Novo sistema de gerenciamento garante ganho em produtividade na fabricação de peças plásticas, como tampas de perfumaria, por exemplo
Na vanguarda do mercado da beleza, o Grupo Boticário une ao seu modelo de negócio tecnologia e inovação, por meio da análise estratégica de dados, desde o desenvolvimento de produtos, passando pela indústria até a experiência do consumidor. Com a crescente demanda por soluções que aceleram a cadeia de abastecimento e materializando o conceito de indústria 4.0, a companhia adquiriu o sistema de gerenciamento operacional eMoldino, que beneficia os processos de fabricação, tornando a produtividade mais eficiente e eficaz em sua linha de moldes plásticos de embalagens.
Com o mesmo nome da fabricante sul-coreana que desenvolveu o dispositivo, o sistema eMoldino utiliza tecnologia sem fio, que envolve IoT e machine learning, e é instalada aos moldes responsáveis pela produção das peças plásticas das embalagens dos produtos do Grupo Boticário, permitindo o monitoramento em tempo real da produção pela equipe responsável por acompanhar a performance e desempenho. O funcionamento do sistema consiste na transmissão de dados cruciais para o servidor, com criptografia, contagem de batidas, tempo de ciclo, temperatura, pressão e localização. Em seguida, os dados armazenados são processados por meio do software original da empresa, fornecendo ao Grupo Boticário relatórios personalizados.
A tecnologia é utilizada no Grupo Boticário de forma estratégica, focada em melhorar a produtividade e eficiência a fim de atender os anseios e necessidades do consumidor. A cada 20 segundos um molde é produzido, sendo que a companhia possui cerca de 400 moldes próprios e exclusivos que passam por revezamento em escala de produtividade sob demanda. O eMoldino permite, então, o rastreamento da produtividade dos moldes possibilitando o envio de alertas de manutenção preventivas e até programar produtividade, conforme a sazonalidade
A solução eMoldino foi encontrada pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, que trouxe inovação, eficiência e customização para oferecer, no final do processo, sempre o melhor ao seu consumidor.