova de dentes – para determinar qual é o melhor para o planeta e a saúde humana associada.
O estudo de pesquisa, em colaboração com o Eastman Dental Institute da University College London, foi publicado no British Dental Journal (terça-feira, 15 de setembro de 2020). É a primeira vez que uma avaliação do ciclo de vida (LCA) foi usada para medir as consequências ambientais de um produto para a saúde.
Os pesquisadores consideraram diferentes modelos de fabricação da escova dental e mediram o impacto ambiental (pegada de carbono) e o impacto na saúde humana (DALYS) da escova dental. Foram utilizadas a escova de dental elétrica, a escova de plástico padrão, a escova de plástico com cabeça substituível e a escova de bambu. A equipe descobriu que a escova elétrica era comparativamente prejudicial à saúde planetária.
As descobertas destacam o fardo do processo de fabricação da escova dental para a saúde humana. A escova elétrica causa 10 horas de deficiência medida em anos de vida ajustados por deficiência ou DALYS, principalmente para as pessoas associadas ao processo de fabricação e produção dos dispositivos. Isso é cinco vezes maior do que uma escova de plástico normal.
A equipe descobriu que a escova de dente mais ambientalmente sustentável não era o bambu, como talvez se pudesse acreditar, mas uma hipotética escova dental de plástico continuamente reciclado. “Existem bilhões de escovas de dente usadas e descartadas todos os anos. Nossa pesquisa mostra que as escovas de dente elétricas são realmente prejudiciais para o planeta e para as pessoas envolvidas no processo de fabricação e distribuição. Não há muitas evidências para mostrar que são mais eficazes, a menos que você se esforça para limpar os dentes com uma escova de dente normal. Também mostramos que escovas de dente de bambu não são a resposta. Usá-las apenas impede que a terra seja melhor aproveitada, como ajudando a biodiversidade ou no cultivo de florestas para compensar as emissões de carbono.
A escova de dente ideal é aquela que utiliza plástico reciclado em um processo contínuo. As escovas de plástico recicláveis não ocupam muito terreno e não precisam de muita água para crescer. O importante aqui é manter o plástico na cadeia de reciclagem. Precisamos de um sistema onde as escovas de dente de plástico possam ser coletadas como baterias e depois recicladas em novos produtos. Se o plástico escapar da cadeia de reciclagem, ele precisa ser fácil e naturalmente decomposto em produtos inofensivos.
Fonte: Eureka Alert – 16/09