Como a L’Oreal pode transformar a Aesop em uma marca bilionária
Empresa francesa fez a maior aquisição da sua história ao comprar a marca da Natura e agora espera dobrar a receita da nova empresa do grupo nos próximos anos
A L’Oréal fez sua maior aquisição da história ao adquirir a marca de beleza premium australiana Aēsop da Natura & Co no início deste mês. O acordo entre a empresa francesa e a brasileira, que ainda depende de aprovações regulatórias, foi de US$ 2,52 bilhões (R$ 12,7 bilhões), quase 23 vezes a avaliação de US$ 110 milhões (R$ 558) milhões quando a Natura aceitou uma participação majoritária em 2012.
Este foi um negócio diferente do padrão adotado pela L’Oreal nos últimos anos. Suas últimas aquisições foram de marcas menores para lançá-las internacionalmente e aumentar suas vendas. Foi assim com a empresa de cuidados para pele CeraVe, adquirida por US$ 1,3 bilhão (R$ 6,6 bilhões) em 2017.
A empresa apostou no marketing nas redes sociais e conseguiu que os produtos da CeraVe se tornassem virais no TikTok. O resultado foram estoques esgotados nos Estados Unidos nas principais varejistas, como Target e Walgreens. Em cinco anos desde a aquisição, a L’Oreal conseguiu aumentar as vendas da CeraVe em dez vezes , para uma receita superior a € 1 bilhão (R$ 5,56 bilhões).
Para a Aesop, a estratégia é a mesma, embora o custo tenha sido muito maior. “Nossa ambição é fazer a marca crescer, para que ela se junte ao nosso clube bilionário no futuro próximo. Isso significaria dobrar as vendas”, disse Cyril Chapuy, presidente da divisão de luxo da L’Oréal, ao The New York Times .
Fonte: Forbes 26.04.2023