A marca Avon está investindo em democratizar o acesso a fragrâncias internacionais como parte de suas estratégias para se conectar com o público jovem
Focando nas tendências de consumo da Geração Z, a Avon, reconhecida no setor de beleza, ampliou seu portfólio de perfumes para atrair essa nova geração. Recentemente, a empresa lançou LOV|U Connected, uma fragrância floral frutal que ressoa com as brasileiras, além de relançar a tradicional linha Far Away, que, além do preço acessível, agora possui uma nova identidade visual, refletindo seu compromisso com a modernidade e sofisticação das fragrâncias internacionais.
Esse movimento reflete o comportamento dos jovens nascidos entre os anos 1990 e 2010, que têm influenciado significativamente o mercado de beleza. Segundo um estudo da Statista, essa geração gasta em média US$ 2 mil (R$ 11 mil) anualmente em produtos de beleza.
Juliana Barros, diretora de Marketing da Avon Brasil, vê essa dinâmica como uma oportunidade para alavancar os negócios da marca e traçar novos caminhos para o setor de perfumaria nacional. “O Brasil tem uma paixão por fragrâncias e cosméticos, especialmente entre os jovens, que buscam novidades e inovação. Isso amplia as oportunidades para os fabricantes de perfumes, que precisam investir em qualidade e acessibilidade para todos os públicos”, afirma Juliana.
O Brasil se destaca como o segundo maior mercado de beleza do mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), atrás apenas dos Estados Unidos, com movimentações anuais de R$ 16 bilhões. A associação também aponta que 78% dos brasileiros utilizam algum tipo de fragrância.
Para acompanhar essa demanda crescente, a Avon possui um diversificado portfólio de perfumes, desenvolvidos em colaboração com renomados perfumistas das principais casas de fragrância do mundo. A marca Far Away, relançada recentemente no Brasil, tem mais de 25 anos de história e conquistou o público feminino elegante. “Somos uma referência no setor, oferecendo produtos que dialogam com tendências globais, mantendo uma herança que une tradição e inovação. Estamos iluminando um novo capítulo da perfumaria Avon, que busca oferecer experiências olfativas modernas, usando ingredientes reconhecidos internacionalmente, sempre de forma acessível, um valor essencial para a Avon”, conclui a executiva.
O papel das redes sociais na nova era do consumo
As redes sociais desempenham um papel crucial nesse movimento de consumo entre a Geração Z. Uma pesquisa recente da Adobe, intitulada “Using TikTok as a Search Engine”, revelou que 64% dos jovens utilizam o TikTok como uma ferramenta de busca. Entre os temas mais buscados estão dicas de moda (30%), dicas de beleza (29%), recomendações de produtos (25%) e novidades (25%).
“O TikTok é um exemplo claro de plataforma com grande potencial de viralização, permitindo uma conexão mais forte com o público jovem. Estamos atentos a todos os espaços onde essa geração se encontra, para oferecer uma conexão mais próxima que atenda suas necessidades, tanto na perfumaria quanto em outros segmentos de beleza”, finaliza Juliana.