L’Oréal investe na empresa de microalgas Microphyt
A L’Oréal continua se concentrando na química verde. O fundo de private equity L’Oréal Bold (Oportunidades de Negócios para o Desenvolvimento L’Oréal) anunciou. aquisição de uma participação minoritária na Microphyt, especialista francesa em biotecnologia. O montante da transação não foi especificado.
Fundada em 2007 e sediada em Baillargues (Hérault), a Microphyt desenvolveu um processo de baixo impacto de carbono para a produção de microalgas, organismos vegetais microscópicos utilizados em cosmética pelas suas propriedades ativas. Este processo patenteado, que utiliza estímulos naturais (luz, sal, nutrientes, variação de temperatura), permite a esta biotecnologia produzir as maiores variedades de microalgas do mundo em grande escala e de forma controlada.
Em 2019, a Microphyt angariou 28,5 milhões de euros do fundo SPI da Bpifrance e da Sofinnova Partners. O objetivo da empresa, que nos últimos 18 meses lançou três ingredientes ativos inovadores em cosmética, é acelerar o seu desenvolvimento.
“Esta operação está em plena consonância com a estratégia de investigação e inovação da L’Oréal no campo das ciências verdes, através de inúmeras parcerias estratégicas com start-ups inovadoras no sector da biotecnologia, na França e internacionalmente. Esta política proativa está no centro dos objetivos que a L’Oréal estabeleceu para 2030 como parte do seu programa de desenvolvimento sustentável, incluindo a meta de ter 95% dos seus ingredientes de origem biológica, derivados de minerais abundantes ou de processos circulares”, disse o grupo num comunicado.
A L’Oréal e Microphyt construirão uma plataforma tecnológica e reunirão recursos para desenvolver matérias-primas a partir de biomassa de microalgas. Esta fusão ocorre numa altura em que a L’Oréal formou várias parcerias nos últimos meses para reforçar o seu ecossistema nas ciências verdes da beleza, como a que foi assinada com o Singapore Centre for Environmental Life Sciences Engineering (SCELSE) e o Laboratoire de Chimie des Polymères Organiques de Bordeaux (LCPO).
No terceiro trimestre do seu exercício financeiro de 2022, o grupo L’Oréal viu as suas vendas aumentarem 19,7%, para 9,58 bilhões de euros.
Fonte: FashionNetwork 02.12.2022