Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisExplorando inovações: a vanguarda da tecnologia cosmética na FCE Cosmetique

Explorando inovações: a vanguarda da tecnologia cosmética na FCE Cosmetique

  • Written by:

Feira reuniu as mais recentes inovações em matérias-primas, embalagens, tecnologia, serviços e equipamentos

Por Estela Mendonça 

Além de os institutos de pesquisas preverem aumento acima da media global para o Brasil, um bom termômetro para medir até que ponto o mercado cosmético está aquecido no país é o interesse da indústria em ter acesso às mais recentes inovações.

João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil

Isso aconteceu na FCE Cosmetique, que mais uma vez bateu recorde de público. Realizada entre os dias 04 e 06 de junho, no São Paulo Expo São Paulo, simultaneamente com a FCE Pharma, recebeu 21.575 visitantes em 40 mil metros quadrados para conferir as novidades de cerca de 600 marcas expositoras.

“Já são 28 anos conectando pessoas, histórias, sonhos e elevando as indústrias farmacêutica e cosmética ao patamar que merecem estar. Unimos dois eventos em um só espaço e somos, sem sombra de dúvida, parte do calendário anual das maiores e mais importantes empresas do segmento”, comemorou João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil.

Profissionais de todo o Brasil e de outros países percorreram a feira para descobrir que há de novo em matérias-primas, embalagens, tecnologia, serviços e equipamentos.

O Portal Cosmetic Innovation, também marcou presença nesta edição, como expositor e parceiro de mídia da NürnbergMesse Brasil. “Também realizamos uma apurada curadoria para trazer aos nossos leitores as principais novidades do evento, especialmente focando em novos ingredientes cosméticos e sobre como aplicá-los seguindo às mais recentes tendências globais de beleza”, afirma Murilo Marques, sócio fundador da Innovation Business Media e editor chefe do portal Cosmetic Innovation.

Molécula multifuncional

A Symrise se destacou por levar inovação relevante ao evento, com o lançamento da molécula multifuncional Savelite® HB (INCI: Hydroxypropyl Benzoate).

Luciene Bastos, diretora técnica da Divisão de Ingredientes Cosméticos Latam da Symrise

“Trata-se de uma molécula que oferece amplo espectro de ação contra microrganismos (bactérias, fungos e leveduras), liquida, sem cor e odor, que atua em pH 3-7 e foi desenvolvida considerando o impacto no planeta”, descreveu Luciene Bastos, diretora técnica da Divisão de Ingredientes Cosméticos Latam da Symrise, que acrescentou que  Savelite® HB é rapidamente biodegradável, inspirada na química verde e usa 100% dos carbonos adicionados ao processo na molécula final.

Um dos aspectos mais importantes do lançamento é que, apesar de sua ação de preservação microbiológica, Savelite® HB não é listado como conservante pelos órgãos reguladores. “É uma molécula multifuncional que proporciona benefícios antioxidantes à formulação, melhora a estabilidade de emulsões por diminuir o tamanho da gotícula da fase oleosa e também agrega benefícios para a pele”, afirmou Luciene.

Testes clínicos de coneometria comprovaram que Savelite® HB aumenta em 36% a hidratação, além de respeitar o microbioma da pele, benefício verificado por sequenciamento gênico.

Silicone de base biológica

A Elkem, em parceria com a MCassab, apresentou suas mais recentes inovações, incluindo o MIRASIL™ N-DML 15, um silicone de desempenho de base biológica, e o PURESIL™ ESG 01, um emulsificante elastomérico de água em silicone com poder estabilizador. A empresa também destacou conceitos criativos de formulações.

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem

De acordo com Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem, o PURESIL™ ESG 01 é um elastômero de silicone multifuncional que melhora a textura, a experiência sensorial e a estabilidade de muitos produtos de cuidados pessoais. “Ele permite a criação de fórmulas leves e translúcidas com uma experiência refrescante de explosão de água”, afirmou.

Já o MIRASIL™ N-DML 15 é uma mistura de goma de dimeticonol de alto peso molecular em um transportador de base biológica, que fornece uma gama de benefícios funcionais, como aprimoramento sensorial, condicionamento e controle de frizz para uma ampla gama de aplicações de cuidados pessoais. “O seu conteúdo altamente renovável o torna ideal para criar produtos sustentáveis ​​sem comprometer o desempenho”, recomendou Fróes.

A empresa também destacou vários outros produtos inovadores, como a premiada série PURESIL ORG, de design ecológico, e a versátil série de alquil silicone. “Esses produtos e nossa experiência podem ajudar os clientes a criar produtos de cuidados pessoais sustentáveis ​​e de alto desempenho”, assegurou o Fróes.

Inovação contra olheiras e bolsas

A Gattefossé, fabricante francesa de matérias-primas cosméticas e farmacêuticas, marcou presença na FCE Cosmetique no estande de seu distribuidor Grupo MCassab, destacando  seu novo bioativo lançado durante a in-cosmetics global em Paris: Eyeglorius™, ativo lipossolúvel que trata os sinais de fadiga na área dos olhos.

Luciana Ferra, gerente técnica Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé

“Eyeglorius™ oferece ao mercado de cosméticos uma solução versátil, capaz de tratar olheiras e bolsas, de uma só vez. Atua especificamente na microcirculação e na permeabilidade vascular excessiva induzida pela inflamação”, ressaltou Luciana Ferra, gerente técnica Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé, acrescentando que ele evita o extravasamento de líquidos na região subocular e o aparecimento de olheiras e bolsas. Os efeitos foram comprovados nos testes clínicos realizados com Eyeglorius™ a 2%.

O novo bioativo é certificado COSMOS, 100% derivado natural e obtido a partir do upcycling das folhas de Hippophae rhamnoides, por meio de extração com CO2 supercrítico, processo que, segundo Luciana, maximiza o teor de seus ácidos triterpênicos. Por ser resistente ao aquecimento, Eyeglorius™ permite uma ampla gama de aplicações em skincare e maquiagem, como emulsões, bálsamos, sticks, entre outros.

Além de insights e tendências que estão em alta nas redes, a Gattefossé também apresentou seu kit de texturas disruptivas Inspiration 2024. “A coleção conta com sete formulações inovadoras para instigar a criatividade de nossos clientes”, afirmou Luciana.

Multifuncionais e minimalistas

A Sarfam levou o conceito de produtos multifuncionais, com atenção especial para cada aplicação e foco em fórmulas minimalistas, funcionais e sem gênero. “Nossa ênfase está na inteligência dos mecanismos de ação dos ativos, o que podemos chamar de inteligência biológica”, destacou Ana Carolina Albertini, gerente de P&D e R&D da empresa.

Ana Carolina Albertini, gerente de P&D e R&D da Sarfam

Ana Carolina lembrou que atualmente muito se fala sobre os benefícios da Inteligência Artificial e como ela facilita o dia a dia. “No universo dos cosméticos, podemos demonstrar esse diferencial também em nossas matérias-primas, com protótipos contendo ativos inteligentes, multifuncionais e com eficácia comprovada”, observou, explicando que um ativo de inteligência biológica é aquele que proporciona benefícios de acordo com a região aplicada e a necessidade fisiológica para cuidados pessoais.

Entre os ativos relacionados a esses conceitos e que estão em alta no mercado cosmético, a executiva da Sarfam citou do portfólio o poder dos ácidos hialurônicos, os ingredientes biotecnológicos e sustentáveis, além dos que atuam no microbioma e na proteção e reparo da pele e do cabelo. “Nosso foco também está em desenvolver fórmulas de processo de fabricação a frio, o que está diretamente ligado à otimização de produção e sustentabilidade”.

Além de monitoramento interno das tendências e dos lançamentos internacionais, Ana Carolina, ressaltou que as formulações são desenvolvidas em parceria com clientes e fornecedores. “Atualmente conseguimos desenvolver fórmulas, utilizando em sua grande maioria ingredientes 100% Sarfam, abrangendo uma ampla variedade de matérias-primas com diferentes aplicações, incluindo ativos, modificadores de reologia e sensorial, conservantes e formadores de filme para pele e cabelo”, completou.

Emoliente biomimético

Este ano, a Dinaco participou do Innovation Challenge com dois ingredientes de propostas bastante inovadoras, representados pela Dinaco no Brasil: o VAVS Gel, produzido pela EFPBiotek, e o SupremeHyal™ Relift, recém-lançado na in-cosmetics global pela representada TS-Biotech.

Gabriella Marian, gerente de Negócios Personal Care da Dinaco

O VAVS Gel, de acordo com Gabriella Marian, gerente de Negócios Personal Care,  é um ingrediente extremamente versátil e multifuncional. Derivado da oliva por processo de upcycling, o ingrediente possui ação tixotrópica, suspensora e espessante de óleos, proporcionando texturas surpreendentes, incluindo produtos anidros, transparentes e géis “sprayáveis”.

“Com um toque extremamente macio e agradável, VAVS Gel também atua como modificador sensorial. Além disso, sua alta concentração de ácidos graxos insaponificáveis da oliva o torna um emoliente biomimético ideal para reforçar a barreira cutânea em formulações naturais e sustentáveis”, explicou Gabriella, destacando que o ingrediente é certificado COSMOS e com 100% de naturalidade, de acordo com a ISO 16128. “VAVS Gel é a escolha perfeita para formulações inovadoras e eco-friendly”.

Já o SupremeHyal™ Relift é um sistema inteligente de biolifting e tonificação composto por Ácido Hialurônico de espectro completo. Gabriella contou que ele é obtido por meio de biofermentação patenteada, utilizando recursos naturais de origem vegetal em seu processo. “Este ativo inovador é resultado da expertise da TS-Biotech em clean beauty. Com uma abordagem multifacetada, SupremeHyal™ Relift age não apenas com uma penetração eficiente, mas também proporciona uma sensação instantânea de lifting, reduz rugas finas e eleva a firmeza e elasticidade da pele, com eficácia comprovada”.

Estados emocionais em fragrâncias

A Vollmens celebrou 20 anos de história na FCE Cosmetique com criações olfativas inspiradas em estados emocionais. A nova coleção considera que a criatividade e o pensamento estratégico podem contribuir para a superação dos cenários de mudanças rápidas e imprevisíveis, de forma que pessoas e empresas construam resiliência, prudência e confiança, navegando com sucesso na transição da Era da Informação para a Era da Imaginação.

Tatiane Paixão, gestora de Comunicação e RIG da Vollmens

“Para aguçar os sentidos e convidar clientes e parceiros a cocriar esse futuro, a Vollmens abraçou o desafio de interpretar estes estados emocionais em criações exclusivas para perfumaria fina e aromatização de ambientes, refletindo nosso propósito de perfumar, inspirar e emocionar por meio de fragrâncias únicas”, salienta Tatiane Paixão, gestora de Comunicação e RIG da empresa. “Curiosamente, a resiliência, a prudência e a confiança destacadas na tendência Felicitá – Imaginação Estratégica – também ajudaram a Vollmens a escrever sua história de sucesso”, complementa.

A casa de fragrâncias, reconhecida por suas premiações e respeito às peculiaridades regionais, se dedica há 20 anos à arte perfumística, tecnologia e inovação. Além de suas conquistas, a Vollmens também celebra seus próximos passos rumo à internacionalização e ao avanço sustentável.

Certificada ISO 9001 desde 2008, a Vollmens iniciou em 2023 sua jornada de alinhamento à Agenda 2030. E, neste ano, se organiza para trabalhar em conformidade com as normas ISO 14001 e ISO 45001, preparando-se para um modelo de Sistema de Gestão Integrado, assinatura do Pacto Global da ONU e Certificação B.

Tendência Mindglow

A Barentz mergulhou fundo para desvendar e apresentar a tendência Mindglow, que enfatiza a conexão entre a mente, pele e cabelo, em que o bem-estar mental e o físico são considerados conjuntamente para melhorar a saúde e a aparência. “Esta tendência está crescendo em popularidade devido a um aumento global do estresse e da ansiedade, bem como preocupações com a economia e as mudanças climáticas”, observou Ana Lúcia Freire, coordenadora de novos negócios e inovação da Barentz.

Ana Lúcia Freire, coordenadora de novos negócios e inovação da Barentz

Ana Lúcia explicou que os consumidores estão buscando métodos de autocuidado mais evoluídos, que incluam técnicas de alívio do estresse, práticas de cura, suplementos direcionados e uma rotina diária revisada para elevar as rotinas de beleza. Por isso, a Barentz no Brasil apresentou diversas soluções para todos os segmentos que promovem o desenvolvimento de produtos MindGlow.

Para o mercado de coloração e tratamento capilar, levou inovações em texturas e ativos através dos tensoativos da sua parceira Stepan, polímeros multifuncionais da SNF, corantes da Xinyu e o inovador ativo de tratamento definitivo de pontas duplas, Polycare Split Therapy, da parceira Syensqo.

A Barentz também destacou o neuroativo TiMood da parceira Mibelle com testes que comprovam a conexão cérebro-pele, o Natura-Tec Olive Squalane, esqualano derivado de olivas e obtido por processo sustentável, e o Capsol da parceira Sharon, emulsionante 100% natural, desenvolvido especialmente para o mercado de proteção solar e capaz de diminuir mais de 50% dos filtros UV utilizados na formulação. O ativo foi o vencedor por voto popular do Innovation Challenge.

A empresa apresentou, ainda, soluções faciais e corporais, incluindo emolientes, ativos, conservantes e polímeros modificadores de reologia e sensorial de suas parceiras. “Todos com o intuito de potencializar o bem-estar, relaxamento, beleza e saúde dos consumidores”, completou Ana Lúcia.

Celebração à diversidade

A Embacaps anunciou o lançamento de “Seres”, um movimento que celebra as sensações e a autenticidade que compõem a essência humana. “Com ele, a empresa reforça seu compromisso com a diversidade, inclusão e empoderamento, buscando promover uma mudança cultural significativa dentro da indústria de cosméticos”, explicou Mariana Dallegrave, gerente de laboratório.

Mariana Dallegrave, gerente de laboratório da Embacaps

Para traduzir em produtos o movimento “Seres”, a Embacaps apresentou protótipos que dialogam com o conceito, além de incentivar e promover uma mudança cultural que valoriza a individualidade de cada ser humano e fortalece suas conexões. Entre os protótipos desenvolvidos, Mariana destacou o protetor solar FPS 40 Invisível, que possui textura de gel aveludada, cobertura invisível e macia, sendo indicado para todos os tons e tipos de pele, além de uma dupla de balms de tratamento facial, formulados para períodos específicos do ciclo da mulher.

“A Embacaps busca entender as dores e as necessidades individuais para criar soluções que respeitem todas as cores, texturas, ciclos e sentidos”, afirmou Mariana, ressaltando que este é um passo importante para uma indústria de cosméticos mais consciente e responsiva às verdadeiras necessidades das pessoas.

“Com quase quatro décadas de experiência no mercado brasileiro, a Embacaps tem um propósito claro e conectado diretamente com os valores corporativos que promovem excelência, transparência, flexibilidade, inovação e atendimento próximo ao cliente”, assegurou Mariana.

The Beauty Vibes

A Brenntag apresentou sua nova coleção de protótipos “The Beauty Vibes”, composta por cinco produtos, que demonstram que diferentes vibrações podem ser despertadas através dos aspectos sensoriais de cada item. São eles; Zen, creme esfoliante; Simples, protetor solar FPS 60; Luxuoso, soro capilar e facial; Poderoso, brilho labial, e Confiante, spray de cabelo.

A empresa também explorou o papel crucial que os cosméticos desempenham como ferramentas que realçam a beleza interior. “Seja encontrando tranquilidade, apreciando a simplicidade, mergulhando no luxo, sentindo o poder interior ou exalando confiança, cada vibração contribui para a riqueza da experiência da beleza”, explicou Patrícia Santiago, gerente de marketing Beauty & Care Latam.

Patrícia Santiago, gerente de marketing Beauty & Care Latam da Brenntag

Patrícia destacou que foi com essa vibe que a Brenntag trabalhou diferentes matérias-primas dos Indorama, Wacker, Pilot, Lanxess, Bionest, Cerdia e Kraton (Ellamera), entre outros, possibilitando que emolientes, filtros solares, surfactantes, modificadores reológicos, silicones e conservantes entregassem texturas que nos remetem a sensações que trabalham mente e corpo.

“Demonstramos que a tecnologia dos filtros solares e ceramidas da Bionest permitem a criação de formulações simples e eficazes, que linha Ellamera possibilita espessarmos óleos criando sensoriais diferenciados e experiências únicas em gloss labial e óleos de massagem e que os esfoliantes da Cerdia trazem uma exfoliação de diferentes intensidades com a segurança das esferas uniformes de forma sustentável”, ressaltou Patrícia, acrescentando que as que As diferentes tecnologias de silicones da Wacker proporcionam formulações luxuosas sem complexidade de processo e que os emolientes e espessantes da Indorama e Pilot completam esta experiência sensorial de forma segura e suave.

“Queremos com este conceito demostrar a nossos clientes que conectamos produtos, conhecimento e inovação a fim de construir com nossos parceiros um futuro mais sustentável cuidando das pessoas”, completou a executiva da Brenntag.

Novas formulações

O Grupo MCassab marcou presença na FCE Cosmetique com o lançamento de novas formulações para pele, cabelo e maquiagem, desenvolvidas com tecnologias avançadas e ingredientes de alta performance.

Entre protótipos com propostas inovadoras, Andrea Adams, gerente de Desenvolvimento de Negócios Home e Personal Care, destacou o Quero + Brilho Capilar, que oferece uma solução completa para cabelos sem frizz, com um toque sedoso e muito brilho. O resultado foi possível com a aplicação de dois ingredientes da parceira Elkem: o Puresil™ ORG 03, de design ecológico, aliado ao brilho intenso proporcionado pelo Mirasil™ Bright, além do brilho visual com pontos de luz garantidos pela Sumicos™ Silver Flash da Sudarshan. “Este avanço tecnológico não apenas transforma a aparência dos cabelos, mas também redefine os padrões de tratamento capilar, proporcionando resultados visíveis e duradouros”.

Andrea Adams, gerente de Desenvolvimento de Negócios Home e Personal Care do Grupo MCassab

Em maquiagem, o destaque foi o protótipo Minha Cor, que combina pigmentos de alta performance. MiyoNAT ISA da Miyoshi e as tecnologias de estabilização Puresil™ Balance e Mirasil™ C-DMP da Elkem, além de ser enriquecido com o Puresil™ BSG-5041. “Vibrante e duradoura, a cor se mantém tão fresca e radiante quanto no momento da aplicação, resistindo ao desbotamento e ao passar das horas. A textura suave é um detalhe à parte”, afirmou Andrea.

Já para a rotina de Skin Care, o grande lançamento foi o Balm Eyeglorius™, que conta com ativo da Gattefossé que trata os sinais de fadiga na área dos olhos. “Com o Balm Eyeglorius™, a hiperpigmentação sob os olhos é regulada, as olheiras atenuadas, o inchaço reduzido e os sinais de fadiga visivelmente limitados”, explicou Andrea.

Outros dois protótipos complementam os destaques: a Mousse de Limpeza Antiacne, espuma suave ideal para peles sensíveis, com tensoativo da Indorama Ventures, e o SensiSol FPS 50, protetor solar enriquecido com as matérias-primas Emulium® Dermolea MB da Gattefossé e Surfonic® BIO 6000 da Indorama Ventures. “Com uma fórmula especialmente desenvolvida para atender às necessidades das peles mais sensíveis, nosso protetor solar não só acalma, mas também preserva a saúde e a beleza da sua pele contra os raios nocivos”, finalizou Andrea.

Glass hair

O Crodamol™ GTS é a mais nova solução em hair care da Croda para atingir alto desempenho de brilho e suavidade para um efeito glass. Trata-se de um emoliente de origem 100% natural, biodegradável e PPG/PEG-free que entrega performance, sem comprometer sustentabilidade.

Renata Piva, coordenadora de marketing para hair care na Croda, explicou que a demanda de mercado que impulsionou seu desenvolvimento foi a tendência da glass hair, estabelecida na Ásia e que ganhando força e interesse em outras regiões, como Europa, Latam e América do Norte. “O número de lançamentos a nível global com o claim de glass hair cresceu 46,5% em 2023 e se refere a cabelos super suaves e brilhantes, quase ao ponto de serem reflexivos como o vidro, e que passam uma aparência inquestionável de cabelo saudável”.

Vencedor do Innovation Challenge

A dsm-firmenich venceu o prêmio de melhor ingrediente no Innovation Challenge com o  Eterwell Youth,  um ativo senolítico que atua de forma seletiva na remoção das células dermodestrutivas senescentes, que se acumulam na pele com o passar do tempo. “Com isso, recupera os processos naturais de renovação da pele, aumentando expressivamente a presença de células saudáveis para uma pele mais saudável e rejuvenescida”, ressaltou Joatan Souza, gerente de marketing de Pesonal Care.

“Nós estamos muito contentes com esse prêmio, é uma grande recompensa para o trabalho que tivemos durante o desenvolvimento. O Eterwell é um ativo que age direto nas células, dando espaço para que as células boas trabalhem, trazendo uma melhora da pele, das rugas e saúde, além de uma aparência melhor”, complementou Juliana Flor, gerente técnica da DSM Firmenich. O ativo é 100% natural e orgânico, produzido de forma sustentável.

Seda biomimética

A Givaudan Active Beauty decodificou a composição molecular da seda e criou o Silk-iCare™, uma nova seda biotecnológica vegana que oferece benefícios funcionais e biológicos para a pele. A inovação garantiu o segundo lugar no Innovation Challenge.  “Além de formar uma película leve e respirável sobre a pele, que protege das agressões como poluição, o ativo interage com as proteínas para estimular o reparo e a cicatrização, reduzindo a irritação e a inflamação”, explicou Karine Lages, gerente de marketing da Givaudan.

Retinol vegetal

O BakuLipid®, uma combinação  de retinol de origem vegetal alternativo ao bakuchiol e fosfolipídios insaturados para aumentar a penetração na pele, desenvolvido pela  Lipoid, conquistou o terceiro lugar na competição Innovation Challenge. “Sabíamos que tinham ótimos produtos inovadores também concorrendo. E para a gente é um orgulho enorme ter sido qualificado entre os três melhores”, disse Paulo Hennies, gerente de negócios da Lipid Ingredientes, distribuidora da Lipoid.

Estímulo à oxitocina

O destaque da Ashland foi o bioativo natural caressense™ biofuncional,  um extrato fitofermentado de flores de jasmim frescas e orgânicas, cultivadas de forma sustentável na Provença, inspirado em pesquisas sobre a conexão entre pele e emoções. Segundo Andrea Laginestra, gerente de marketing Latam da Ashland, caressense™ ativa os sensores de toque da pele e estimula a produção de oxitocina. “Esta ação se reflete na pele promovendo uma aparência mais luminosa e redução de linha finas, o que foi comprovado em testes in vivo”.

Colágeno vegano

A Evonik destacou no espaço Innovation Challange o Vecollage™ Fortify L, um colágeno recombinante tipo III 100% homólogo ao colágeno da pele humana, produzido através de processos de biofermentação com escalabilidade e reprodutibilidade em lote. Com o lançamento, a Evonik dá um passo à frente na geração de uma plataforma de colágeno sustentável e não-animal. Estudos in vitro, ex vivo e in vivo, demonstraram que o produto sustenta e reforça o colágeno da pele.

Mundo do vidro

Com o conceito “O Mundo do Vidro”, a Wheaton apresentou suas novidades, como a pintura efeito cristal, obtida com a aplicação de um verniz especial que permite a cristalização única em torno da pintura, e o refil Ecoglass 200ml,  20% menos massa vítrea que os frascos tradicionais.  A empresa também destacou as novas fitas de HotStamping e seis novas opções.  “Os visitantes podem aproveitar toda a expertise em produção de vidro, além de experiências e tecnologias, combinando os estímulos dos 5 sentidos. Tudo foi pensado para uma experiência única e inesquecível com o mundo do vidro Wheaton”, ressaltou o diretor comercial e de marketing, Ricardo Lopes.

Cápsulas repelentes

A S3nano, detentora da linha Nanoactive de ativos nanoestruturados, apresentou as cápsulas repelentes de insetos, que formam uma barreira protetora contra diversos tipos de insetos, conferindo proteção de longa duração, inclusive para bebês e gestantes, devido à liberação controlada do ativo. Segundo a empresa, com as novas cápsulas, é possível reduzir mais de 50% da concentração final do ativo, quando comparado a Icaridina convencional, mantendo a sua eficácia e proporcionando uma alternativa mais sustentável e segura.

Detoxificação cutânea

O Cynage, um ativo obtido de alcachofras sicilianas, padronizado em ácido clorogênico e derivados, foi destaque no portfólio da Galena. O ingrediente é capaz de aumentar a expressão de antioxidantes endógenos, através da via Nrf2, sendo indicado para a detoxificação cutânea, já que minimiza os danos induzidos por fatores ambientais, como a radiação solar, poluição, fotopoluição e toxinas. O ativo também reduz de modo eficiente os marcadores inflamatórios, proporcionando uma pele mais radiante, hidratada e com elasticidade preservada.

Tecnologia de bioadesão

Expondo no estande da Business France, a Skinosive, empresa francesa de biotecnologia dermocosmética, apresentou uma nova geração de filtros UV, baseada em uma tecnologia de bioadesão, que visa reduzir drasticamente os riscos de danos cutâneos causados pela exposição ao sol, garantindo  proteção duradoura sem risco potencial para a saúde.

Inspiração no Egito

A OAK Fragrances, buscando trazer uma contextualização para apresentar suas criações, levou o tema “Egito Antigo, a origem de uma história perfumada”.  “Há mais de 2 mil anos A.C uma alquimia surge, onde a fumaça perfumada se dissipou pela vastidão das areias do deserto, uma imensidão de cultura e expressão que exalam, o requinte, promove o luxo e a sedução. Uma experiência que transcende o tempo e une todas as culturas”, descreveu o perfumista Rafael Pataca. Cinco novas fragrâncias compõem a coleção: Cleopatra, Faraó, Rá Deus do Sol, Escaravelho e Tâmaras & Damasco.

Colágeno associado

A Gelita destacou novas aplicações dos peptídeos de colágeno Verisol, que comprovadamente estimulam o metabolismo do colágeno na pele, agindo de dentro para fora, aumentando a hidratação e retardando o aparecimento de rugas. “Para esse caminho beleza, uma forte tendência é a associação do Verisol com ácido hialurônico e antioxidantes em diferentes tipos de produtos”, observou Léia Tomaz Pipulini, diretora comercial, de marketing e vendas da Gelita.

Emulsionante secundário

No estande da Oxygen Química, Maressa Osbt, do time comercial destacou Monoestearato de Glicerila Megh 40, um emulsionante secundário O/A e A/O de origem vegetal, estabilizante, emoliente, opacificante.  “Indicado para cremes, loções e máscaras, ele  proporciona consistência perfeita e ainda é surfactante”.

Micellar Lifting

A linha Carrying da Nanoscoping, que reúne ingredientes ativos, bases e produtos de alta performance para a indústria cosmética, apresentou como destaque o Micellar Lifting, redutor de linhas de expressão e flacidez, promotor do efeito lifting da pele. De acordo com a empresa, ele possui micelas poliméricas DMAE de tamanho reduzido, que permite melhor penetração cutânea, além de proporcionar uma liberação gradual do ativo, prolongando seu efeito. O encapsulamento também reduz o odor desagradável e aumenta a estabilidade dos compostos.

Esmalte gel sem cabine

O grupo francês Fiabila, que atua exclusivamente na fabricação de produtos paras unhas, incluindo itens de cuidados, esmaltes e finalizadores. “Nosso grande destaque na feira é o esmalte em gel sem necessidade de uso da cabine, disse Flávia Interciso, gerente de marketing e vendas”, que também citou outros produtos inovadores da empresa, como a linha spa para unhas e o reparador para unhas em gel.

Linha gel para unhas

A Linha Gel foi a novidade lançada pela Inovação Cosméticos em unhas. De acordo com a coordenadora Priscila Fusussi, são oitos produtos que abrange desde a preparação com higienização, passado pelo primer 3 em 1, vários géis com várias funções, até chegar ao esmalte gel e o finalizador, que garante blindagem e brilho intenso. “Nossa linha cobre todas as etapas de  alongamento e esmaltação em gel”.

Pavilhão aerossol

O pavilhão aerossol, organizado pela Associação Brasileira de Aerossóis (ABAS), contou com a participação de 11 empresas. Uma das novidades foi o Bembio, considerado o primeiro biotranspirante à base de água no mundo, da Aeroflex. “A empresa tem uma patente mundial do Bembio, que é um antitranspirante a base de água sem nenhum derivado de petróleo, nenhum gás que provoca o efeito estufa”, ressaltou Sergio Leopoldo, diretor da Aeroflex.

A Brasilata, além da linha de aerossóis, apresentou suas tecnologias de impressão. “Com a tinta UV, conseguimos fazer uma verificação de segurança, se o produto é original ou não, e a impressão de QR Codes únicos permite validar e fazer a verificação de segurança para rastrear toda a cadeia”, disse Amanda Soares, gerente de marketing.

Geração de negócios e conhecimento

As dezenas de rodadas de negócios na FCE Cosmetique não apenas renderam novas conexões e parcerias, mas também contabilizaram mais de R$ 12,8 milhões de negócios gerados. Juntamente com as realizadas na FCE Pharma, esse volume superou os R$ 22,9 milhões.

Nadja Bento, diretora do núcleo Lifescience da NürnbergMesse

“Não só nas rodadas, mas a todo momento vemos pessoas conversando sobre parcerias, acordos, negociações. As feiras ocupam um espaço fundamental para a indústria que é de conectar quem produz com aqueles que são os melhores fornecedores”, avaliou Diego de Carvalho, vice-presidente da NürnbergMesse Brasil.

“Já são 28 anos, uma trajetória de sucesso da FCE Pharma e FCE Cosmetique, sempre com o mindset de inovação e surpresa. O desafio, agora, é ser ainda mais atraente o ano que vem”, diz Nadja Bento, diretora do núcleo Lifescience da NürnbergMesse Brasil, que também anunciou a data da próxima edição das duas feiras: 10 a 12 de junho de 2025, no São Paulo Expo novamente.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration by Acurax Wordpress Developers