Indústria de HPPC se destaca pela forte presença feminina
Seja em cargos de liderança, técnicos ou operacionais, a presença das mulheres no setor tem se tornado cada vez mais frequente, de acordo com Karla Brandão, diretora de Gestão e Comunicação da Abihpec
A presença feminina na indústria de bens de consumo tem se tornado cada vez mais frequente graças às transformações sofridas pela sociedade e às conquistas de direitos que hoje possibilitam às mulheres ocupar espaços no mercado de trabalho nas mais diversas posições.
Atualmente, é comum que grandes organizações tenham mulheres à frente, em cargos de liderança, técnicos ou operacionais – o que vem ocorrendo de forma ascendente no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. “Vemos uma presença feminina muito grande em todas as camadas e níveis hierárquicos das empresas do nosso setor”, disse Karla Brandão, diretora de Gestão e Comunicação da Abihpec, em entrevista ao Portal Tissue Online. “A própria Abihpec também tem em toda sua liderança a maioria de colaboradoras, em todas as camadas. Para nós, é bastante natural e orgânico olhar para a presença da mulher”, revelou a executiva.
Segundo a executiva, o setor é responsável por gerar cinco milhões e meio de oportunidades de trabalho, seja para pessoas que empreendem, que trabalham em indústrias, no varejo ou no canal de serviços de beleza. E, quando analisadas as vendas diretas, o percentual de mulheres que conquista a independência financeira trabalhando com produtos de HPPC é bastante alto.
Enquanto consumidoras, independentemente da classe social e do poder de compra, na maioria das famílias, são as mulheres quem tomam as decisões de compra. “Por isso, não tem como você pensar na indústria sem pensar nas mulheres”, comentou Brandão, destacando que o segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos é um dos setores que evoluíram de forma mais rápida no que diz respeito às questões de inclusão e equidade de gênero.
Por trabalhar com produtos que estão diretamente ligados ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas, apesar dos desafios, a indústria de HPPC aposta em um cenário otimista para este ano. “Acreditamos sempre na oportunidade de novos ciclos, novo ano, novos desafios. Acho que temos um caminho positivo para conseguir trabalhar enquanto setor, pois ele é essencial, a sociedade não pode viver sem”, concluiu a executiva.
Fonte: Tissue online 18.04.2023