Valmet compra área de negócios de papéis de higiene da Körber por 380 milhões de euros
Finlandesa informou que a estratégia é consolidar sua cadeia de valor e posicionar-se como o nome mais abrangente em termos de tecnologia de processos, automação e serviços em tissue
A finlandesa Valmet , líder global em tecnologias, automação e serviços para a indústria de papéis de higiene, comprou a área de negócios de tecidos do grupo alemão Körber por cerca de 380 milhões de euros.
Com a aquisição da empresa sediada em Hamburgo, informa a multinacional finlandesa, a estratégia é consolidar sua cadeia de valor e posicionar-se como o nome mais abrangente em termos de tecnologia de processos, automação e serviços em tecido.
A Körber Tissue é especializada em tecnologias e serviços de conversão e embalagem para esse mercado. A aquisição deve ser concluída em novembro, após a aprovação das autoridades de concorrência.
Em nota, a Valmet informa que vai financiar a operação com duas linhas de crédito, do Danske Bank A/S e Nordea Bank Abp, no valor conjunto de 400 milhões de euros e vencimentos em janeiro de 2028 e dois anos após a transação da aquisição.
A companhia estima sinergias da ordem de 8 milhões de euros até o fim de 2026. A área de tissue da Körber será integrada à linha de negócios de papel da multinacional finlandesa como unidade de negócios separados.
“A Valmet se beneficia da demanda crescente por produtos de base biológica globalmente. Com essa aquisição, fortalecemos os segmentos de tecnologia de processos e serviços”, diz em nota o presidente da companhia, Pasi Laine.
A área de tissue da Körber oferece tecnologias de processo e serviços para a conversão de bobinas de papel de higiene em produtos para uso doméstico e institucional. Com portfólio amplo, oferece linhas de produtos para rolos de papel, assim como para papel interfolhado, incluindo embalagens, serviços e soluções digitais.
“A Valmet tem profunda expertise no mercado, foco no cliente e vasta experiência na integração de competências adicionais”, observa o CEO da Körber Tissue, Oswaldo Cruz. Em 2022, as vendas líquidas dessa área de negócios totalizaram 305 milhões de euros, com margem operacional (Ebitda) ajustada de 12%. A companhia alemã emprega cerca de 1.170 funcionários na Itália, Brasil, Estados Unidos, China e Japão.
A Valmet, por sua vez, tinha ao final do 1º trimestre posição de caixa de 429 milhões de euros e dívida líquida de 345 milhões de euros.
Fonte: Valor 24.07.2023