Porque a Amyris escolheu o Brasil para instalar sua fábrica de biotecnologia
A nova planta está localizada ao lado da usina de açúcar Raizen em Barra Bonita, para garantir a continuidade do fornecimento e economia de matéria-prima favorável.
A Amyris, Inc. , uma empresa líder em biotecnologia sintética que acelera a transição mundial para o consumo sustentável por meio de sua plataforma de tecnologia de laboratório para o mercado, iniciou o comissionamento de sua nova planta de fermentação em Barra Bonita, Brasil.
O greenfield de Barra Bonita é um investimento estratégico com o qual a Amyris lidera o setor de biotecnologia com fabricação em escala industrial. A nova usina está estrategicamente localizada ao lado da usina de açúcar Raizen – uma das segundas maiores do mundo do gênero – garantindo a continuidade do fornecimento e economia de matéria-prima favorável. A cana-de-açúcar é uma matéria-prima fundamental para a produção de nossos ingredientes sustentáveis.
O Brasil ocupa o primeiro lugar na produção mundial de açúcar ; os custos operacionais são vantajosos em comparação com os EUA e a Europa. A planta de fermentação tem um design exclusivo com uma torre de processo duas vezes mais alta que a planta de Brotas anterior da empresa para aproveitar ao máximo a gravidade em seu processo de fermentação vertical. O local consiste em cinco “mini-fábricas” de fermentação capazes de produzir simultaneamente nossos mais de 13 produtos biofermentados atualmente em escala e futuros. O local possui amplo espaço e infraestrutura para futuras expansões.
Uma ‘lacuna futura’ entre oferta e demanda
“Na Amyris estamos assumindo o controle de nosso destino com a planta de Barra Bonita”, disse John Melo, presidente e CEO. “Os especialistas do setor estão vendo uma lacuna futura significativa entre oferta e demanda de produtos à base de fermentação. Traçamos um caminho estratégico há mais de uma década que, além de sermos os líderes reconhecidos na ciência da biotecnologia, investiríamos na capacidade e capacidade do processo de fermentação. Temos uma equipe altamente experiente que combina a arte e a ciência da fabricação em escala desde a bancada do laboratório até a torre de fermentação. Estamos muito orgulhosos da equipe que projetou e construiu nossa nova fábrica em tempo recorde e durante uma pandemia sem precedentes. Começamos a ativar os módulos de controle de processo e estamos testando os instrumentos e protocolos de automação para garantir que todos os sistemas e componentes estejam operando com eficiência e segurança. Estamos ansiosos para acelerar o processo de comissionamento, incluindo a conclusão da esterilidade, com o objetivo de operacionalizar a planta durante o segundo trimestre.”
A demanda do consumidor por produtos de base biológica é forte. Uma mudança está ocorrendo em vários mercados finais, incluindo alimentos e cuidados pessoais. Embora a biotecnologia tenha visto investimentos significativos nos últimos anos, a maior parte do financiamento foi aplicada na frente do funil: descoberta de genes, modelagem de vias genéticas e engenharia de micróbios. Pouco investimento foi visto a jusante no desenvolvimento do processo de fermentação , aumento de escala e fermentação em escala. A falta de experiência e capacidade de fermentação de precisão em escala e, portanto, a capacidade de fabricar com custo-benefício em escala é um impedimento ao impacto comercial da biotecnologia. A abordagem de capital leve do setor em relação à capacidade de fermentação não é um bom presságio para o sucesso futuro, diz a empresa.
Fonte: Happi 11.04.2022