Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosAcordo de cooperação visa desenvolver a produção de lúpulo no Brasil

Acordo de cooperação visa desenvolver a produção de lúpulo no Brasil

  • Written by:

Mais conhecida na fabricação de cervejas, também serve à indústria farmacêutica e de cosméticos

Um acordo de cooperação técnica visa desenvolver a produção de lúpulo no Brasil. A parceria está sendo desenvolvida pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), anunciou o Mapa, na segunda-feira (12/10), em nota.

O comunicado cita dados da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Abralupulo) para informar que o cultivo ainda é bem “tímido” no Brasil, o que coloca o país na condição de dependente de importações que, só no ano passado, somaram 3,6 mil toneladas.

O projeto envolve o diagnóstico da produção nacional, além da avaliação das cultivares utilizadas, situação legal dos produtores e trabalhos técnicos já realizados em relação à cultura. Inclui também iniciativas de incentivo e aumento da produção de acordo com o clima e as condições agrícolas existentes nas diversas regiões do país.

“O objetivo do projeto é desenvolver subsídios para o fortalecimento de uma cadeia produtiva para o lúpulo de forma sustentável no Brasil, de modo a promover a melhoria de renda ao produtor rural e, consequentemente, aos demais atores da cadeia produtiva”, afirma o consultor do Mapa/IICA, Stefano Kretzer, na nota do Ministério.

O lúpulo é bastante conhecido pelo seu uso na fabricação de cervejas. É o ingrediente responsável pelo aroma e pelo amargor da bebida. Mas a planta também tem utilização na indústria farmacêutica e de cosméticos.

“Temos acompanhado e incentivado esta cultura, que pode ser uma excelente fonte de renda para o pequeno produtor rural com o seu consequente desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que promove o fornecimento de insumos de qualidade e baixo custo às indústrias farmacêutica, de cosméticos e cervejeira”, destaca o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, na nota.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Globo Rural 12.10.2020

Comments are closed.

Parceiros 2020

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros