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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Internacional RadarCosméticos sem testers: como a indústria da beleza está se adaptando ao online

Cosméticos sem testers: como a indústria da beleza está se adaptando ao online

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A maioria das pessoas nesse momento estão ansiosas para a abertura das lojas novamente.

A rua principal está fechada pelo que parece uma eternidade, e certamente todos nós sentimos falta da agitação de uma viagem de compras aos sábados com o almoço servido, um passeio casual pelas lojas, talvez até um atrevido gin tônica acompanhando nossas compras escondidas debaixo da mesa .

O efeito do bloqueio não pode ser ignorado e, infelizmente, veremos quase com certeza alguns espaços vazios onde antes ficavam os varejistas independentes menores. A verdade é que a experiência de compra de produtos de beleza nas ruas e nos shoppings mudou.

Se não para sempre, certamente a curto ou médio prazo. Mais e mais varejistas estão migrando para o ambiente on-line e provavelmente veremos ainda mais adaptações para aproveitar as vantagens dos canais de vendas pós-pandemia.

Uma tendência que já está crescendo

O resultado final, porém, é que o bloqueio provavelmente apenas acelerou uma tendência já crescente para o online, que estamos observando há algum tempo.

Muitos dos principais varejistas, fabricantes e novos provedores de serviços já adotaram maneiras novas e emergentes de se conectar com os clientes. Superficialmente, isso é surpreendente considerando a natureza pessoal dos produtos de beleza. A necessidade é, como se costuma dizer, a mãe da invenção, e o espaço da beleza não demorou a imitar as compras tradicionais e as tecnologias inovadoras.

Makeovers e aplicativos online

A maioria dos grandes nomes tem serviços online que permitem que você experimente antes de comprar. Até certo ponto, isso simula a experiência de um shopping center, mas há mais coisas acontecendo aqui. A consciência pós-pandêmica de espaço e higiene pode tornar o uso de testers em pessoa menos atraente.

Além disso, pensando nos dias de lojas lotadas, qualquer pessoa que tentou chamar a atenção de um consultor vai testemunhar como isso pode ser frustrante nos horários de pico. As mudanças para o online contornam agilmente esses dois problemas.

A Maybelline é um bom exemplo desses testes antes da compra. Eles possuem um site  onde é possível escolher de tudo, desde uma única aplicação de delineador até um look temático completo.

Ao contrário de comprar pessoalmente em termos de realmente ver os produtos aplicados, os makeovers virtuais on-line e no aplicativo oferecem uma escolha quase infinita e tanto tempo de navegação quanto você quiser.

O efeito influenciador

Sem dúvida, a maior mudança na forma como ocorre a conscientização do usuário final sobre cosméticos e produtos de beleza foi o aumento dos influenciadores de mídias sociais. Antes considerados nada mais do que ‘blogueiros e YouTubers’, muitos agora são um grande fator na promoção de novos produtos. Potencialmente ainda mais importante é a ascensão do microinfluenciador.

Enquanto gigantes como Zoe Sugg ou Huda Katten podem reunir milhões, os microinfluenciadores são pontos de acesso focados e refinados para mercados muito específicos. Isso pode muito bem ser uma oportunidade real para as marcas especializadas alcançarem novos clientes.

Caixas e pacotes na assinatura

A caixa de assinatura pelo correio com certeza não é uma ideia nova; durante o bloqueio, no entanto, o setor cresceu e as assinaturas dispararam. Antes da pandemia, o Royal Mail informou que mais de 25% dos consumidores agora assinam alguma forma de serviço regular.

Marcas como Harrys e Dollar Shave capitalizaram no mercado de aliciamento masculino, parcialmente por reconhecer que o processo de compra de produtos de barbear é, na verdade, um tanto enfadonho nas lojas.

Caixas de cosméticos com seleções personalizadas tornaram-se comuns. Embora seja certamente possível que o boom passe, a caixa de entrega veio para ficar.

Uma boa presença online vem com diversidade e personalização incluídas

Ame ou odeie, a entrega de informações direcionadas e personalizadas que todos recebemos agora é certamente eficaz. De simples redirecionamento a IA sofisticada, a jornada online para os produtos de beleza certos se tornará cada vez mais personalizada com o passar do tempo. Pode-se argumentar que isso poderia reduzir a escolha, mas é difícil negar que as gamas de produtos que reconhecem totalmente a natureza diversa do comprador devam ser um passo positivo.

O toque pessoal ainda está lá

Em toda essa conversa sobre tecnologia, IA e automação, vale lembrar que parte do propósito do online é permitir que as pessoas se comuniquem. A indicação pessoal a que estamos acostumados no balcão agora está frequentemente disponível por meio de serviços de bate-papo. Os bons conselhos que recebíamos no balcão ainda estão disponíveis, embora de uma forma diferente.

O aumento das vendas online não pode ser negado

Quer retornemos a um novo equilíbrio no varejo ou não, o aumento das vendas online na indústria da beleza não pode ser negado. A mudança para o online não está apenas acontecendo … aconteceu. A indústria da beleza o adotou por necessidade e eficiência, e deve continuar a crescer nesta área, o que acontecerá porque a indústria é resiliente e adaptável. Os produtos mudam, as tendências vêm e vão e a moda passa rapidamente, mas a indústria persiste.

No entanto, não vamos esquecer a rua principal. A ida às compras com os amigos, a conversa sobre a decisão de comprar, os umms e ahhs sobre um novo visual arriscado e, sim, até os pés cansados e doloridos são algo a ser apreciado.

Esperançosamente, o momento em que iremos nos jogar no sofá com uma taça de vinho e malas no final de uma longa viagem de compras estará de volta em breve. Em seguida, o consumidor e a indústria da beleza abrangem os dois mundos.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cosmetics Business 06.04.2021

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