Em volta aos cosméticos, Daniel de Jesus planeja criar ‘casa de marcas’
Empresário mantém conversas para novas aquisições, após compra da Eico
“Minha saída do mercado foi precoce”, diz, sem meias palavras, Daniel de Jesus, sobre a venda da Niely para a gigante L’Oréal em 2014. Cinco anos após vender sua companhia por quase R$ 1 bilhão, o empresário carioca fundou a Duty Cosméticos voltando ao setor com um sócio de peso: o fundo LTS, dos trio de brasileiros bilionários da 3G Capital.
Aos 63 anos, o empresário diz que sua nova empresa está se preparando para incomodar os rivais. Com faturamento estimado em cerca de R$ 300 milhões para este ano, a Duty Cosméticos começou pequena em 2019 e ganhou aporte do fundo LTS, que tem Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, da gigante 3G, entre os investidores, com 10% do capital da empresa.
Os planos da companhia são crescer nos próximos anos por meio de aquisições de rivais no país e de marcas no exterior. A meta inicial da companhia era atingir faturamento de R$ 1 bilhão já em 2024, mas a projeção foi revista por conta da pandemia e só deverá ser batida em 2026, diz o empresário.
No fim do ano passado, a Duty anunciou a sua primeira aquisição, com a compra de 55% da Eico para expandir sua atuação nas categorias de tratamentos de cabelo e coloração. A companhia está em conversas com empresas de dentro e fora do país para avançar no setor de cosméticos. “Nossa meta é criar uma casa com diversas marcas”, diz Jesus.
Dados levantados da Euromonitor mostram que o segmento de tratamento para cabelo (xampu e condicionadores, sobretudo) movimentou no ano passado R$ 23,2 bilhões, enquanto o de coloração outros R$ 4,7 bilhões. A L’Oréal e a Wella são, respectivamente, líder e vice, nesse segmento.
Ao voltar para o mesmo setor, Jesus afirma não ter a ambição de “comprar a L’Oréal”, mas vê uma oportunidade no Brasil muito grande para expandir seus negócios. A Duty tem entre as suas principais marcas a DaBelle (tratamento para cabelo) e a Duty Color para coloração, que atendem aos públicos das classes C e D. Com a compra da Eico, que tem uma linha semiprofissional, a companhia ampliou o alcance para a classe B.
Para ajudar na expansão de seu negócio, o empresário conta com Danielle, sua filha, de 36 anos. “Ela é o meu braço esquerdo e direito”, diz. A executiva estava em Nova York – ela tinha trabalhado na área de marketing da L’Oréal – quando foi convocada pelo pai para ajudá-lo a tocar o novo negócio.
“O setor de cosméticos sempre foi a grande paixão do meu pai. A gente viu na Duty uma oportunidade para crescer no mercado nacional, com uma nova pegada com produtos veganos e atuação forte no trade digital. Nós chegamos para dar uma animada nas gôndolas”, conta a executiva.
“Nós fundamos a Duty em 2019. Em janeiro de 2020, atraímos o capital da LTS, mas logo em seguida veio a pandemia, o que atrapalhou nossos planos de crescimento. Nesse período, mapeamos o mercado, ouvimos o consumidor e compramos o controle da Eico para acelerar a expansão”, conta o empresário.
O empresário conta que Lemann o incentivou a retomar ao setor quando o contrato de “non-compete” (não concorrência) com a L’Oréal fosse extinto. Com participação de 10% na Duty, o bilionário brasileiro não participa da gestão do negócio.“Fazemos reuniões mensais com os acionistas (minoritários) para discutir o negócio, mas eles não atuam no dia a dia da empresa.”
A companhia terceiriza totalmente sua produção – a Duty conta com uma fábrica de embalagens de frascos e tampas dos produtos.
Quando vendeu a Niely para a gigante L’Oréal, o empresário decidiu empreender em diversos negócios. Além de investir no setor imobiliário, como incorporadora, Daniel de Jesus tem uma participação minoritária na rede de educação Eleva e na companhia de fast-food Taco Bell e é investidor na gestora Crescera, que é dona da rede de hortifruti Oba e de hospitais.
“Quando você é jovem e quer fazer crescer o seu negócio, você quer ter o controle, ser o dono da empresa. Eu já não estou nessa fase. Eu quero que a Duty cresça, mas hoje eu entendo que é importante ter parcerias”, afirma o empresário.
Fonte: Valor 03. 06. 2022