L’Oréal investe na Digital Village como especialista de NFTs e do metaverso
No limiar de 2023, a gigante global da beleza L’Oréal anunciou o seu segundo investimento do ano. Um segundo toque, ainda muito ancorado na era digital.
De fato, alguns dias depois de ter adquirido uma participação na empresa coreana Prinker Korea, criadora de um dispositivo digital para tatuagens não permanentes, é desta vez na empresa americana Digital Village, especialista em NFTs e Metaverso, que a L’Oréal adquire uma participação minoritária. Estas duas operações são realizadas através do BOLD, o fundo de capital de risco do grupo.
O montante desta participação não foi divulgado, mas faz parte de uma rodada global de financiamento de 4 milhões de dólares, na qual participam também o British Fashion Council, o Venture Reality Fund, uma empresa de capital de risco do Vale do Silício especializada em tecnologia e realidade virtual, e o fundo Venrex. Note que em fevereiro de 2022, a Venrex e o British Fashion Council lançaram um fundo concebido para apoiar marcas de moda descritas como “não convencionais”, apoiando em particular a Digital Village.
Tanto uma plataforma de utilização de serviços no Metaverso como um mercado NFT para marcas, designers e comunidades, a Digital Village foi fundada em 2021 por Evelyn Mora. A empreendedora finlandesa, antiga consultora digital e de sustentabilidade das grandes marcas é também a fundadora do evento Helsinki Fashion Week.
“A L’Oréal continua a explorar o mundo da beleza na Web3, mantendo-se trabalhando com as start-ups mais promissoras, oferecendo as mais altas qualidades visuais e técnicas. Estamos encantados por estabelecer uma parceria com a Digital Village, cujas soluções serão poderosos catalisadores para as nossas marcas e cujos valores de sustentabilidade, acessibilidade e interoperabilidade no Metaverso ou Web3 partilhamos”, diz Camille Kroely, diretora geral da L’Oréal para Metaverso e Web3.
Embora em outubro de 2022, a L’Oréal se tenha associado à Meta para lançar um programa de aceleração de start-ups dedicado à criatividade no Metaverso e acolhido pela Station F, o investimento da Digital Village é o primeiro investimento de capital de risco do grupo de cosmética no Metaverso e na Web3. É também a primeira a ser feita no âmbito do BOLD Female Founders, uma iniciativa lançada em maio de 2022, e desenvolvida no âmbito do BOLD, que tem como objetivo apoiar as start-ups lideradas por mulheres.
De janeiro a setembro de 2022, o volume de negócios do grupo L’Oréal, proprietário da Lancôme, da La Roche-Posay e da licença de beleza Yves-Saint-Laurent, cresceu 20,5% para 27,94 bilhões de euros.
Fonte: FashionNetwork 16.01.2023