Shiseido dobra lucro líquido no primeiro trimestre mas mantém projeções
A gigante japonesa de cosméticos Shiseido anunciou na sexta-feira (12 de maio) um forte aumento no lucro no primeiro trimestre, mas não elevou suas projeções anuais, em um cenário de crescimento de receita de apenas 2,6%.
Entre janeiro e março, o grupo viu assim o seu lucro líquido quase duplicar ao longo de um ano para 8,7 bilhões de ienes (59 milhões de euros), uma melhoria atribuída à melhoria das suas vendas e à “gestão ágil de custos”. O seu lucro operacional saltou 140% para 10,5 bilhões de ienes (71,2 milhões de euros) no mesmo período.
As vendas no trimestre aumentaram apenas 2,6%, para 240 bilhões de ienes (1,6 bilhão de euros), mas a Shiseido especificou em comunicado que, excluindo efeitos cambiais e transferências de atividades, estas aumentaram 7,7%. Apesar destes “sinais de melhoria” no primeiro trimestre, o grupo lembrou da “incerteza remanescente” devido à guerra na Ucrânia e ao aumento dos preços.
A Shiseido manteve assim inalteradas as suas previsões anuais: um lucro líquido de 28 bilhões de ienes (190 milhões de euros), o que representaria uma quebra de -18,1% ao longo de um ano, e vendas de 1 bilhão de ienes de ienes (6,8 bilhões de euros), uma quebra de 6,3% em relação a 2022.
Os principais contratempos para o grupo no primeiro trimestre vieram da China, seu segundo maior mercado depois do Japão, onde suas vendas caíram devido ao aumento das infecções por Covid-19 em janeiro, e do varejo de viagem devido a “ajustes de estoque” em lojas.
“Inversamente, registramos um crescimento sustentado no Japão”, disse a Shiseido, citando o lançamento de novos produtos para capitalizar a recuperação de sua indústria no país.
A suas vendas também aumentaram significativamente nas Américas, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia-Pacífico.
Fonte: Fashion Network 15.05.2023