A pandemia da Covid-19 obrigou os grandes players do mercado a digitalizarem seus processos para manterem-se competitivos. Isso ocorreu em todos os segmentos, mas é possível destacar algumas marcas que estão na vanguarda dessa inovação e colhem resultados até hoje, mesmo após a retomada pós-pandemia.
É caso da Renner. A gigante do setor de vestuário, em seu balanço referente ao quarto trimestre de 2022, reportou que o lucro líquido mais do que dobrou, saltando dos R$ 633,1 milhões registrados em 2021 para R$ 1,291 bilhão no ano passado. “Isso se deve muito ao seu mindset inovador e focado em eficiência”, avalia Guilherme Bueno, gerente de vendas da Centricpara as Américas, citando outros exemplos, como Riachuelo, Malwee e C&A, que têm colhido frutos dessa transformação digital.
Guilherme Bueno, gerente de vendas da Centric
Bueno destaca um aspecto que essas empresas têm em comum: “Todas estavam familiarizadas com o conceito de PLM antes de 2020 e buscaram a tecnologia para acelerar seu tempo de chegada de lançamentos ao mercado em até 50% com o Centric PLM”. Sigla para Product Lifecycle Management, o PLM é um software que possibilita às marcas a utilização de uma única plataforma para gerenciar todas as fases de desenvolvimento de produtos, desde a concepção à especificação final para fabricação. Confira mais detalhes neste vídeo.
A proposta do PLM, segundo Bueno, é eliminar burocracias, unificar a plataforma de trabalho das equipes envolvidas no desenvolvimento de produto e alcançar várias vantagens competitivas:
• Redução de até 50% do time-to-market
• Aumento da produtividade do time em até 38%
• Redução dos custos em 23%
• Aumento das margens de lucro em até 21%
Cases de sucesso
No setor de cosméticos, grandes marcas como Nina Ricci, Sephora e Kiko Milano também já usam o Centric PLM. Bueno conta que a KIKO Milano, que realiza muitos lançamentos ao ano enfrentava dificuldades de gerenciar todos os dados relacionados ao desenvolvimento de novos produtos, especialmente porque não havia um processo estruturado para gerenciar os dados gerados por diferentes departamentos. Como seus produtos são usados em pessoas, há muitos testes de eficácia e segurança, demandas que costumam prolongar ainda mais o processo de desenvolvimento de produtos pelas marcas de cosméticos.
“O Centric PLM agora impulsiona o desenvolvimento de produtos na KIKO Milano e é um componente fundamental de sua transformação digital. Os dados são centralizados em um único repositório que é 100% exato e visível”, destaca Bueno, acrescentando que as equipes têm a gestão de marcos clara, facilitando o estabelecimento de cronogramas de projeto, o que permite lançar produtos de forma mais ágil e confiável. “Eles foram convencidos pela escalabilidade do Centric PLM, pela capacidade de fornecer informações precisas em tempo real para todos que precisam delas e pela integração com outros sistemas corporativos, como o ERP, para total visibilidade em toda a empresa”.
Menos tempo, mais eficiência
Entre os principais benefícios da adoção do Centric PLM pela indústria cosmética, Bueno cita a possibilidade de eliminar planilhas, e-mails e documentos dispersos, gerando economia de tempo, otimização de processos e aumento da eficiência do time em até 50%. Isso tudo porque o software permite gerir desde a criação de briefings de produtos, passando por formulações e avaliações de risco, solicitações aos fabricantes e fornecedores, até embalagens e artes.
“O PLM também permite mitigar erros, ao conectar laboratórios e equipes de controle de qualidade em um fluxo de trabalho único e em tempo real, garantindo a gestão de novos regulamentos, conformidade com requisitos de sustentabilidade e muito mais”, ressalta Bueno.
Transformação para 12,5 mil marcas
Com sede no Silicon Valley e escritórios nas principais capitais em todo o mundo, a Centric Software oferece transformação digital para mais de 12,5 mil marcas, não apenas focada nos requisitos de desenvolvimento de produtos para empresas. “Os Apps PLM móveis, líderes em vários setores, contribuem para manter as equipes conectadas sempre e onde quer que a inspiração, o desenvolvimento e a execução do produto ocorram”, diz o executivo.
Bueno enfatiza que a empresa também fornece soluções intuitivas, completamente baseadas na nuvem e com a abordagem “única versão da verdade” fácil de usar para planejamento e gestão em várias áreas, como abastecimento, calendário, materiais, qualidade, coleta e design, além de melhoria contínua da execução de varejo.
Conheça ao vivo o Centric PLM
Para saber mais sobre o PLM, solicite uma demonstração. “Em um mercado que se torna cada dia mais competitivo, como o brasileiro, seja por conta da inflação, das mudanças no comportamento do consumidor ou da concorrência com grandes fabricantes chineses, é primordial investir em novas tecnologias para adquirir maior vantagem competitiva”, finaliza Bueno.