Por que práticas regenerativas significam melhores negócios?
A Thrive não trata apenas produtos eficientes, mas também de melhorar os ambientes e as comunidades no processo.
O seu cofundador e CEO Alex McIntosh já tinha iniciativas de sustentabilidade e filantropia trabalhando para organizações como a Nature Conservancy e a gigantesca corporação Nestlé Waters antes de voltar seus olhos para o setor de cuidados pessoais naturais com a Thrive, que foi lançada em dezembro de 2012. McIntosh trabalha entre São Francisco e Costa Rica ao lado de uma equipe executiva incluindo o Diretor de Operações Sustentáveis Mario Garcia e a Diretora e Fundadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto Laura Arce, e suas ambições incluem restaurar 9.000 hectares de terra aumentando a biodiversidade e auxiliando na renda de 31.000 agricultores com produtos naturais e acessíveis possibilitados por três fábricas exclusivas da região sul-americana.
Graças à agricultura regenerativa praticada em parceria com a cooperativa Coopecuna, os ingredientes não só são mais potentes que os métodos tradicionais, mas auxiliam na melhoria da saúde do solo, significando maiores rendimentos e, portanto, mais renda para as comunidades locais. Em três anos, a empresa aumentou a renda dos agricultores em 40%.
Recentemente, a Thrive lançou dois produtos com FPS: BodyShield 50 e Daily Defense Sunscreen Balm FPS 30, contendo óxido de zinco mineral, seguro para recifes e não nano. Pouco depois de seu lançamento, McIntosh participou de uma entrevista para explicar a abordagem de 360 graus da Thrive para a regeneração, os benefícios ambientais e cosméticos das superplantas e a priorização do impacto positivo.
Por que a agricultura regenerativa é o futuro da beleza?
Duas razões: 1) torna os cuidados com a pele mais eficazes e saudáveis; porque nossos óleos de superplantas são mais puros e potentes; e 2) move as empresas de beleza de uma pegada negativa para uma pegada positiva, restaurando terras degradadas e melhorando a vida dos agricultores. Um modelo de negócios regenerativo significa que ele opera intencionalmente de forma holística e positiva em toda a sua área de cobertura, de modo que paisagens, comunidades e sistemas vivos se tornem mais saudáveis com o tempo. As fazendas regenerativas da Thrive usam plantas nativas para melhorar o solo e a biodiversidade em terras degradadas, enquanto aumentam a renda dos agricultores e fornecem um suprimento de óleos vegetais de alta qualidade para nossos produtos. Cada compra do cliente aumenta esse impacto positivo planta por planta.
Como surgiu a relação de trabalho com os agricultores costarriquenhos?
Começamos pequenos. Trabalhando com dois agricultores na Costa Rica rural, Don Juan e Don Victor, plantamos 25 plantas em cada fazenda. Isso mesmo: 25 plantas. Pequeno porque queríamos ver se conseguiríamos cultivar as plantas com sucesso, se poderíamos trabalhar com os fazendeiros, se poderíamos transformar as plantas em óleos, se os óleos seriam melhores do que ingredientes sintéticos e, claro, se poderíamos projetar com ingredientes naturais fórmulas de cuidados com a pele em torno dos óleos de superplantas e se nossos clientes gostariam do resultado.
Com o passar dos anos, nós expandimos. Muito. Hoje estamos trabalhando em toda a Costa Rica, com cooperativas lideradas por mulheres, com pequenos agricultores e com pescadores que procuram uma maneira mais sustentável de sustentar suas famílias. Temos três superplantas regenerativas que cultivamos com nossos parceiros agricultores, restaurando mais de 52 hectares de terras degradadas, impactando mais de 180 vidas nessas comunidades agrícolas rurais. E, claro, restaurando a saúde do solo e a biodiversidade.
Uma das minhas coisas favoritas é visitar nossos parceiros agricultores e ver as novas técnicas que eles criaram para melhorar a agricultura regenerativa. Doña Gisele e sua cooperativa de 23 familiares são nosso maior parceiro e são incrivelmente industriosas e criativas.
Como as plantas melhoram o solo e a biodiversidade?
Escolhemos nossas superplantas com cuidado. Em primeiro lugar, por sua capacidade de desempenho melhor do que ingredientes sintéticos equivalentes em cuidados com a pele. Mas, em segundo lugar, e mais incomum, escolhemos nossas superplantas por sua capacidade de desempenhar um papel desproporcional na restauração da saúde do solo e no aumento da biodiversidade. Em nossas fazendas regenerativas, nós nos esforçamos para imitar as mesmas condições para dotar nossas plantas com a mesma resiliência e força. As plantas fixam nitrogênio, criam cátions no solo e ajudam a restaurar o equilíbrio químico natural.
Algumas lições que aprendemos logo depois de trazer Don Juan a bordo e que ainda estão em prática hoje são: usar folhas e plantas caídas da fazenda para criar fertilizante orgânico, a fim de nutrir as mesmas plantas naquele ecossistema; plantamos plantas únicas, além de nossas superplantas Juanilama e Fierrillo, para atrair pássaros e abelhas, promover uma melhor biodiversidade e melhorar a qualidade do solo; e aplicar composto de inspiração indígena para dar às nossas superplantas um pouco mais de estímulo após a colheita.
Como sua empresa apóia diretamente as comunidades?
Nosso filtro leave-it-better – do solo ao agricultor, da embalagem ao cuidado da pele – significa que, do zero, nossos produtos fazem mais pelo mundo e, ao mesmo tempo, pela sua pele.
Encontramos e fazemos parceria com agricultores rurais na Costa Rica e Mario trabalha com eles para garantir que as práticas regenerativas da Thrive sejam utilizadas para restaurar as terras agrícolas e aumentar a eficácia dos ingredientes proprietários que eles colhem.
A cada mês, rastreamos os impactos de nossas parcerias com agricultores em termos de aumento na renda familiar, terras dos agricultores restauradas, produtos químicos evitados (herbicidas, pesticidas) e membros da comunidade impactados.
O que tem impedido uma adoção da agricultura regenerativa por toda a indústria?
A maioria das grandes empresas tem operações legadas que são projetadas para eficiência e rendimento. Não para um impacto positivo. Regenerativo é o oposto. Mas é preciso ousadia. Especialmente nos primeiros dias da adoção. É por isso que é importante que empresas como a Thrive, Patagonia, Guayaki Tea e outras continuem tendo sucesso. Precisamos de mais “pontos de dados de sucesso” para mostrar que a regeneração não é apenas possível, mas que é a melhor maneira de fazer negócios. Para seus clientes, para sua comunidade e para seus resultados financeiros.
Quais são os benefícios que os três óleos vegetais novos no mercado, exclusivos da Thrive, oferecem em relação a outros ingredientes?
A Juanilama tem sido usada por indígenas na América Central e do Sul por gerações para acalmar a irritação. O óleo vegetal da folha de Juanilama, nativo de nossas fazendas na Costa Rica, é uma potência antibacteriana e antifúngica com altos níveis de antioxidantes que protegem a pele.
O Fierrillo também tem sido usado por gerações por suas propriedades curativas e, nativo de nossas fazendas da Costa Rica, o Fierrillo tem um forte efeito antioxidante para promover uma pele saudável com propriedades curativas e antibacterianas que ajudam a restaurar e reparar a pele danificada.
Ambos os ingredientes são vitais para as fazendas regenerativas, com a Juanilama agindo como um pesticida natural para insetos nocivos, enquanto o Fierrillo tem um conteúdo orgânico de solo que aumenta a vinha e fornece um habitat para aumentar a biodiversidade.
O BodyShield 50 apresenta o coralillo, a primeira no mercado, uma planta medicinal com benefícios antiinflamatórios para a pele que ajuda a curar a pele impactada pelo sol, vento e poluição, além de prevenir a erosão do solo e trazer de volta a vida selvagem nas fazendas.
O que você diria aos críticos que afirmam que os óleos essenciais podem ser prejudiciais à pele?
A maioria dos óleos essenciais podem ser elementos maravilhosos para um produto eficaz, para as propriedades do óleo ou extrato da pele, bem como para a fragrância. Mas algumas pessoas têm pele muito sensível. Eu sou uma dessas pessoas. Então, eu sempre gosto de ver o que são os óleos essenciais em meus produtos, eliminando aqueles que não funcionam para mim. Para os produtos da Thrive, adicionamos nossos óleos de superplanta em porcentagens que estão dentro ou um pouco abaixo das recomendações da indústria. E listamos cada óleo usado em cada produto – algo que a maioria das empresas não faz – em nosso site e rótulos. Também testamos clinicamente cada produto Thrive quanto à sensibilidade da pele. É assim que sabemos que nossos óleos de superplanta são saudáveis para a pele.
Como tem sido sua recepção dentro e fora da indústria?
As pessoas experimentam nossos produtos e os amam. Principalmente pessoas com pele sensível ou que vivam estilos de vida ativos ou estressantes. E assim que as pessoas experimentam nossos produtos, elas começam a aprender mais sobre nosso modelo e o que os torna diferentes e especiais. Os clientes adoram nossa história de regeneração do solo e aumento dos meios de subsistência dos agricultores, e como tudo isso se conecta a produtos mais eficazes.
A Thrive tem parceria com a Amazon desde 2015 e recentemente foi premiada com uma das primeiras concessões de inovação do Amazon Launchpad como parte de seu programa para capacitar novas marcas inovadoras. A Thrive foi uma das duas marcas selecionadas para esta concessão entre milhares de candidatos, especificamente por nossa fórmula FPS e modelo de negócios regenerativo. Nosso best-seller Daily Defense Sunscreen Balm FPS 30 para rosto foi lançado em # 1 na Amazon Beauty e permaneceu lá por 10 semanas, recebendo mais de 600 avaliações 5 estrelas!
Quais são seus planos e esperanças para o futuro?
Preenchendo nossa oferta de produtos para nossos clientes, mulheres e homens. Introduzindo mais óleos de superplantas em nossos produtos – com um ótimo vindo neste verão em nosso novo produto para a pele BodyShield 50. E ampliando nosso modelo regenerativo, para ajudar milhões de clientes a ter uma aparência melhor e viver com mais saúde, restaurar a saúde de milhares de hectares de terras degradadas e melhorar a subsistência de dezenas de milhares de agricultores em todo o mundo. Cada compra do cliente nos ajuda a aumentar essa pegada positiva planta por planta. Isso realmente ajuda a mim e minha equipe a acordar de manhã.
Fonte: Beauty Matter 16.06.2021